OUTRAS NOTÍCIAS




 

30/11/2017

[GERAL] Professor Amaral, do Piauí, é finalista do Prêmio Veja-se

O professor Antonio Amaral está entre os finalistas do prêmio Veja-se, premiação da revista Veja que busca valorizar as histórias inspiradoras de cidadãos excepcionais que, muitas vezes longe dos holofotes, se destacaram, em 2017, como agentes de mudança na sociedade brasileira.

São três finalistas em cada categoria, escolhidos pela equipe de Veja com base em indicações feitas por especialistas de todas as regiões do Brasil. Os critérios para a seleção são o impacto social, o alcance e a originalidade de atuação dos candidatos.

As categorias são: Educação, Saúde, Diversidade, Políticas Públicas, Inovação e Cultura.

A votação popular, no site da revista, e um corpo de notáveis escolherão os vencedores, que serão revelados em cerimônia de premiação no dia 12 de dezembro, em São Paulo.

OBMEP

Em 2016, o Piauí obteve um resultado recorde na Obmep, conquistando 11 medalhas de ouro, 20 medalhas de prata e 64 de bronze, além de 567 menções honrosas. Deste quantitativo, os alunos da rede estadual conquistaram 42 medalhas, sendo 06 ouros, 13 pratas e 23 bronzes.

A Escola de Ensino Médio Augustinho Brandão acumula 131 medalhas na Olimpíada e teve mais de 70% dos formandos do ensino médio aprovados em universidades federais em 2016.

O resultado alcançado é fruto da parceria da escola com o professor Amaral. “Aqui na escola tudo que é feito é continuidade do que acontece em sala de aula. O trabalho do professor em sala e a preparação dos alunos para a Obmep se complementam. A escola trabalha no intuito de cada vez mais ter um ensino de qualidade. A preparação para a Obmep faz parte do calendário da escola. O professor Amaral planeja, conduz e executa e conta com apoio da escola em tudo”, afirmou Aurilene Vieira de Brito, diretora da escola Augustinho Brandão.

Clique aqui para votar no professor Amaral.

……….
Fonte: http://www.saude.pi.gov.br


[PIAUÍ] Estado terá Centro de Pesquisas em Doenças Tropicais, Negligenciadas e Emergentes

O Piauí contará com um Centro de Pesquisas em Doenças Tropicais, Negligenciadas e Emergentes, a proposta vem por meio de uma integração entre Secretaria de Estado da Saúde, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí (FAPEPI) e Universidade Federal do Piauí (UFPI). O projeto está na fase de conclusão.

O Centro será implantado em Teresina e trabalhará em integração com as Policlínicas que serão implantadas em Parnaíba, Picos, Floriano, Bom Jesus e Piripiri, além do Laboratório Central (LACEN) e Laboratório de Saúde Pública da UFPI/ CRMV. Vários pesquisadores da Universidade Federal do Piauí e do Instituto de Desenvolvimento do Sertão poderão executar suas pesquisas por meio desse projeto.

É um trabalho integrado de pesquisa, investigação científica com foco em resultados práticos voltados ao Sistema Único de Saúde para benefício da população, como explica o secretário de Estado da Saúde, Florentino Neto, que recebeu hoje (28) o presidente da FAPEPI, Francisco Guedes, e o professor de medicina da UFPI e idealizador do Centro, Carlos Henrique Nery, para tratar sobre o Centro de Pesquisas e Policlínicas.

Como explica o professor Nery, será aplicada a melhor ciência disponível no mundo para lidar com esses agravos. O trabalho contará com instituições públicas e privadas em uma ideia grandiosa de fazer o Piauí estar à frente de investigação nesta área do nosso país.

……….
Fonte: http://www.saude.pi.gov.br


29/11/2017

[GERAL] Pessoas que nunca tiveram dengue não devem tomar vacina da doença, diz Anvisa

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária divulgou nesta quarta-feira (29/11) que o laboratório Sanofi-Aventis, fabricante da vacina da dengue, apresentou informações que sugerem que pessoas que nunca tiveram contato com o vírus da dengue podem desenvolver formas mais graves da doença caso tomem a vacina. A vacina Dengvaxia foi aprovada no Brasil em 28 de dezembro de 2015 e não é oferecida pelo Programa Nacional de Imunizações.

A suspeita do laboratório, apresentada nesta semana,  ainda não é conclusiva, mas, diante do problema, a recomendação da Anvisa é que a vacina não seja tomada por pessoas que nunca tiveram dengue. Apesar de esclarecer que a vacina por si só não é capaz de desencadear um quadro grave da doença nem induzir ao aparecimento espontâneo da dengue – para isso, é preciso ser picado por um mosquito infectado -, existe a possibilidade de que pessoas soronegativas desenvolvam um quadro mais agudo de dengue caso sejam infectadas após terem recebido o medicamento.

A bula da vacina será atualizada enquanto a Anvisa avalia os dados completos dos estudos, que ainda serão apresentados pelo fabricante. A vacina da Sanofi, chamada Dengvaxia, é a única aprovada no Brasil. O produto é indicado para imunização contra os quatro subtipos do vírus. Para as pessoas que já tiveram dengue, a Anvisa avalia que o benefício do uso da vacina permanece favorável.

Por meio de um comunicado, a Anvisa esclareceu que “este risco não havia sido identificado nos estudos apresentados para o registro da vacina na população para a qual a vacina foi aprovada”. A agência informou que, antes do registro, os efeitos da imunização foram estudados em mais de 40 mil pessoas em todo o mundo, e que as pesquisas seguiram os padrões estabelecidos por guias internacionais da Organização Mundial da Saúde (OMS).

……….
Fonte: http://agenciabrasil.ebc.com.br


21/11/2017

[GERAL] MINISTÉRIO DA SAÚDE LANÇA CAMPANHA VOLTADA PARA A POPULAÇÃO NEGRA

Para marcar o Dia da Consciência Negra, o Ministério da Saúde, em parceria com o Ministério dos Direitos Humanos, lançou hoje (21/11) em Brasília uma nova campanha publicitária voltada para a população negra. Com o slogan “O SUS está de braços abertos para a saúde da população negra”, a iniciativa visa a garantir o atendimento ético a pessoas pretas e pardas.

A população negra representa 54% dos brasileiros e detém indicadores que demostram situações de vulnerabilidade no que diz respeito às doenças crônicas e infecciosas, tais como a anemia falciforme, o diabetes mellitus (tipo 3), a hipertensão arterial e a deficiência de glicose-6-fosfato desidrogenase.

De acordo com Boletim Epidemiológico do Ministério da Saúde, 29,7% da população de cor clara avaliam sua saúde entre muito ruim e regular. Quando se trata da população negra e parda, esse índice sobe para 37,8%.

Cinco mil profissionais de saúde serão treinados com cursos e capacitação para o atendimento primário em comunidades quilombolas. O objetivo é fomentar a campanha “O SUS está de braços abertos para a saúde da população negra” e a Política Nacional de Saúde Integral da População Negra.

Somente a partir deste ano foi instituída a obrigatoriedade da especificação do quesito cor/raça no preenchimento das fichas cadastrais para os usuários do SUS. Segundo o Ministério da Saúde, após a adequação dos sistemas, será possível construir um perfil epidemiológico por raça/cor no Brasil.

…………….
Fonte: http://agenciabrasil.ebc.com.br


[GERAL] NOVO MODELO DE CERTIDÃO DE NASCIMENTO PERMITE INCLUSÃO DE NOME DE PADRASTO

A partir de hoje (21/11), os cartórios de registro civil podem começar a adotar os novos modelos de certidões de nascimento, casamento e óbito definidos pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). As alterações visam a facilitar registros de paternidade e maternidade de filhos não biológicos e regulamentar o registro de crianças geradas por técnicas de reprodução assistida, entre outras medidas. Os cartórios têm prazo até 1º de janeiro de 2018 para se adaptar, data em que os novos formatos se tornam obrigatórios.

A principal novidade é a que permite a inclusão de nomes de pais socioafetivos na Certidão de Nascimento sem necessidade de recorrer ao Judiciário. Ou seja, para que um padrasto, madrasta ou novo companheiro de um dos pais da criança conste no documento como pai ou mãe, basta que o responsável legal por ela manifeste esse desejo no cartório. No caso de filhos a partir de 12 anos de idade, é necessário seu consentimento.

No campo filiação, haverá indicação dos nomes dos pais, que podem ser heterossexuais ou homossexuais, e os avós maternos e paternos serão substituídos pela nomenclatura ascendentes. A certidão poderá conter os nomes de até dois pais e duas mães em razão da dissolução de casamentos ou relacionamentos estáveis dos pais e a formação de um novo núcleo familiar. Do ponto de vista jurídico, não haverá diferença entre eles.

“Essa medida tem grande importância social, pois dá valor legal aos vínculos de amor e afeto criados ao longo da vida entre pais e mães socioafetivos e a criança”,  avalia Gustavo Fiscarelli, diretor regional da Grande São Paulo da Associação dos Notários e Registradores do Estado de São Paulo (Arpen-SP). Para ele, além de oficializar um relacionamento natural, a medida também assegura os direitos de ambas as partes no contexto da relação, como direitos a heranças e pensões. O filho socioafetivo passa a gozar dos mesmos direitos de um filho biológico ou adotivo.

Em relação à reprodução assistida, o registro das crianças também passa a poder ser feito diretamente no cartório quanto a gestação for resultado das técnicas de inseminação artificial, doação de gametas ou barriga de aluguel, além de casos post mortem – quando o genitor doador de material genético já tiver morrido.

A naturalidade da criança também tem novas regras. A partir de agora, a família pode registrar o filho tanto pela cidade onde nasceu, como ocorre hoje, como pelo local onde reside a família. “Essa medida aproxima a criança de suas raízes, do local onde seus ascendentes se instalaram e talvez onde ela vá viver”, diz o representante dos cartórios. “Muitas cidades que não têm maternidades simplesmente não têm cidadãos naturais.”

O número do Cadastro de Pessoa Física (CPF) também passa a constar obrigatoriamente dos documentos. A intenção é facilitar a vida dos cidadãos, que terão praticamente um documento universal. Além do CPF, a certidão terá espaço para incluir os números da carteira de habilitação, do passaporte e do documento de identidade, que serão introduzidos durante a vida da pessoa.

…………….
Fonte: http://agenciabrasil.ebc.com.br


17/11/2017

[PIAUÍ] 3.785 VAGAS EM CURSOS TÉCNICOS GRÁTIS NO IFPI

O Instituto Federal do Piauí (IFPI) está com inscrições abertas para 3.785 vagas em cursos técnicos. As oportunidades estão distribuídas em 20 campi: Angical, Campo Maior, Cocal, Corrente, Dirceu, Floriano, José de Freitas, Oeiras, Parnaíba, Paulistana, Pedro II, Picos, Pio IX, Piripiri, São João do Piauí, São Raimundo Nonato, Teresina Central, Teresina Zona Sul, Uruçuí e Valença.

Os cursos técnicos do Instituto Federal do Piauí são gratuitos e ofertados em três formas: integrada, para quem já concluiu ou esteja concluindo o Ensino Fundamental em 2017; concomitante, para quem vai cursar, em 2018, o Ensino Médio em outra instituição; e subsequente, para quem já concluiu ou está concluindo, em 2017, o Ensino Médio.

Para se inscrever, o candidato deve acessar, até 10 de dezembro, o endereço eletrônico www.ifpi.edu.br/classificatorio2018-1, preencher o formulário on-line e imprimir a Guia de Recolhimento da União (GRU), no valor de 30 reais, que deverá ser paga até o dia 11 de dezembro.

Os cursos técnicos ofertados são os das seguintes áreas: Administração, Informática, Agricultura, Meio Ambiente, Agropecuária, Edificações, Eletromecânica, Agroecologia, Agroindústria, Eletrotécnica, Mineração, Vestuário, Cozinha, Serviço de Restaurante e Bar, Contabilidade, Mecânica, Eletrônica, Refrigeração, Segurança do Trabalho, Logística, Análises Clínicas, Instrumento Musical (violão, teclado, trompete, trombone, saxofone e clarineta), Saneamento e Estradas.

Provas

As provas do Exame Classificatório serão aplicadas no domingo, 7 de janeiro de 2018, das 8h às 12h (horário local). A prova terá 60 questões objetivas: 30 de Língua Portuguesa e 30 de Matemática. O gabarito será divulgado no mesmo dia, à tarde, e o resultado final será divulgado no dia 25 de janeiro de 2018.

