Parnaíba vai receber mutirão para emissão de Carteira de Identidade

 

O Governo do Estado, através da Secretaria de Segurança Pública, fará a partir desta sexta-feira (19/01), o mutirão “Identidade Solidária”, para emissão de primeira e segunda vias de Carteiras de Identidade na cidade de Parnaíba. O atendimento acontecerá no Complexo de Polícia Delegado Evaldo Dias de Farias, das 7h30 às 17h, na Rua Francisco Severiano, 1148 – São Francisco da Guarita.

O secretário Fábio Abreu informa que esta atividade já estava programada e será levada para outros municípios do Piauí até o final do ano. “É fundamental simplificar e democratizar o acesso da comunidade aos serviços públicos, facilitar a solução de problemas que afetam a vida das pessoas, como a obtenção de documentos”, disse o gestor. Segundo ele, uma equipe do Instituto de Identificação vai trabalhar em horário estendido na cidade pelos próximos 15 dias.

O secretário da Administração e Previdência, Franzé Silva, que definiu toda a estratégia do mutirão juntamente com a equipe da segurança, elogiou a iniciativa. “O governo tem que estar onde o povo está, de olho em suas necessidades e sempre em busca de resolutividade”, afirma. Segundo Franzé, ao detectar a existência deste gargalo em Parnaíba, com a formação de filas para obtenção da R.G, o Governo do Estado decidiu antecipar o mutirão que já estava previsto.” Essa sintonia com as necessidades da população é muito importante. Vamos agilizar o atendimento e facilitar a vida das pessoas possibilitando a emissão de identidade para quem precisa”, relatou.

Quem pode solicitar

– O solicitante deve ser o próprio interessado.

Documentos necessários

– 02 (duas) Fotografias originais iguais e de frente, no tamanho 3×4;

– Certidão de Nascimento original e uma (01) cópia simples (na falta da original poderá ser apresentada uma cópia autenticada) – Obrigatório para solteiros;

– Certidão de Casamento original e uma (01) cópia simples (na falta da original poderá ser apresentada uma cópia autenticada) – Obrigatório para casados

– CPF – Cadastro de Pessoas Físicas – É opcional, apenas se o interessado desejar que o número do CPF seja registrado no RG. Poderá ser apresentada declaração, extrato ou impresso emitido pela Receita Federal, desde que o CPF não esteja cancelado.

Validade

Lembramos que, embora a lei determine que o RG não tenha prazo de validade determinado no país, vários órgãos passaram a exigir data de emissão de até dez anos para combater fraudes.

Para fazer a “prova de vida” no INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), os aposentados precisam apresentar nos bancos o RG com até dez anos de emissão. Cartórios também passaram a exigir a documentação atualizada, assim como os aeroportos de países do Mercosul, que permitem ao turista brasileiro viajar sem o passaporte, só com o RG.

Aliás, para tirar ou renovar o passaporte, só com RG com até dez anos de emissão.

Se você está nessa situação, com o RG prestes a vencer ou já vencido, fique atento! Evite problemas ou correria de última hora para providenciar a segunda via de sua identificação.

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Fonte: http://www.pi.gov.br

 




 

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