…….
Fonte: http://libra.ifpi.edu.br/


[LITORAL] CRISE LEVA CROCODILO BEACH A CANCELAR CARNAVAL 2018 EM LUÍS CORREIA

Um dos carnavais mais tradicionais do Piauí, Crocodilo Beach, terá sua edição cancelada em 2018. A informação foi divulgada no final da manhã desta sexta-feira (17) nas redes sociais da R. Comunicações, empresa responsável pela realização do evento.

O cancelamento do Crocodilo Beach pegou muita gente de surpresa. Em nota, a R. Comunicações alega que por conta da crise que o país vem enfrentando, o evento carnavalesco teve sua edição cancelada em 2018 e só voltará em 2019.

Essa é a primeira vez que o evento é adiado. A última edição do Crocodilo Beach foi realizada em fevereiro de 2017 e contou com diversas atrações nacionais, como Wesley Safadão, Márcia Fellipe, Mr. Catra, dentre outros.

Veja abaixo a nota:

……
Fonte e Foto: Crocodilo Beach / Facebook


16/11/2017

[GERAL] Polícia Federal vai usar biometria do eleitor para emitir passaporte

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e a Polícia Federal (PF) assinaram hoje (16) um convênio para troca de informações dos bancos de dados das duas instituições. Com a medida, a PF vai utilizar o cadastro biométrico de eleitores na emissão de passaportes. Dessa forma, o cidadão que fez a biometria nos postos eleitorais não precisará fazer novamente a leitura das digitais ao comparecer aos postos da PF para obter o documento. Os dados também serão usados nas investigações da corporação.

De acordo com o diretor-geral da PF, Fernando Segovia, o compartilhamento poderá reduzir o tempo de atendimento nos postos em até 60%. A data para início da comodidade não foi definida.

“O que a gente busca é facilitar a vida do cidadão brasileiro. Quando ele [o cidadão] já estiver na base de dados da Polícia Federal e estiver na base de dados do TSE, em qualquer processo de renovação de passaporte, ele vai reduzir esse tempo de atendimento em até 60%. Com isso, a gente espera que o cidadão não precise mais ficar fazendo colheita de impressões digitais”, disse Segovia.

Na avaliação do presidente do TSE, ministro Gilmar Mendes, a troca de informações também será usada para identificação de fraudes e falsificações nas eleições.

“Já temos algum trabalho no sentido de identificação desses casos de duplicidade ou de falsificação [de títulos]. A polícia nos tem ajudado na questão de prestação de contas e de identificação dos desvios, práticas que determinadas pessoas costumam desenvolver. Em suma, temos tido parceria bastante intensa e isso vai continuar”, disse Mendes.

A Justiça Eleitoral já identificou 46,43% do total de eleitores brasileiros por meio da biometria, o equivalente a 68 milhões de brasileiros. A expectativa é que 100% dos eleitores sejam cadastrados pelas digitais até 2022.

……….
Fonte: http://agenciabrasil.ebc.com.br/


08/11/2017

[GERAL] Prevenção: SBP lança guia sobre bullying

A Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) lançou nesta semana um guia sobre bullying, para que pais, adolescentes e professores possam enfrentar e prevenir essa prática, especialmente nas escolas. Segundo o presidente do Departamento Científico de Saúde Escolar da entidade, Joel Bressa da Cunha, a SBP tem uma preocupação ampla com todos os aspectos ligados à saúde das crianças e adolescentes.

O bullying compreende todas as atitudes agressivas, intencionais e repetidas, que ocorrem sem motivação evidente, adotadas por um ou mais estudantes contra um ou mais colegas, causando dor e angústia, e executadas dentro de uma relação  desigual de poder, tornando possível a intimidação da vítima.

No guia, Cunha explica que há uma série de informações, inclusive para identificar bem o bullying. “A gente caracteriza o bullying como a intenção de humilhar. Não é algo com a intenção de causar um dano muito grande. Mas, por ser mais leve na intenção, não quer dizer que não tenha consequências mais graves, tanto físicas quanto psicológicas”, disse.

O documento da SBP traz também orientações sobre atitudes a serem adotadas pelos diferentes atores. Por exemplo, no caso daquela criança ou adolescente que é alvo de bullying, a SBP recomenda que os pais observem a presença frequente de sinais de trauma, como ferimentos e hematomas, alterações repentinas de humor, apresentação de desculpas para não ir à escola, comportamento agressivo ou busca de novas amizades fora da escola.

Para Cunha, tanto o alvo quanto o autor do bullying têm que ser vistos com atenção especial, pois eles têm mais possibilidade de apresentar, ou de desenvolver no futuro, problemas ligados à saúde mental, como ansiedade, depressão e uso de drogas.

No caso da criança ou do adolescente que pratica atos de agressão contra os colegas, a SBP pede que os pais e responsáveis não ignorem a situação, busquem respostas para os motivos do comportamento e evitem o uso da violência para resolução do problema. “É importante evitar ações meramente punitivas, porque isso pode até reforçar algo que este estudante sente e dar motivo para uma agressividade maior”, explicou o pediatra.

De acordo com Cunha, os espectadores também são parte das estratégias de prevenção ao bullying. “É importante tornar visível a questão do bullying e incentivar todos a falar sobre isso e a conversar com os adultos para que a ação não aconteça. Se todos estiverem motivados e orientados a falar, pode não partir do alvo, mas daqueles espectadores”, afirmou.

Guia Prático de Atualização sobre Bullying está disponível na página da SBP.


31/10/2017

[PIAUÍ] Estado tem 2.991 focos de incêndio no mês de outubro

O Piauí vem registrando altos índices de focos de calor – também chamados de focos de incêndio – desde o início do semestre. Em setembro, por exemplo, foram contabilizados 3.422 focos. No mês de outubro, satélites do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) registraram 2.991 focos, principalmente nos municípios do sul do estado. Mesmo com essa diminuição, os números são bastante elevados e preocupam os gestores da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semar), que tem realizado campanhas de prevenção e combate aos incêndios florestais.

“Entre os dias 23 e 30 de outubro estivemos em campo com ações de fiscalização ambiental desenvolvidas em conjunto com o Batalhão de Policiamento Ambiental (BPA) da Polícia Militar. Realizamos várias etapas de fiscalização de combate à caça predatória que, na região dos cerrados, é uma das principais causas de aumento do número de incêndios florestais. As fiscalizações foram realizadas nos municípios de Bom Jesus, Uruçui, Currais, Sebastião Leal, Manoel Emídio e Floriano. Estas últimas não são pertencentes ao bioma cerrado, mas têm grande incidência de focos”, afirma o coordenador de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais da Semar, Carlos Eduardo da Silva.

“Damos prioridade aos municípios do sul do Piauí nestas ações porque é onde se concentram os maiores índices de focos de calor e são beneficiados com ações do Projeto de Redução do Desmatamento e das Queimadas no Piauí, o Procerrado. Está sendo executado com recursos provenientes do governo inglês, oriundos do Banco Mundial (Bird) e é coordenado pelo Ministério do Meio Ambiente e a Fundação Agente, entidade não-governamental e sem fins lucrativos, responsável pela administração financeira dos recursos de doação ao projeto”, explica Carlos Antônio Moura Fé, superintendente de Meio Ambiente da Semar e coordenador do projeto no Piauí, acrescentando que a Semar faz um monitoramento diário dos focos de calor no Piauí, auxiliando o Corpo de Bombeiros e Brigadistas em ações de combate a incêndios florestais.

Os dez municípios com maior incidência de focos de calor no mês de outubro são: Morro Cabeça no Tempo, com 194 focos; Uruçui, com 192: Manoel Emídio, que teve 117 ocorrências; Baixa Grande do Ribeiro, com 110 focos; Palmeirais, com 84; Gilbués teve 80 focos; Corrente contabilizou 78 focos; Santa Filomena teve 67 focos; Santo Inácio do Piauí e Sebastião Leal, com 62 focos cada um.

………
Fonte: http://www.pi.gov.br


27/10/2017

[PIAUÍ] Concurso para professor efetivo da Uespi contempla 26 áreas para todos os campi

A administração superior da Uespi lançou, na manhã desta sexta-feira (27), o edital do concurso público que selecionará 197 professores para o quadro permanente da instituição. Serão 26 áreas contempladas, em vagas para professor assistente, auxiliar e adjunto, com regime de trabalho de 20 e/ou 40 horas semanais. A remuneração pode chegar a até R$ 7.590,70.

O concurso era uma demanda muito desejada pela gestão atual, por conta da adequação do número de professores em cada curso ao que foi planejado pela própria Uespi, através do Plano de Desenvolvimento Institucional. “É uma conquista muito importante, no sentido de esse concurso contemplar todos os campi, de Corrente a Parnaíba, e todos os cursos da instituição, especialmente os que ainda tem dificuldade no número mínimo de efetivos. Por isso agradecemos ao governo do estado por mesmo nesse momento priorizar a educação”, comentou a reitora em exercício da Uespi, Bárbara Melo.

Assim como ela, o representante do governo e presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí (Fapepi), Francisco Guedes, também prestou agradecimentos ao governador Wellington Dias pelo lançamento do edital. “É uma decisão na contramão da História. Enquanto o país reduz investimentos, o Governo do Piauí toma a decisão de abrir o edital para contratar mais 197 professores da universidade. É um fato histórico que merece nossos aplausos e que vai melhorar a formação e qualificação dos nossos discentes da universidade. Nós da Fapepi nos sentimos honrados por sermos parceiros da Uespi”, afirma.

Já a pró-reitora de Ensino e Graduação da Uespi, Ailma do Nascimento, relembrou dos concursos anteriores realizados na instituição, e reafirmou a importância do novo certame. “Era agenda prioritária da administração. A Uespi lança esse edital tão esperado, com 197 vagas para professor permanente. Nós tivemos concurso assim em 94, 2003, 2006, 2011, e hoje em 2017, com vagas nas mais diversificadas áreas, nos 12 campi, com 182 vagas para o regime 40h e 15 vagas para 20h. Então, a universidade cumpre nesse dia tão festivo com o seu objetivo maior nessa gestão que é esse concurso”, finalizou.

A distribuição das vagas do concurso será realizada observando-se o anexo da Lei 6.979/2017, que estabelece o quantitativo de vagas por classe e regime de trabalho na UESPI. As inscrições terão início no dia 06/11 e vão até 07/12, e serão realizadas no site do Nucepe.

Confira o edital

………………..
Fonte: http://www.pi.gov.br


16/10/2017

[PIAUÍ] IFPI divulga edital para 3.785 vagas em cursos técnicos – 200 são para Parnaíba

O Instituto Federal do Piauí divulga edital com oferta de vagas para cursos técnicos na instituição. São 3.785 vagas distribuídas em 20 campi: Angical, Campo Maior, Cocal, Corrente, Dirceu, Floriano, José de Freitas, Oeiras, Parnaíba, Paulistana, Pedro II, Picos, Pio IX, Piripiri, São João do Piauí, São Raimundo Nonato, Teresina Central, Teresina Zona Sul, Uruçuí e Valença.

Os cursos técnicos do Instituto Federal do Piauí são gratuitos e ofertados em três formas: integrada, para quem já concluiu ou esteja concluindo o Ensino Fundamental em 2017; concomitante, para quem vai cursar, em 2018, o Ensino Médio em outra instituição; e subsequente, para quem já concluiu ou está concluindo, em 2017, o Ensino Médio.

Em relação ao edital do ano passado, o número de vagas, na capital e no interior do estado, foi ampliado em 287 vagas. Para Teresina, duas novidades desse novo edital são as ofertas de um novo curso, o de Logística, e do curso técnico em Segurança do Trabalho para alunos que optarem pela modalidade integrada.

“A cada oferta de vagas para cursos técnicos, estamos atendendo a um dos nossos grandes compromissos como instituição pública de ensino. Por isso, convido jovens e adultos a conhecerem nossa instituição, optarem por um dos nossos cursos e conseguirem a profissionalização e o crescimento pessoal”, destacou o reitor Paulo Henrique Gomes de Lima.

Os cursos técnicos ofertados são os das seguintes áreas: Administração, Informática, Agricultura, Meio Ambiente, Agropecuária, Edificações, Eletromecânica, Agroecologia, Agroindústria, Eletrotécnica, Mineração, Vestuário, Cozinha, Serviço de Restaurante e Bar, Contabilidade, Mecânica, Eletrônica, Refrigeração, Segurança do Trabalho, Logística, Análises Clínicas, Instrumento Musical (violão, teclado, trompete, trombone, saxofone e clarineta), Saneamento e Estradas.

INSCRIÇÕES

Para se inscrever, o candidato deve acessar o endereço eletrônico www.ifpi.edu.br/classificatorio2018-1, preencher o formulário on-line e imprimir a Guia de Recolhimento da União (GRU), no valor de 30 reais, que deverá ser paga nas agências e caixas eletrônicos do Banco do Brasil.

No período de 23 a 27 de outubro, os candidatos oriundos da rede pública podem solicitar a isenção do pagamento da taxa de inscrição. Para isso, é necessário preencher um requerimento de isenção da taxa de inscrição e um formulário socioeconômico, que estão disponíveis no edital. Em seguida, os candidatos precisam levar esses formulários e cópias de documentos pessoais ao Campus ao qual pretendem concorrer.

PROVAS

As provas do Exame Classificatório serão aplicadas no domingo, 7 de janeiro de 2018, das 8h às 12h (horário local). A prova terá 60 questões objetivas: 30 de Língua Portuguesa e 30 de Matemática. O gabarito será divulgado no mesmo dia, à tarde, e o resultado final será divulgado no dia 25 de janeiro de 2018.

Confira o edital.

……..
Fonte: http://libra.ifpi.edu.br/


04/10/2017

[PIAUÍ] Sefaz divulga ganhadores do 25º sorteio da Nota Piauiense

A Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz) divulgou, nesta quarta-feira (04/10), a lista dos ganhadores do 25º sorteio da Nota Piauiense.

O primeiro prêmio, de R$ 50 mil, saiu para o aposentado, de 64 anos, Raimundo Fortes de Cerqueira Filho, que mora no município de Guadalupe.

Clique aqui e veja a lista completa.


11/09/2017

[PIAUÍ]  Saúde alerta municípios para aumento de casos de chikungunya

Piauí registrou crescimento de 144,4% das notificações da doença.

O aumento alarmante de 144,4% no número de casos notificados de chikungunya no Piauí entre janeiro e agosto de 2017, em comparação ao mesmo período de 2016, levou a Secretaria de Estado da Saúde a reunir, nesta segunda-feira (11), os coordenadores regionais de saúde para avaliar o cenário e comunicar novas providências para controle das doenças causadas pelo Aedes aegypti.

Como medida a ser tomada de forma imediata, os coordenadores deverão se apropriar da real situação epidemiológica dos municípios de sua jurisdição, estimulando a notificação dos casos e identificando os municípios com maior incidência das doenças.

Outra medida é a manutenção de diálogo com os gestores municipais na busca de estancar o avanço da chikungunya, monitorar e dar apoio técnico às ações previstas no Plano Estadual de combate ao mosquito que são desenvolvidas pelos municípios. Os coordenadores devem, ainda, assegurar as supervisões mensais de campo com registro em relatório da situação encontrada.

O próximo passo da mobilização no combate ao Aedes é “a visita dos técnicos da Secretaria de Estado da Saúde, junto com membros do Ministério Público Estadual (MPE), do Conselho de Secretários Municipais de Saúde (Cosems) e da Associação Piauiense de Municípios (APPM) para potencializar as ações e conscientizar a população acerca da urgente mobilização de prevenção e combate”, disse Miriane Araújo, gerente de Vigilância em Saúde.

Bom Princípio, Cajueiro da Praia, Floriano, Francinópolis, Luiz Correia, Nazaré do Piauí, Oeiras, Parnaíba, Pedro II, Piripiri e São Raimundo Nonato são os 10 municípios que se encontram em situação crítica pelo número de casos registrados de chikungunya.

Para este semestre está prevista, no período de 23 a 27 de outubro, a realização da Semana Nacional de Mobilização contra o Aedes aegypti, envolvendo a participação dos órgãos estaduais da Saúde, Educação e Assistência Social.

………
Fonte: http://www.pi.gov.br


[GERAL] Governo retoma discussão e Previdência deve ser votada em outubro, diz ministro

O ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, disse hoje (11), em sua conta no Twitter, que as discussões sobre a reforma da Previdência foram retomadas, e a expectativa é que a proposta seja votada no Congresso Nacional em outubro.

“A nova lei de recuperação judicial é o próximo item da agenda da produtividade e deve ser debatido no Congresso já nas próximas semanas.”

Meirelles afirmou que, após a aprovação da reforma da Previdência, o governo “vai trabalhar na reforma tributária, com objetivo de simplificar o sistema”.

No último dia 9, o presidente Michel Temer reuniu-se com alguns ministros para debater a agenda econômica a ser implementada nos próximos meses. De acordo com o ministro da Fazenda, que foi um dos participantes da reunião, o governo decidiu retomar agora, “com toda ênfase”, a discussão em torno da proposta de reforma da Previdência Social para votação no Congresso Nacional.

……..
Fonte: http://agenciabrasil.ebc.com.br


31/08/2017

[GERAL] Petrobras aumenta preço da gasolina em 4,2% nas refinarias

A Petrobras vai aumentar o preço da gasolina em 4,2% nas refinarias de todo o país a partir de amanhã (1º/09), no maior reajuste desde a implantação da nova política de preços há dois meses. Ontem (30/08), ela já havia anunciado para hoje (31/08) um aumento de 0,5%.

As informações constam da página da Petrobras na Internet, onde é anunciado, ainda, um aumento de 0,8% para o óleo diesel também para o dia 1º. Ontem, a empresa havia divulgado para diesel uma majoração de 2,5% a partir de hoje (31/08).

Embora a Petrobras não fale sobre o assunto, a alta está diretamente ligada aos aumentos da cotação da gasolina em decorrência da tempestade Harvey, que vem devastando os estados do Texas e de Louisiana, nos Estados Unidos.

Com o aumento que passará a vigorar a partir de amanhã, o preço da gasolina acumula alta nos últimos quatro dias (20 de agosto a 1º de setembro) de 4,7% e o óleo diesel de 4,2%.

Nova política de preços começou em junho

A nova política de preços adotada pela Petrobras foi anunciada em 30 de junho. Naquela dia, a estatal informou que os reajustes teriam mais frequência e poderiam até ser diários, dependendo das oscilações do preço do produto no mercado externo.

Aprovadas pela diretoria executiva, as alterações objetivam dar maior autonomia para a área técnica de marketing e comercialização da estatal visando realizar ajustes nos preços, que podem mudar a qualquer momento, desde que os reajustes acumulados por produto estejam, na média Brasil, dentro de uma faixa determinada (-7% a +7%), respeitando a margem estabelecida pelo Gemp (Grupo Executivo de Mercado e Preços).

No entendimento da Petrobras, com a revisão anunciada, a nova política de preços permitiria maior aderência dos preços do mercado doméstico ao mercado internacional no curto prazo e possibilitaria competir de maneira mais ágil e eficiente, recuperando parte do mercado que a empresa vinha perdendo para os derivados importados.

…………….
Fonte: http://agenciabrasil.ebc.com.br


30/08/2017

[BRASIL] Piauí registra menor crescimento populacional do País

Com 0,22%, o Piauí registrou o menor crescimento populacional de 2016 para 2017 no país. Segundo estimativa divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), nesta quarta-feira (30/08), no Diário Oficial da União, o estado possui 3.219.257 habitantes.

Em 2016, a população do estado era estimada em 3.212.180 habitantes, 7.077 pessoas a mais que neste ano.  Em termos de população, o Piauí ocupa a 9ª posição entre os mais populosos estados brasileiros. Teresina é o município com o maior número populacional, com 850.198 habitantes.

Veja lista de habitantes de cada município:

Lista 01

Lista 02

Confira a população estimada por estado e a variação de 2016 para 2017:

– Roraima: 522.636 / 1,63%

– Amapá: 797.722 / 1,97%

– Acre: 829.619 habitantes / 1,58%

– Tocantins: 1.550.194 / 1,13%

– Rondônia: 1.805.788 / 1,04%

– Sergipe: 2.288.116 / 0,99%

– Mato Grosso do Sul: 2.713.147 / 1,15%

– Distrito Federal: 3.039.444 / 2,09%

– Piauí: 3.219.257 / 0,22%

– Mato Grosso: 3.344.544 / 1,18%

– Rio Grande do Norte: 3.507.003 /0,5%

– Alagoas: 3.375.823 / 0,5%

– Espírito Santo: 4.016.356 / 1,07%

– Paraíba: 4.025.558 / 0,65%

– Amazonas: 4.063.614 / 1,55%

– Goiás: 6.778.772 / 1,24%

– Maranhão: 7.000.229 /0,66%

– Santa Catarina: 7.001.161 / 1,31%

– Pará: 8.366.628 / 1,14%

– Ceará: 9.020.460 / 0,63%

– Pernambuco: 9.473.266 / 0,67%

– Paraná: 11.320.892 / 0,7%

– Rio Grande do Sul: 11.322.895 / 0,92%

– Bahia: 15.344.447 / 0,44%

– Rio de Janeiro: 16.718.956 / 0,32%

– Minas Gerais: 21.119.536 / 0,58%

………
Fonte: http://portalr10.com


28/07/2017

[PARNAÍBA] PRF apreende carga de madeira ilegal vinda do Pará

Na madrugada desta sexta-feira (28/07), a Polícia Rodoviária Federal apreendeu uma carga de 19 m³ de madeira serrada sem a devida documentação ambiental, ou seja, sem origem legal, em um veículo M.Benz/L 1620, placas JMO2120, vindo da cidade de Paragominas/PA.

O veículo, abordado no km 33 da BR 343, município de Parnaíba/PI, era conduzido pelo motorista de iniciais P. C. de F., 42 anos, e teria como destino final a cidade de Tabuleiro do Norte/CE.

Ao analisar os documentos referentes à carga, a equipe PRF constatou a ausência do documento ambiental (documento de origem florestal – DOF), comprovante da origem legal da madeira transportada.

Constatado crime tipificado no artigo 46 da Lei dos Crimes Ambientais (Lei 9.605/98), foram adotados os procedimentos legais cabíveis e a carga direcionada ao órgão ambiental IBAMA.

O combate aos crimes ambientais está dentre as atividades mais recorrentes da PRF que vê na defesa do meio ambiente uma forma de salvaguardar um dos direitos fundamentais do cidadão, o de viver em um meio ambiente ecologicamente equilibrado.

…….
Fonte: PRF


 

[GERAL] Bandeira tarifária nas contas de energia de agosto será vermelha

A bandeira tarifária a ser aplicada nas contas de energia elétrica em agosto será vermelha, patamar 1, com acréscimo de R$ 3 a cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos. Segundo a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), o fator que determinou o acionamento da bandeira vermelha foi o aumento do custo de geração de energia elétrica. Em julho, foi aplicada a tarifa amarela às contas.

Em nota, a Aneel justificou hoje (28) que, segundo o relatório do Programa Mensal de Operação do Operador Nacional do Sistema (ONS), o valor da usina térmica mais cara em operação, a Usina Termelétrica Bahia 1, é de R$ 513,51 megawatts-hora (MWh).

“Como o sinal para o consumo é vermelho, os consumidores devem intensificar o uso eficiente de energia elétrica e combater os desperdícios”, informou a agência.

Gastos extras

O sistema de bandeiras tarifárias foi criado em 2015 como forma de recompor os gastos extras com a utilização de energia de usinas termelétricas, que é mais cara do que a de hidrelétricas. A cor da bandeira é impressa na conta de luz (vermelha, amarela ou verde) e indica o custo da energia em função das condições de geração.

Quando chove menos, por exemplo, os reservatórios das hidrelétricas ficam mais vazios e é preciso acionar mais termelétricas para garantir o suprimento de energia no país. A bandeira vermelha, patamar 1, é acionada nos meses em que o valor do Custo Variável Unitário (CVU) da última usina a ser despachada for igual ou superior a R$ 422,56/MWh e inferior a R$ 610/MWh.

Segundo a Aneel, a bandeira tarifária não é um custo extra na conta de luz, mas uma forma diferente de apresentar um valor que já está na conta de energia, mas que geralmente passa despercebido.

………

Fonte: http://agenciabrasil.ebc.com.br


 

[PIAUÍ] Maior usina de energia fotovoltaica da América Latina está instalada no Piauí

O Piauí vem se destacando nos últimos anos na atração de empreendimentos voltados à geração de energia renovável, a exemplo das eólicas. Agora, o estado dá mais um importante passo nesse sentido, com a instalação do Parque Solar Nova Olinda, da Enel Green Power Brasil Participações Ltda. A usina está localizada no município de Ribeira do Piauí, a 377 quilômetros de Teresina, na microrregião do Alto Médio Canindé.

Na manhã desta sexta-feira (28/07), a Secretaria Estadual de Meio Ambiente do Piauí (SEMAR) fez a entrega das Licenças Ambientais de Operação para a usina fotovoltaica e da linha de transmissão de 500 KV da Nova Olinda – São João do Piauí/Ribeira do Piauí, para Alexandre Bittar, especialista ambiental da empresa.

“O Piauí tem o compromisso de buscar a cada dia, o desenvolvimento, com a geração de mais emprego e renda. A Semar fez um esforço para liberar em tempo recorde, em apenas três meses, as licenças de operação, tanto do parque como da linha de transmissão que interliga essa unidade de geração de energia à subestação de São João do Piauí. Entendemos que um empreendimento deste porte é de suma importância para alavancar o nosso desenvolvimento, além de nos colocar em posição de destaque entre os estados geradores de energia renovável. Este é o maior empreendimento de energia fotovoltaica da América latina”, afirma o superintendente de Meio Ambiente da Semar, Carlos Moura Fé.

A usina é composta pelos subparques 08, 09, 10, 11, 12, 13 e 14, que estão organizados em quatro Sociedades de Propósito Específicos (SPEs) para efeito de regulação: Enel Green Power Nova Olinda B Solar S.A; Enel Green Power Nova Olinda C Solar S.A; Enel Green Power Nova Olinda Sul Solar S.A e Enel Green Power Nova Olinda Norte Solar S.A. Cada SPE constituída é composta por um ou dois subparques do Complexo Solar Fotovoltaico Nova Olinda.

A instalação abrange uma área de 690 hectares, com capacidade instalada total de 290 MW e vai gerar aproximadamente 600 GWh por ano, o suficiente para atender às necessidades anuais de consumo de energia de cerca de 300 mil lares brasileiros, evitando a emissão de aproximadamente 350 mil toneladas de CO2 para a atmosfera.

A Enel ganhou o leilão da energia solar realizado em agosto de 2015. O investimento é da ordem de US$ 300 milhões. O Parque Solar Nova Olinda está em uma área com altos níveis de radiação solar e vai contribuir de forma significativa para atender a crescente demanda de energia do país.

……………
Fonte: http://www.pi.gov.br


 

[Piauí] Sasc orienta municípios sobre planos municipais de atendimento socioeducativo

No período de 24 a 28 de julho, a Secretaria de Estado da Assistência Social e Cidadania (Sasc), por meio da Unidade de Atendimento Socioeducativo e da Diretoria da Unidade de Gestão do Suas, realizou reuniões ampliadas com órgãos do Sistema de Garantia de Direitos da Criança e do Adolescente para orientar acerca da elaboração dos planos municipais de atendimento socioeducativo.

Em torno de debates e palestras, profissionais da Sasc levaram para os municípios de Parnaíba, Luis Correia, Buriti dos Lopes, Piracuruca e Campo Maior subsídios para a qualificação do atendimento socioeducativo e para o fortalecimento de sua relação com as demais políticas setoriais e com o sistema de justiça. A série de reuniões pelo Estado visa à consecução das medidas socioeducativas, responsabilização e proteção social de adolescentes em conflito com a lei no âmbito de cada município.

“Tivemos uma boa participação, com a presença de representantes das secretarias da Assistência, Educação,  Saúde,  Esporte, Segurança Pública, Conselho Tutelar e Conselho dos Direitos da Criança e do Adolescente.  Passamos as orientações para que sejam elaborados os planos municipais de atendimento e, a partir de agora, acompanharemos os resultados de elaborações”, declarou a assistente social da Sasc, Nayana Vilaça, que, junto com Verônica Lima, levou as orientações para os municípios.

……………
Fonte: http://www.pi.gov.br


 

[PIAUÍ] Secretário da Saúde recebe representantes do Mais Médicos no estado

O secretário de Estado da Saúde, Florentino Neto, reuniu-se hoje (28/07) com a comissão do Programa Mais Médicos no Piauí. O debate ocorreu entre os gestores da saúde, representantes do Ministério da Saúde, tutores do Programa, apoiadores e representantes do MEC. Foram abordadas questões relacionadas a investimentos na Atenção Básica do Estado e demandas detectadas pela Secretaria de Saúde nos municípios.

“Vemos a mudança quantitativa e qualitativa que o Programa Mais Médicos proporcionou nas Unidades Básicas de Saúde dos municípios do nosso Estado. A população que vive em lugares mais longínquos agora tem consciência do seu direito à qualidade do atendimento que merece, tendo todo o aporte de visitas domiciliares e construção do trabalho contínuo”, comentou Florentino Neto, comprometendo-se em atuar participativamente das reuniões e debates da comissão.

Uma das prioridades de investimento da Saúde é na universalidade e integralidade da assistência da atenção primária do Piauí, como garante o secretário Florentino Neto, levando inovações e melhorias para as Unidades Básicas de Saúde.

Na reunião a comissão entregou uma homenagem ao apoiador da Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde (OPAS/OMS) no Piauí, Bernardo. O momento simbólico foi um agradecimento ao médico, que retornará a Cuba em setembro, pelos três anos em que trabalhou para a melhoria da saúde pública do Estado.

……………
Fonte: http://www.saude.pi.gov.br


 

[PIAUÍ] Abertas inscrições para o XIV Salão de Arte Santeira do estado

A Secretaria Estadual de Cultura (Secult), por meio da Superintendência de Desenvolvimento do Artesanato Piauiense (Sudarpi), abre inscrições para artesãos que desejam participar do XIV Salão de Arte Santeira do Piauí. O Salão, que não é realizado desde 2008, está sendo retomado e vai acontecer de 16 a 29 de outubro no Teresina Shopping, como parte da programação pelo aniversário do Piauí.

As inscrições se estendem até o dia 4 de agosto e devem ser feitas na sede da Sudarpi, na Central de Artesanato Mestre Dezinho, no centro de Teresina, de segunda a sexta-feira, de 7h30 às 13h30. Os interessados devem apresentar cópias dos documentos pessoais (RG e CPF), além da carteira de artesão.

O salão envolve artesãos de todo o Estado, que irão concorrer em três categorias: entelha, escultura e pintura em tela. Serão premiados os três primeiros colocados em cada categoria. O primeiro lugar recebe o prêmio de R$ 5 mil, o segundo R$ 4 mil e o terceiro R$ 2 mil. Vale lembrar que cada artesão poderá concorrer com até duas peças, em cada categoria.

“A retomada do Salão era um desejo antigo entre os artesãos, que ganham a oportunidade de apresentarem peças inéditas e ainda incentivam a nova geração, já que o evento também é uma vitrine que revela grandes talentos”, diz o superintendente da Sudarpi, Jordão Costa.

……….
Fonte: http://www.cultura.pi.gov.br

 

27/07/2017

[NORDESTE] Agricultores do Nordeste podem renegociar dívidas contraídas até 2016

Agricultores do Nordeste com empréstimos para atividades rurais contratados entre 1º de janeiro de 2012 e 31 de dezembro de 2016 poderão renegociar seus débitos. O objetivo é minimizar os impactos na produção e renda de agricultores em regiões atingidas pela seca, segundo o Ministério da Integração Nacional. A medida consta da Resolução 4.591 do Conselho Monetário Nacional (CMN) publicada nesta semana no Diário Oficial da União.

Os interessados têm até 29 de dezembro deste ano para manifestar a intenção de renegociar seus débitos. Para isso, devem procurar a agência bancária onde o empréstimo foi contratado.

A medida estabelece prazo de pagamento até 2030, com a primeira parcela somente em 2021. Os encargos financeiros serão os mesmos da ocasião em que o contrato foi celebrado e os agricultores devem residir em municípios que tenham obtido reconhecimento federal de situação de emergência, seja em decorrência de seca ou estiagem.

Podem renegociar os débitos os agricultores na área de atuação da Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (Sudene), órgão vinculado ao Ministério. Mais de um milhão de operações de crédito realizadas pelo Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE) se enquadram nas condições, de acordo com a pasta.

Reações

Em nota, a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) defende que a possibilidade de renegociação seja estendida a toda área de abrangência da Sudene, independente da decretação de estado de emergência ou calamidade pública.

“A seca que atingiu estas regiões, considerada uma das piores nos últimos 100 anos, prejudicou a produção agropecuária e causou prejuízos sociais e econômicos incalculáveis. A CNA defende que a renegociação também inclua contratos feitos antes de 2012 e a retirada do dispositivo que proíbe a contratação de novas operações de investimento”, diz a Confederação.

Também em nota, o Banco do Nordeste ressaltou a importância da medida, uma vez que mais de 95% dos beneficiados com a resolução são agricultores familiares, mini ou pequenos produtores. Além disso, a entidade diz que mais de mil municípios decretaram estado de calamidade e emergência por conta de estiagem.

“A medida do CMN permitirá que os produtores regularizem seus financiamentos com os bancos e possam voltar a produzir, obter novos créditos e, principalmente, voltar a ter uma melhor condição de vida para si e suas famílias”, diz o diretor Financeiro e de Crédito do Banco do Nordeste, Romildo Carneiro Rolim, na nota.

Outros benefícios

A iniciativa é complementar à Lei 13.340, regulamentada no final do ano passado para permitir, com descontos, a quitação ou renegociação de dívidas rurais contraídas até dezembro de 2011, nas regiões Norte e Nordeste.

Segundo o Ministério da Integração Nacional, em toda a área de atuação da Sudene, mais de 70,4 mil produtores rurais já recorreram aos benefícios garantidos pela Lei 13.340, que oferece condições facilitadas para que produtores possam liquidar ou renegociar suas dívidas rurais.

……
Fonte: www.agenciabrasil.ebc.com.br


 

[GERAL] PIS começa a ser pago nesta quinta-feira para os nascidos em julho

A CAIXA inicia nesta quinta-feira (27) o pagamento do Abono Salarial (PIS – Programa de Integração Social) calendário 2017/2018, ano-base 2016 para os trabalhadores nascidos no mês de julho. Os valores variam de R$ 79 a R$ 937, conforme o tempo de trabalho durante o ano passado. Os titulares de conta individual na CAIXA com saldo acima de R$ 1,00 e movimentação receberam o crédito automático no dia 25 de julho.

Os pagamentos são realizados conforme o mês de nascimento do trabalhador, iniciando com os nascidos em julho. Os recursos ficam disponíveis até 29 de junho de 2018. A CAIXA disponibiliza R$ 15,7 bilhões para 22,1 milhões de beneficiários em todo o calendário. Para os nascidos em julho, estão disponíveis R$ 1,3 bilhão para 1,8 milhão de trabalhadores . O valor do benefício pode ser consultado no Aplicativo CAIXA Trabalhador, no site da CAIXA (www.caixa.gov.br/PIS) ou pelo Atendimento CAIXA ao Cidadão: 0800 726 0207.

Tem direito ao benefício o trabalhador inscrito no Programa de Integração Social (PIS) ou no Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (PASEP) há pelo menos cinco anos e que tenha trabalhado formalmente por pelo menos 30 dias em 2016 com remuneração mensal média de até dois salários mínimos. Também é necessário que os dados estejam corretamente informados pelo empregador na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS), ano-base 2016.

Quem possui o Cartão do Cidadão e senha cadastrada pode se dirigir a uma casa lotérica, a um ponto de atendimento CAIXA Aqui ou aos terminais de autoatendimento da CAIXA. Caso não tenha o Cartão do Cidadão e não tenha recebido automaticamente em conta CAIXA, o valor pode ser retirado em qualquer agência da CAIXA, apresentando o documento de identificação. O trabalhador com vínculo a empresa pública possui inscrição PASEP e recebe o pagamento pelo Banco do Brasil.

Reabertura do calendário 2016/2017

Os trabalhadores que não sacaram até o dia 30 de junho o Abono Salarial calendário 2016/2017, ano-base 2015, têm nova oportunidade de saque, também a partir desta quinta-feira (27) até 28 de dezembro. A prorrogação do período foi aprovada na Resolução nº 785 do CODEFAT, de 28 de junho de 2017. Mais de 21,5 milhões de brasileiros retiraram seus créditos, 93,57% do total, sendo R$ 13,8 bilhões pagos.

O Ministério do Trabalho disponibiliza uma ferramenta de consulta para o trabalhador saber se tem direito ao abono salarial ano base 2015 e ano base 2016. Basta acessar: http://verificasd.mtb.gov.br/abono/. Informações também podem ser obtidas pelo telefone 158 da Central de Atendimento Alô Trabalho do Ministério.

…….
Fonte: http://www20.caixa.gov.br


21/07/2017

[TERESINA] Mais de 200 vagas em cursos voltados para o turismo serão ofertadas pela Prefeitura

A Prefeitura de Teresina ofertará sete cursos voltados para a área do turismo, com um total de 210 vagas. As qualificações ocorrerão através de convênio entre a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Semdec) e a Fundação Wall Ferraz (FWF).

Serão três workshops na Qualidade do Atendimento ao Turista, Manipulação e Higienização de Alimentos, e Compras e Estoques; cada atividade com uma carga horária de 20 horas. Os quatro cursos são: Organização de Eventos (80h/a), Mensageiro em Meios de Hospedagem (60h/a), Camareira em Meio de Hospedagem (60 h/a), e Inglês Conversação aplicada ao Turismo (80 h/a).

De acordo com secretário da Semdec, Aluísio Sampaio, as atividades acontecerão nos turnos manhã e tarde e cada uma delas terá 30 vagas.

“Dividimos as atividades entre cursos e workshops para facilitar aos interessados, que muitas vezes possuem outras atividades. São 30 vagas para cada uma delas, tendo como opção os turnos da manhã e tarde. É uma iniciativa já frequente da Prefeitura de Teresina para incentivar as pessoas a se qualificarem. Hoje com a ampla concorrência do mercado e a crise que estamos passando, vence em uma vaga de emprego aquele que possui um diferencial, e esse diferencial pode estar na qualificação profissional”, esclarece Aluísio Sampaio.

Para o chefe de cozinha Genailton Ferreira, 34 anos, o curso de Organizador de Eventos é mais uma oportunidade para melhorar o seu perfil profissional, e agregar valor aos seus conhecimentos. “Vou me inscrever nesse curso de eventos, porque estou buscando agregar mais conhecimento à minha formação em gastronomia. O mercado está cada dia mais exigente”, disse Genailton, que trabalha na área há 15 anos.

Os cursos iniciarão a partir do dia 21 de Agosto, e estarão com inscrições disponíveis a partir do dia 24 de Julho. Os interessados poderão procurar a Semdec, que fica localizada na avenida Campos Sales, nº 1292 – Centro, telefone: (86) 3215 – 7474, no horário de 8h às 12h30, de segunda a sexta.

Fonte: www.portalaz.com.br


14/07/2017

[PIAUÍ] Gabinete de Gestão Integrada se reúne nesta sexta na sede da Justiça Federal

O Gabinete de Gestão Integrada no Estado do Piauí GGI/PI se reune hoje (14/07), às 16 horas, na sede da Justiça Federal, na Sala de Capacitação – 2º Pavimento da Seção Judiciária do Piauí, onde será apresentado o Diagnóstico da Secretaria de Segurança Pública e discutidas as demandas relacionadas ao Plano Estadual de Segurança Pública.

Nas reuniões do GGI, nós temos mostrado nossas ações e nossas metas e essa reunião ela é especial por que vamos mostrar em que passo está o Plano Estadual de Segurança Pública. Vai ser disponibilizado a cada um as informações para o debate e colher dos participantes suas contribuições com o Plano, pois esses representantes tem essa capacidade de decidir e colaborar com esse projeto” afirma o Secretário de Segurança Pública Fábio Abreu.

Participam da Reunião do GGI membros efetivos e membros convidados representantes legais dos órgãos e entidades: Secretaria de Segurança Pública, Polícia Civil do Piauí, Polícia Militar do Piauí, Corpo de Bombeiros Militares, Secretaria de Justiça, Defensoria Pública do Piauí, Tribunal de Justiça do Piauí, Procuradoria Geral de Justiça, Secretaria Nacional de Segurança Pública – SENASP. Também foram convidados a participar a OAB – Ordem dos advogados do Brasil, associação comunitária, Forças Armadas, Superintendência Regional da Polícia Federal, Superintendência da Polícia Rodoviária Federal, Conselho Comunitário de Segurança da Zona Norte, Grande Pedra Mole, área do 1º DPM de Teresina, Grande Santa Maria da Codipi e Zona Sul de Teresina.

Fonte: http://www.ssp.pi.gov.br/index.php


[GERAL] Timemania continua acumulada e pode pagar R$ 1,5 milhão neste sábado

Probabilidade de acerto é quase 50% maior que na Mega-Sena. O apostador escolhe dez números e a modalidade sorteia sete, o que aumenta as chances de ganhar

A Timemania acumulou mais uma vez e pode pagar o prêmio de R$ 1,5 milhão para quem acertar os sete números do concurso 1.057 da modalidade. O sorteio será realizado, neste sábado (15), às 20h (horário de Brasília), no Caminhão da Sorte da CAIXA, que está na cidade de Ipameri (GO).

Na poupança, o prêmio renderia mais de R$ 8.000 por mês. O valor também seria suficiente para adquirir uma frota de 50 carros populares. A probabilidade de acerto na Timemania é quase 50% maior que na Mega-Sena. O apostador escolhe dez números e a modalidade sorteia sete, o que aumenta as chances de ganhar.

Como jogar

Para jogar na Timemania, basta marcar 10 dentre 80 números e escolher um time do coração. A cada concurso, são sorteados sete números e um time do coração. Ganha o bilhete que tiver de três a sete acertos dos sete números sorteados. Se acertar o time do coração, o apostador também ganha. Os sorteios da Timemania são realizados três vezes por semana (terças-feiras, quintas-feiras e sábados). O preço da aposta é único: R$ 2.

Fonte: http://www20.caixa.gov.br


13/07/2017

[TERESINA] Meditação é utilizada como forma de promoção à saúde em escola Estadual

O Governo do Estado do Piauí trabalha em diversos âmbitos sociais para garantir dignidade aos cidadãos e as melhores estratégias de valorização à vida. Com essa intenção, o secretário de Saúde, Florentino Neto, visitou nesta quinta (13/07) a Unidade Escolar Darcy Araújo, da rede pública estadual.  A visita teve o intuito de conhecer o Projeto Meditação na Escola.

O projeto trabalha a meditação como uma das práticas integrativas complementares, que visa melhorar a concentração mental, aspectos cognitivos, desenvolvimento da criatividade, assimilação de conteúdos desses alunos na sala de aula, além de melhorias na vida pessoal.

“Percebemos pelos dados demonstrados pela direção da escola uma melhoria no rendimento escolar e na disciplina no ambiente escolar. Pudemos perceber, através dos relatos dos alunos, que essa melhoria também se dá no relacionamento familiar, estes alunos reconhecem potencial de auxilio que as técnicas de meditação são capazes de lhes dar para que possam ter melhor rendimento, mais atenção e absorver melhor os conteúdos, além de terem mais concentração na rotina de suas tarefas escolares. Todos os relatos demonstram que essa experiência de meditação deve ser analisada e expandida pelo Governo por meio da Saúde, Educação e Fundação de Amparo e Apoio à Pesquisa” comenta o secretário Florentino Neto.

A Secretaria de Saúde viu a possibilidade de replicar esse modelo, por meio do Programa Saúde na Escola, com objetivo de inserir outros municípios na proposta dessas práticas, expandindo para todo o Estado. O projeto será elaborado e acompanhado em parceria da Saúde, Secretaria de Estado da Educação e Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado (Fapepi). “Estamos aqui para vivenciar, verificar como é esse trabalho, e verificar como essas práticas tiveram impacto na vida desses jovens”, disse Florentino Neto.

“Me tornei uma pessoa bem mais concentrada e me ajudou inclusive a melhorar nos estudos, minhas notas aumentaram. Me ajudou mentalmente, a ter mais paciência, hoje em dia sou menos estressada e ansiosa e mais focada”, relatou a estudante do 7º ano, Camila Silva.

As atividades de meditação são realizadas logo no começo da manhã, antes do início das aulas. As técnicas são repassadas pelo professor Barbosa, psicólogo responsável pelo projeto “Mentes tranquilas tem mais facilidade de aprender e absorver os conhecimentos”, explica. Além disso, são realizadas também atividades em grupo e as técnicas também são trabalhadas em professores e funcionários. “Percebemos uma melhora significativa na melhora da aprendizagem desses alunos e na própria relação entre eles e na nossa própria rotina como professores”, complementa a diretora da escola, Verônica Santos.

Valorização à vida

A meditação traz benefícios mentais, que ajudam na prevenção de possíveis transtornos,  como ansiedade e depressão, além de afastar possíveis patologias causadas pelo estresse. O Estado tem investido na promoção de ações que trabalham o fortalecimento da mente como promoção à saúde.

O Governo vem elaborando um Plano Estadual de prevenção ao suicídio e valorização à vida, que prevê uma integração intensa com a Educação, para alcançar esses jovens nas escolas.  Esse projeto vem como modelo de integrar e reforçar as práticas de valorização da vida a esses jovens em todo o Piauí.

Uma das primeiras medidas a serem tomadas é a capacitação dos psicólogos que já atuam nas Gerências Regionais de Educação em todo o Estado, pra que possam trabalhar adequadamente a meditação como método de otimização de capacidade cognitiva. Ademais, a parceria com a Fapepi irá possibilitar o desenvolvimento de pesquisas relacionadas a essas temáticas.

Fonte: http://www.pi.gov.br


 

[TERESINA] 1ª Revisão Pré-Enem PPL acontece sábado (15)

No próximo sábado (15/07), 350 reeducandos das unidades prisionais de Teresina participam da 1ª revisão do Pré-Enem Seduc PPL, iniciativa que visa preparar as pessoas privadas de liberdade para o Exame Nacional do Ensino Médio.

As aulas das disciplinas de química, física, matemática, linguagens, biologia e redação ocorrerão a partir das 8h, na Casa de Custódia, em Teresina, e serão ministradas também para reeducandos de outras unidades, como da penitenciária Feminina, Irmão Guido, colônia agrícola Major César Oliveira e Penitenciária Carlos Gomes.

A supervisora do Canal Educação, Laiane Cunha, explica que a iniciativa é uma parceria entre a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e Secretaria de Estado da Justiça (Sejus), cujo objetivo é ampliar as oportunidades de educação para esse público. “A Seduc preza pela qualidade da educação como um todo e, dessa forma, visa reinserir os reeducandos na sociedade novamente, porém transformado-os por meio da educação”, disse.

De acordo com a Coordenadora Educacional da Secretaria de Justiça, Jucyara Valente, ao todo serão seis revisões do Pré-Enem Seduc PPL, duas delas contemplarão os reeducandos de Teresina e as demais acontecerão nas unidades prisionais do interior do Estado, até o mês de outubro, as primeiras revisões estão previstas para as cidades de São Raimundo Nonato, Bom Jesus e Picos.

Resultados positivos

As atividades voltadas à educação no sistema carcerário têm gerado resultados positivos ao longo dos anos. Em 2015 seis reeducandos obtiveram notas superiores a 500 pontos no Exame Nacional do Ensino Médio. Em 2016 esse número cresceu e o Estado contou com 21 aprovações no Enem, dentre outras certificações para o Ensino Médio.

Este ano, a perspectiva é avançar ainda mais com os bons resultados no certame. Segundo a Coordenadora Educacional da Secretaria de Justiça, Jucyara Valente, além das revisões, os reeducandos contarão a partir do mês de agosto, com aulas do Canal Educação.

“A Seduc implantou o Canal Educação em treze unidades prisionais do Estado, o que certamente oportuniza maior preparo desse público para o Enem e para outros testes como o Enceja. O objetivo é universalizar a educação dentro da perspectiva do PEESP (Plano Estratégico de Educação no Sistema Prisional), realizado por meio de parceira entre Seduc e Sejus”, afirmou.

Certificação

Este ano a nota do Enem não servirá como base para a certificação do Ensino Médio e dessa forma os reeducandos serão submetidos às provas do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Enceja), que acontecerão nos dias 24 e 25 de outubro. Já as provas do Enem PPL serão aplicadas uma semana após a data das provas regulares, no mês de dezembro.

Fonte: http://www.saude.pi.gov.br


 

[PIAUÍ] II Circuito Cultura Viva percorre quatro cidades do Piauí até outubro

De julho a outubro seis Territórios de Desenvolvimento serão contemplados com a Caravana do II Circuito Cultura Viva, em quatro municípios sede dos Territórios. A primeira parada será em São João do Piauí, onde a programação acontece de 19 a 23 de julho, na Unidade Escolar Deputado Francisco Paes Landim. Através das Micro Teias Territoriais, o Circuito envolve a participação da Rede de Pontos de Cultura do Piauí, Pontos de Memória, Pontos de Leitura, Cineclubes e outras redes da diversidade cultural do Piauí.

A segunda edição do Circuito é uma realização do Ministério da Cultura, em parceria com a Secretaria Estadual de Cultura através da Coordenação Estadual do Programa Cultura Viva, e com apoio das prefeituras municipais.

Além de São João do Piauí, a caravana vai passar por Cristino Castro, Uruçuí e Amarante. “Na oportunidade serão realizadas mostras artísticas, debates, atividades formativas e intercâmbio de informações e experiências entre a Rede de Pontos de Cultura do Piauí, pelos Cineclubes e outras redes da diversidade”, explicou o coordenador estadual do Programa Cultura Viva, Roberto Saboia.

Cada micro teia terá duração de cinco dias e será realizada de quarta-feira a domingo, com oito oficinas gratuitas, que vai atender até 30 pessoas, entre representantes de Pontos de Cultura dos territórios e a comunidade em geral. As oficinas são de: kit multimídia (TV), dança, teatro de bonecos, música, teatro, hip hop, grafite e consertos de brinquedos.

A primeira micro teia foi realizada no ano passado, em Santa Cruz dos Milagres, cidade sede escolhida do território “Vale do Sambito”. Já São João do Piauí, que recebe a segunda micro teia, é cidade sede do território “Serra da Capivara”, que contempla sete cidades com Pontos de Cultura. Na cidade a programação vai começar pela manhã, a partir das 8h, com realização de oficinas. Durante a tarde, das 14h às 17h, também acontecem oficinas. Na praça de eventos de São João do Piauí, a programação noturna começa a partir das 19 horas, com roda de prosa, filme, apresentações artísticas culturais e feira cultural.

De sexta-feira (21) a domingo (23), a Praça de Eventos recebe apresentações dos Pontos de Cultura territoriais. A micro teia será encerrada com show da banda Valor de PI, no domingo. Em Cristino Castro o circuito acontece de 9 a 13 de agosto, em Uruçuí, de 20 a 24 de setembro e em Amarante, de 4 a 8 de outubro.

Fonte: http://www.cultura.pi.gov.br/


 

[UNIÃO] Ministério Público alerta para situação caótica do trânsito e cobra providências para a municipalização

A 2ª Promotoria de Justiça de União tem alertado continuamente para a situação caótica do trânsito no município. A Promotora de Justiça Gianny Vieira de Carvalho destaca que o quadro piora durante os meses de junho e julho, quando é realizada a colheita de cana-de-açúcar. “Os riscos de acidentes aumentam sobremaneira, vez que os proprietários de terras e plantadores de cana não querem seguir as normas mínimas de segurança no transporte do produto”, explica ela.

O Ministério Público já vem atuando há mais de quatro anos em busca de soluções para os principais problemas verificados. Depois de empreendidas várias tentativas para celebração de um termo de ajustamento de conduta com o prefeito anterior, Gustavo Medeiros, a atuação da Promotoria de Justiça resultou na edição de uma lei que criou cargos de agente municipal de trânsito, com a consequente realização de concurso público. O processo foi finalizado em 2015, mas os candidatos aprovados ainda estão aguardando nomeação.

A 2ª Promotoria de Justiça optou por ajuizar ação civil pública, ainda em abril de 2015, requerendo determinação judicial para que a Prefeitura efetive a municipalização do trânsito, nomeando a autoridade responsável, regulamentando o funcionamento da Junta Administrativa de Recursos de Infrações (JARI), assumindo todas as obrigações legais constantes do Código Brasileiro de Trânsito e integrando o município ao Sistema Nacional de Trânsito.

O Ministério Público incentiva a municipalização do trânsito, tendo promovido ações em diversas comarcas para instar os gestores responsáveis. O processo inclui obras de engenharia, ordenação do fluxo de veículos e pedestres, regulamentação de estacionamentos e programas de educação. A municipalização, de acordo com estudos recentes, resulta na redução dos índices de violência no trânsito, com menos mortes e lesões, o que também contribui para a diminuição dos gastos com saúde pública. “As cidades do interior geralmente estão distantes dos órgãos de fiscalização estaduais, de maneira que são postas em risco a segurança e a integridade de pedestres, ciclistas e condutores de veículos automotores”, argumenta Gianny Carvalho.

A Promotora de Justiça relata que, em União, é comum que pessoas, inclusive crianças e adolescentes, pilotem motocicletas sem habilitação e sem capacete, levando vários passageiros. Também é notório o desrespeito à escassa sinalização, e o amontoamento de animais nas principais vias da cidade. “O trânsito no município é caótico: ninguém respeita as leis de trânsito, crianças são diariamente expostas ao risco, sendo transportadas nos tanques de gasolina das motocicletas. Condutores de carros e motos utilizam as vias como querem, sem se importarem se são mão ou contramão, em alta velocidade, e ainda estacionam de forma irregular, sem padrão algum”, alerta a representante do Ministério Público. De acordo com ela, o índice de acidentes é altíssimo, o que sobrecarrega os serviços de saúde locais.

Mesmo obtendo sucesso em primeira e segunda instância, depois de articulação junto ao Poder Judiciário, a 2ª Promotoria de Justiça continua batalhando pela preservação do interesse público, diante de recurso extraordinário interposto no início de julho de 2017 pelo atual prefeito, Paulo Costa. Gianny Carvalho destaca a importância do apoio popular para a construção de um ambiente seguro e saudável a todos os unioenses, com alertas de que a situação só não está pior porque o Ministério Público vem tomando medidas quase que diariamente.

Fonte: http://www.mppi.mp.br


 

[PIAUÍ] Em apenas uma sessão, TCE-PI suspende licitações de R$ 1,365 milhão

O Pleno do Tribunal de Contas do Estado (TCE-PI) ratificou nesta quinta-feira (13) decisões monocráticas dos conselheiros e conselheiros-substitutos suspendendo seis licitações realizadas em cinco municípios piauienses. Os processos somam mais de R$ 1,365 milhão em recursos públicos e apresentam indícios de direcionamento, ausência ou atraso no cadastro no sistema Licitações Web e outras irregularidades denunciadas por cidadãos ou apontadas em fiscalização concomitante dos técnicos do TCE-PI.

Entre as licitações suspensas está pregão eletrônico da Prefeitura de Marcolândia para aquisição de cadeiras escolares para a Secretaria Municipal de Educação, relatada pelo conselheiro Kléber Eulálio. O relatório dele apontou que o processo desrespeitou o artigo 39 da Resolução 27/2016 do TCE-Pl, “visto que o certame foi cadastrado, no site Licitações Web-TCE/PI, no dia útil posterior a publicação no diário dos municípios”. A decisão foi ratificada por unanimidade pelos conselheiros presentes à sessão, presidida pelo conselheiro Olavo Rebelo.

O Pleno também ratificou, por unanimidade, duas decisões monocráticas do conselheiro-substituto Alisson Araújo – uma da Prefeitura de Socorro do Piauí, de R$ 240.759,10, para compra de merenda escolar, e outra da Prefeitura de Itaueira, de R$ 222 mil, para compra de bombas submersas. No caso de Itaueira, a equipe técnica do TCE-PI identificou que edital era semelhante a certames realizados por prefeituras de outros dois municípios do Piauí, o que, para o conselheiro-relator, configurou uma comprovação clara de “simulação de procedimento”.

Alisson Araújo também colocou em apreciação decisão monocrática da conselheira Lílian Martins suspendendo licitação da Prefeitura de Alto Longá, estimada em R$ 410 mil, para compra de material gráfico. O processo apresentou atraso no cadastro Licitações Web, ausência do termo de referência e cobrança de R$ 100,00 pelo anexo 1 do edital. As três decisões também foram ratificadas por unanimidade.

Entre as licitações suspensas estão ainda duas realizadas pela Prefeitura de Santa Filomena – uma para contratação de empresa para realizar exames laboratoriais, de R$ 247.360,00, e outra para locação de veículos, no valor de R$ 134.400,00, ambas finalizadas. O monitoramento concomitante da Dfam (Diretoria de Fiscalização da Administração Municipal) apontou ausência de cadastro das informações no Licitações Web.

O relator, conselheiro-substituto Jackson Veras, determinou a suspensão dos contratos e a citação do prefeito e do presidente da Comissão de Licitação para prestar informações e corrigir as irregularidades detectadas no processo.

Fonte: http://www.tce.pi.gov.br


10/07/2017

[GERAL] Filme que aborda educação do Piauí será lançado nesta terça

Abrindo as atividades do Seminário Estadual do Programa Jovem de Futuro, será realizado na próxima terça-feira (11) o lançamento do longa-metragem nacional “Nunca me Sonharam”. O filme, dirigido por Cacau Rhoden, é uma produção do Instituto Unibanco e Maria Farinha Filmes que evidencia a educação no Brasil, tendo o Estado do Piauí como um dos protagonistas.

O filme fala dos desafios do presente, as expectativas para o futuro e os sonhos de quem vive a realidade do Ensino Médio nas escolas públicas do Brasil. Na voz de estudantes, gestores, professores e especialistas “Nunca me sonharam” busca refletir sobre o valor da educação.

O Centro de Ensino de Tempo Integral – CETI Didácio Silva participa do filme, como exemplo de educação a ser seguido, onde fala da importância da escola na vida dos seus alunos. “É uma grande satisfação a escola participar do documentário. Foram dois dias de gravações, colheram imagens e situações positivas da nossa escola, retratando o dia a dia dos alunos e suas experiências e expectativas”, comenta o diretor, que participou em maio da exibição especial do filme em São Paulo.

De acordo com o agente de governança da Seduc, Eduardo Castelo Branco, a cerimônia de lançamento do filme e a abertura da Semana Estadual do Programa Jovem de Futuro, acontecerá no cinema do Shopping Rio Poty. “Esse evento importante para educação do Piauí acontece às 18h da próxima terça-feira, contaremos com a presença da secretária da Educação Rejane Dias e do governador Wellington Dias”, revela.

Veja o o trailer de Nunca me sonharam:

Fonte: http://www.seduc.pi.gov.br 


[PIAUÍ] Órgãos estaduais discutem estratégias de enfrentamento a crimes de Feminicídio

Representantes dos órgãos da administração pública estadual se reuniram, na manhã desta segunda (10/07), na sede da Superintendência de Relações Sociais (Supres), para tratar sobre estratégias de enfrentamento a crimes de Feminicídio e demais violências sofridas pelas mulheres no Piauí.

De acordo com a coordenadora estadual de Políticas para as Mulheres do Piauí, Haldaci Regina, ficou definido que será feita a reinstalação da Câmara Técnica de Enfrentamento à Violência contra a Mulher.

“Já traçamos algumas diretrizes da Câmara Técnica, onde o Governo do Estado teve esse compromisso com o pacto de enfrentamento à violência contra a mulher. Na próxima reunião, marcada para o dia 24 de junho, no Palácio de Karnak, vamos discutir sobre os protocolos de atendimento às mulheres vítimas de violência das delegacias, o funcionamento do fluxograma de atendimento às mulheres vítimas de violência, porque entendemos que há uma dúvida por parte das mulheres no tocante à denúncia, ou seja, para onde elas devem recorrer quando são violentadas. Então, precisamos organizar isso. E a respeito de uma campanha para que as pessoas tenham informações sobre o feminicídio, igualdade de gênero e sobre a rede de atendimento”, afirmou.

A vice-governadora Margarete Coelho destacou a importância da atuação da Câmara Técnica. “Diante dos casos de Feminicídios que, a cada dia estão mais evidentes, nós nos reunimos para tratarmos das ações de enfrentamento à violência contra a mulheres. E pontuamos a necessidade de reorganizar e recompor a Câmara Técnica que é o motor dessa articulação. É uma câmara representativa dos mais diversos setores do Estado e da sociedade. É uma comunhão de trabalho necessária para enfrentar uma violência que muitas vezes acontece dentro de casa. Precisamos andar em todos esses espaços onde a violência contra a mulher está instalada”, disse.

Participaram ainda representantes da Supres, secretarias de Educação, Governo, Assistência Social e Cidadania, Casa Abrigo Mulher Viva, Ouvidoria Geral, além da Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres de Teresina (SMPM).

Fonte: http://www.pi.gov.br


 

[PIAUÍ] Estado seleciona escolas para aderir ao Ensino Médio Integral

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) vai selecionar sete escolas aptas a aderir ao Programa de Fomento à Implementação de Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral, em 2018.

O Ministério da Educação (MEC) dará um aporte de R$ 2 mil por aluno/ano matriculado nas escolas de Tempo Integral.  As unidades selecionadas receberão recursos para aquisição de material e melhorias na infraestrutura.  “Em 2017, conseguimos implantar 25 Centros de Tempo Integral. Para 2018, teremos sete novas escolas que deverão atender mais de 3 mil alunos, ao longo de três anos.  A ampliação dessas vagas está em sintonia com a implantação do novo Ensino Médio, proposto pelo governo federal”, explicou a secretária de Estado da Educação, Rejane Dias.

Atualmente, a Seduc possui  69 Centros de Tempo Integral, distribuídos em 34 municípios piauienses. “Quem teve a oportunidade de estudar em um de nossos centros, aprova a metodologia de ensino. Por isso, consideramos tão importante essa ampliação. O MEC nos garantiu sete escolas, mas queremos pleitear 15. Serão beneficiadas escolas de Teresina e também do interior”, informou Rejane.

O Programa de Fomento à Implementação de Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral é regido pela portaria nº 727, de 13 de junho de 2017, que estabelece novas diretrizes, novos parâmetros e critérios para o programa, em conformidade com a lei nº 13.415, de 16 de fevereiro de 2017.

Fonte: http://www.pi.gov.br


 

[PIAUÍ] Setre leva qualificação profissional ao interior do estado por meio do Programa Viva o Semiárido

A aula inaugural dos cursos do Programa Viva o Semiárido será realizada, nesta segunda-feira (10), em três municípios do interior do estado. Comunidade Cocos, em Oeiras, recebe o curso de Informática; a comunidade Porenquanto, em Barra d’Alcântara, o de Associativismo/ Corporativismo; mesmo curso que será realizado na comunidade Gracilândia, em Pimenteiras.

Os cursos são divididos em aulas práticas e teóricas, 20h teóricas e 60h práticas, totalizando 80h de curso, distribuídos em 20 dias.

De acordo com Gessivaldo Isaías, secretário de Estado do Trabalho e Empreendedorismo, a Setre levará qualificação profissional para mais de 15 mil beneficiários do Programa Viva o Semiárido em 46 municípios piauienses. “Esse é um projeto grandioso e que envolve Organismos Internacionais e Governo do Estado. Por meio da Setre, iremos levar cursos para os municípios beneficiados pelo programa, nossa intenção é avaliarmos a necessidade de qualificação em cada município e ofertarmos os cursos”, explicou o gestor.

O projeto Viva o Semiárido reúne esforços de cinco secretarias de Estado e de institutos internacionais em prol de reduzir a pobreza da população rural – homens, mulheres e jovens – que vivem na região do Semiárido piauiense.

Fonte: http://www.pi.gov.br


 

[GERAL] Boleto vencido pode ser quitado em qualquer banco a partir de hoje

A partir de hoje (10/07), boletos vencidos poderão ser pagos em qualquer banco. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) começa a adotar, de forma escalonada, uma plataforma de cobrança que permite a quitação de boletos em atraso em qualquer agência bancária.

Por enquanto, a novidade só estará disponível para os boletos de valor igual ou superior a R$ 50 mil. O valor mínimo será reduzido para R$ 2 mil em 11 de setembro, R$ 500 em 9 de outubro e R$ 200 em 13 de novembro. A partir de 11 de dezembro, boletos vencidos de todos os valores passarão a ser aceitos em qualquer banco.

A nova plataforma de cobrança permitirá a identificação do Cadastro de Pessoa Física (CPF) ou do Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ) do pagador, o que facilitará o rastreamento de pagamentos. Ao quitar o boleto, o próprio sistema verificará as informações. Se os dados do boleto coincidirem com os da plataforma, a operação é validada. Caso haja divergência nas informações, o pagamento só poderá ser feito no banco de origem da operação.

Conforme as datas de adoção da nova plataforma e as faixas de valores, os bancos deixarão de aceitar boletos sem o CPF ou o CNPJ do pagador. Os clientes sem esses dados serão contatados pelos bancos para refazerem os boletos.

De acordo com a Febraban, o atual sistema de cobrança funciona há mais de 20 anos e precisava ser atualizado. A previsão inicial era que o novo sistema entrasse em vigor em março para valores acima de R$ 50 mil, mas teve que ser adiada para este mês. Segundo a Febraban, o adiamento foi necessário para garantir a alimentação da plataforma de cobrança por todas as instituições financeiras.

De acordo com a Febraban, a mudança não atinge pagamento de tributos. “Não haverá mudanças em faturas de concessionárias de serviços públicos e em cobranças de tributos pois, em geral, esses pagamentos são feitos por outros tipos de documento, e não por boletos de pagamento”.

Fonte: http://agenciabrasil.ebc.com.br


 

[GERAL] Agricultores familiares podem consultar produtos que terão bônus em julho

Em julho, os agricultores familiares que produzem arroz em casca, amêndoas de babaçu e cacau, cana-de-açúcar, cará ou inhame, cebola, erva-mate, feijão caupi, laranja, manga, maracujá, milho, sorgo, tomate, trigo e triticale terão direito a um bônus do governo federal para compensar os baixos preços dos produtos no mercado. A medida faz parte da Política de Garantia de Preços para a Agricultura Familiar (PGPAF).

A lista de julho foi definida com base em pesquisa de preços de mercado efetuada pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) no mês passado e publicada hoje (10) no Diário Oficial da União.

Segundo a Conab, o bônus é concedido sempre que o valor de mercado de algum dos produtos da PGPAF ficar abaixo do preço de garantia e deve ser utilizado como desconto para pagamento ou amortização de parcelas de financiamento no Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf).

No caso do arroz em casca, por exemplo, o valor médio de mercado em Mato Grosso é de R$ 40,26 a saca de 60 kg, enquanto o preço de referência é de R$ 41,97. Já a amêndoa de babaçu é vendida entre R$ 1,30 e R$ 2,30 nos estados do Ceará, Maranhão, Pará, Piauí e Tocantins, abaixo do preço de garantia de R$ 2,87. O cacau, no Amazonas, é comercializado a R$ 4,55, enquanto o preço de referência é R$ 5,45.

Os valores são calculados mensalmente pela Conab e encaminhados à Secretaria Especial da Agricultura Familiar e Desenvolvimento Agrário. Os preços de referência do mês de julho entram em vigor hoje e valem até 9 de agosto.

Fonte: http://agenciabrasil.ebc.com.br


 

[GERAL] Petrobras reduz em 2% preço da gasolina nas refinarias

A Petrobras reduziu o preço da gasolina vendida nas suas refinarias às distribuidoras em 2% e do diesel, em 1,7%. O reajuste entra em vigor amanhã (11). O anúncio foi feito no site da companhia. Esse é o quinto reajuste, neste mês, para os dois produtos. Houve reduções em quatro deles, sendo as maiores no dia 1º, quando os preços para a gasolina tiveram redução de 5,9% e os de diesel, de 4,8%. A única alta no período foi no dia 4 de julho, de 1,8% para a gasolina e 2,7% para o diesel.

As alterações em julho foram anunciadas após a empresa divulgar, no dia 30 de junho, a revisão da política de preços do diesel e da gasolina comercializados em suas refinarias. Segundo a empresa, era para aumentar a frequência de ajustes nos preços, que passou a vigorar no dia 3 de julho.

Com isso, a área técnica de marketing e comercialização da companhia passou a ter competência para fazer ajustes nos preços, a qualquer momento, inclusive diariamente, desde que os reajustes acumulados por produto estejam, na média Brasil, dentro de uma faixa determinada de -7% a 7%, respeitando a margem estabelecida pelo Grupo Executivo de Mercado e Preços (GEMP). Reajustes fora desta faixa precisam ser autorizados pelo grupo.

A revisão da política de preços foi determinada após a avaliação do GEMP de que os ajustes que vinham sendo praticados, desde o anúncio da nova política em outubro de 2016, não estavam sendo “suficientes para acompanhar a volatilidade crescente da taxa de câmbio e das cotações de petróleo e derivados, recomendando uma maior frequência nos ajustes”.

Para a companhia, a revisão da política “permitirá maior aderência dos preços do mercado doméstico ao mercado internacional no curto prazo e possibilitará a companhia competir de maneira mais ágil e eficiente”.

Fonte: http://agenciabrasil.ebc.com.br


06/07/2017

[PIAUÍ] Corte de verbas suspende rondas de fiscalização nas estradas federais do estado

Através de nota, a Polícia Rodoviária Federal do Piauí informou que, em função de contingenciamento orçamentário imposto pelo Decreto 9.018/17, de 30 de março de 2017, que dispõe sobre programação orçamentária e financeira do Poder Executivo Federal para 2017, adotará medidas para adequação à nova realidade orçamentária.

Segundo a nota, frente ao caráter temporário do contingenciamento, as medidas adotadas foram selecionadas de maneira que impactem o mínimo possível a atividade finalística do órgão e que possam ter reversão sem prejuízos à administração quando da recomposição orçamentária.

Com limites para aquisição de combustível, manutenção e diárias, a PRF adotará as seguintes medidas:

– Suspensão a partir do dia 6 de julho dos serviços de escolta de cargas superdimensionadas e escoltas em rodovias federais;

– Suspensão imediata das atividades aéreas (policiamento e resgate aéreo) desempenhadas pela instituição;

– Redução imediata dos deslocamentos terrestres de viaturas em patrulhamento;

– Desativamento de unidades operacionais.

A nota informa, ainda, que a PRF buscará diminuir o prejuízo no atendimento de ocorrências emergenciais, priorizando atendimento de acidentes com vítimas, auxílios que sejam de sua exclusiva competência e enfrentamento a ilícitos.

O horário de funcionamento das unidades administrativas também será alterado, com priorização de atendimento ao público no período compreendido entre 09h e 13h. As superintendências regionais da PRF divulgarão novos horários de funcionamento e atendimento.

No Piauí, o atendimento ao público na superintendência regional acontecerá das 07h às 13h.

A Partir de hoje 06/07, haverá redução imediata dos deslocamentos terrestres de viaturas em patrulhamento no Piauí.

…………
Fonte: NUCOM PRF – PI / Assessoria de Comunicação Social – Polícia Rodoviária Federal

 


 

[CABECEIRAS] Fábio Abreu e Prefeitura de firmam termo de cooperação

O Secretário de Segurança do Estado do Piauí, Fábio Abreu, e a Prefeitura de Cabeceiras assinaram o termo de cooperação técnica para instalação do Mirim Cidadão no município. Também foi anunciado a reforma do Grupamento Militar do município.

Fábio Abreu disse que a cidade é pacata e que a prevenção é um dos caminhos para evitar a criminalidade. O prefeito Dr. José Jorge confirmou que o projeto vai atender inicialmente 50 crianças e adolescestes de 7 a 17 anos. “Vejo esta ação como um importante investimento, assim como fazemos em educação e saúde”, afirmou.

Fábio Abreu lamentou a burocracia para reforma do Grupamento de Polícia Militar de Cabeceiras e disse que isso atrasa projetos importantes para o município, como a instalação de sistema de vídeo-monitoramento. “A cidade é um entroncamento rodoviário que precisa deste tipo de equipamento. Estamos buscando destravar, mas são muitos trâmites burocráticos”, completou.

Fábio Abreu disse que a cidade é pacata e que a prevenção é um dos caminhos para evitar a criminalidade. O prefeito Dr. José Jorge confirmou que o projeto vai atender inicialmente 50 crianças e adolescestes de 7 a 17 anos. “Vejo esta ação como um importante investimento, assim como fazemos em educação e saúde”, afirmou. Fábio Abreu lamentou a burocracia para reforma do Grupamento de Polícia Militar de Cabeceiras e disse que isso atrasa projetos importantes para o município, como a instalação de sistema de vídeo-monitoramento. “A cidade é um entroncamento rodoviário que precisa deste tipo de equipamento. Estamos buscando destravar, mas são muitos trâmites burocráticos”, completou.

………………..
Fonte: http://www.viagora.com.br/


 

[FLORIANO] Governador inaugura Centro de Parto Normal nesta sexta-feira

O governador Wellington Dias e o secretário de Estado da Saúde, Florentino Neto, inauguram nesta sexta (07/06), o Espaço Materno Infantil, com Centro de Parto Normal, do Hospital Regional Tibério Nunes, em Floriano. A nova unidade de assistência à mulher e ao bebê terá cinco salas para parto humanizado e ainda 21 leitos para o pós-parto. A ação integra a estratégia da Rede Cegonha, de fortalecimento na assistência obstétrica.

A unidade é equipada com banheiras para o trabalho de parto, além de outros equipamentos para o estímulo à evolução do parto, como barra fixa, cavalinho, arco de suporte. “Estamos dotando esses espaços com equipamentos que garantem, nesse momento tão especial da mulher e da família, um local para que a mulher tenha um parto humanizado, mais perto de sua casa e com todos os cuidados que mãe e filho merecem”, afirma Florentino.

Foram investidos mais de R$ 1,5 milhões na infraestrutura, com adequação de espaço no Hospital Regional para a construção de cinco salas totalmente equipadas para um parto natural e mais 21 leitos obstétricos e mais de R$1,5 milhões para aquisição de equipamentos, de emenda parlamentar do deputado federal Assis Carvalho.

Mais cuidados à mãe e ao bebê

Além de Teresina, que tem um Centro na Maternidade Dona Evangelina Rosa, Piripiri e Floriano, a Secretaria de Estado da Saúde descentraliza a assistência obstétrica com mais três Centros de Parto Normal em Picos, Parnaíba e São Raimundo Nonato. Todos eles em fase avançada de conclusão e contando, cada um, com cinco salas para parto normal.

A assistência também é garantida para aqueles bebês que precisam de cuidados especiais, com a abertura de 20 novos leitos de Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTIN), em Parnaíba e Floriano. Essas unidades estão em pleno funcionamento e mais 40 leitos, distribuídos em Parnaíba, Picos, Floriano e Piripiri, estão em construção.

……………..
Fonte: http://www.pi.gov.br/


 

03/07/2017

[GERAL] Dupla Sena continua acumulada e pode pagar R$ 3 milhões nesta terça-feira

A Dupla Sena acumula mais uma vez e pode pagar o prêmio de R$ 3 milhões para quem acertar os seis números do primeiro sorteio do concurso 1.663 da modalidade. Os dois sorteios serão realizados, nesta terça-feira (4), às 20h (horário de Brasília), no Espaço CAIXA Loterias, no Terminal Rodoviário Tietê, em São Paulo (SP).

Na poupança, o prêmio renderia mais de R$ 16 mil por mês. O valor também seria suficiente para adquirir uma frota de cem carros populares. Na Dupla Sena, o apostador tem duas chances de ganhar: cada bilhete concorre em dois sorteios por concurso.

Como jogar

Para jogar na Dupla Sena, basta escolher de 6 a 15 números entre os 50 disponíveis no volante. Ganha quem acertar três, quatro, cinco ou seis números no primeiro e/ou no segundo sorteio do mesmo concurso. Os sorteios são realizados três vezes por semana, às terças e quintas-feiras e aos sábados. A aposta mínima custa R$ 2.

……….
Fonte: http://www20.caixa.gov.br/


 

[PIAUÍ] MP convida população para ajudar na transformação da realidade social no estado

O Ministério Público do Estado do Piauí irá fazer uma revisão das Ações do Planejamento Estratégico e, para tanto, está fazendo uma consulta popular.

A ideia é que as pessoas se manifestem até o dia 14 de julho de 2017, dando a sua contribuição sobre os temas e áreas que devem ser tratadas como prioridade pelo MP.

Participe clicando AQUI.

………
Fonte: http://www.mppi.mp.br/


 

[PIAUÍ] Governo declara situação de emergência em mais 25 municípios

O governador Wellington Dias assinou nesta segunda (03) o Decreto nº 17.241, que declara situação de emergência em 25 municípios do semiárido, especialmente dos territórios Serra da Capivara, Vale do Canindé, Vale do Guaribas e Vale dos Rios Piauí e Itaueira. Um dos indicadores utilizados foi a perda de mais de 50% na produção agrícola, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O secretário de Governo, Merlong Solano, afirma que, embora tenha sido registrado um grande volume de chuvas nos primeiros meses, em algumas regiões a estiagem foi severa. “Com o reconhecimento de emergência, as prefeituras podem solicitar apoio para ações de assistência à população, renegociação de dívidas no setor de agricultura, recursos para a perfuração de poços, operação carro-pipa, e outros benefícios”, destaca Merlong.

A iniciativa contempla os municípios de Anísio de Abreu, Aroeira do Itaim, Assunção, Avelino Lopes, Brejo do Piauí, Campinas do Piauí, Caracol, Conceição do Canindé, Curimatá, Dom Expedito Lopes, Floresta do Piauí, Itainópolis, João Costa, Júlio Borges, Monsenhor Hipólito, Patos do Piauí, Paulistana, Pedro Laurentino, Pimenteiras, Santo Inácio do Piauí, Santana do Piauí, São João do Piauí, São Miguel do Tapuio, Simplício Mendes e Vera Mendes.

Decreto

O decreto tem como base dados coletados pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, pelo Instituto Nacional de Meteorologia, e pela Agência Nacional de Águas. Monitoramento demonstra redução da ordem de 100 a 200 milímetros na precipitação pluviométrica em relação a períodos anteriores.

As chuvas deste ano não foram suficientes para reabastecer os reservatórios de água, que estão operando abaixo de 25% das suas capacidades, conforme dados do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS), que atestou também a exaustão de águas em poços artesianos. A Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais (CPRM) averiguou in loco a situação de colapso de alguns municípios, inclusive na zona urbana.

A medida também atende aos pedidos de prefeitos e autoridades municipais, que solicitaram ajuda para prover água potável para consumo humano e animal. O decreto entra em vigor na data da sua publicação, com prazo de 180 dias.

Medida anteriores

Em janeiro deste ano, o Governo do Estado já havia declarado situação de emergência em outros 40 municípios. No dia 29 de junho, determinou o controle do uso de água em 27 municípios, por prazo indeterminado, com o objetivo de evitar que seja preciso adotar outras ações de contingenciamento, como rodízio e/ou suspensão temporária de abastecimento de água.

………..
Fonte: http://www.pi.gov.br


 

[PARNAÍBA] Seduc entrega quadra poliesportiva

A secretária Rejane Dias entregou na manhã desta segunda (03/07), uma quadra poliesportiva aos alunos da Unidade Escolar Dr. João Silva Filho, no município de Parnaíba (PI). Durante a visita, ela também visitou as obras do Centro Profissionalizante e participou da assinatura da Ordem de Serviços de Construção do Centro Especializado em Reabilitação – CER IV.

A quadra poliesportiva da U. E. Dr. João Silva Filho foi construída com recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e do Tesouro Estadual, em um investimento de R$ 528.405,72.

A secretária ressaltou a importância de entregar equipamentos que proporcionem uma melhoria na qualidade no ensino dos estudantes. “A Seduc está buscando equipar as unidades escolares com quadra poliesportiva visando o maior aproveitamento dos alunos. Estas quadras auxiliarão nas práticas esportivas, bem como nas outras atividades das escolas”, afirma a secretária.

A diretora da escola Dr. João Silva Filho, Ivanete Oliveira, comemora a entrega da quadra, que servirá de espaço para as atividades esportivas e os eventos da escola. “É importante para a comunidade em geral e, especialmente, para os alunos, pois vai facilitar a prática de esportes, que é de extrema importância também no meio educacional”, observa.

A Controladoria Geral do Estado, na pessoa do dr. Nuno Kauê, está acompanhando pessoalmente a conclusão de outra importante obra, o Centro Profissionalizante. “É uma obra muito esperada pelos alunos, já que tivemos que removê-los para outra escola. Esperamos que, o mais rápido possível, ela seja concluída para entregarmos aos nossos alunos um Centro bem mais moderno e equipado”, completa Rejane Dias.

A comitiva da Seduc também visitou o Liceu Parnaibano para conhecer alguns projetos desenvolvidos por esse que é o mais tradicional Centro Estadual de Educação Profissional do litoral.

Foram apresentados projetos como um aplicativo desenvolvido por estudantes. Os alunos desenvolveram projeto utilizando Arduino e simulando um semáforo. As alunas demonstraram o trabalho no Laboratório com a produção de colônias, perfumes e sabão. Sistema de gestão interna escolar desenvolvido pelos alunos que facilitará a coordenação das aulas, turmas e boletins escolares. E o Grupo de Estudos de Robótica Básica Parnatron, que é um dos destaques dessa escola com grandes ideias e premiações em olimpíadas.

Construção do Centro Especializado em Reabilitação – CER IV

A secretária Rejane Dias também participou em Parnaíba da assinatura da Ordem de Serviços de Construção do Centro Especializado em Reabilitação – CER IV. Parte dos recursos para a construção do Centro é oriunda de emenda parlamentar da secretária quando deputada.

“Temos a alegria de participar desse momento em trazer uma unidade do CEIR para Parnaíba, o que melhorará o acesso das pessoas, descentralizando serviços de atendimento clínico, terapêutico e oficina ortopédica. 60 mil pessoas vão ter acesso mais perto a esse centro que é uma parceria importante com o Governo do Estado, Secretaria de Saúde e a Secretaria de Inclusão da Pessoa com Deficiência”, completa a secretária.

……..
Fonte: http://www.pi.gov.br


 

[NORDESTE] MEC vai interligar universidades e melhorar conexão em escolas da região

O Ministério da Educação (MEC) lançou o Programa Nordeste Conectado, que irá interligar, em alta velocidade, instituições federais de educação e pesquisa à Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) nas capitais e no interior do Nordeste. O programa vai possibilitar também que instituições estaduais de educação superior e de pesquisa se interliguem à infraestrutura de internet em alta capacidade.

Segundo o MEC, 39 campi de instituições federais devem ser beneficiados pelo programa, que também deverá chegar a 12,6 mil escolas públicas, com acesso a uma rede com velocidade de até 100 gigabits por segundo. A expectativa é que 16,3 milhões de pessoas na Região Nordeste sejam favorecidas com a iniciativa.

Neste ano, o MEC vai investir R$ 25 milhões para a implantação da primeira fase do programa, prevista para começar em dezembro. Nessa primeira fase, haverá um aumento da capacidade de rede da RNP para beneficiar 23 campi de institutos e universidades federais no interior da região.

O Nordeste Conectado é fruto de uma cooperação técnica entre o MEC, a RNP e o Ministério de Minas e Energia, por meio da Companhia Hidroelétrica do São Francisco (Chesf), com o compartilhamento de infraestrutura óptica na Região Nordeste, tendo como suporte as linhas de transmissão da Chesf.

………….
Fonte: http://agenciabrasil.ebc.com.br

 


 

[TERESINA] Consultas do Ambulatório do HGV serão reagendadas

A direção do Hospital Getúlio Vargas (HGV), em Teresina (PI), informa que os pacientes que tiverem consultas agendadas para os dias 4, 5 e 6 de julho no Ambulatório Integrado Dirceu Mendes Arcoverde (Prédio Azul) serão atendidos nos dias 25, 26 e 27 de julho.

A diretora do (HGV), Clara Leal, assegura que nenhum paciente com consulta marcada, nesse período, ficará prejudicado. Clara Leal destaca que a medida visa manter o atendimento à população em decorrência da paralisação dos médicos, que acontece nos dias 4, 5 e 6 de julho. A diretora do Ambulatório, Antônia Lima, informa que as consultas agendadas para o dia 4, foram remarcadas para o dia 25 de julho. As consultas do dia 5, para o dia 26 e, as do dia 6, para o dia 27 de julho.

Ela explica, ainda, que as pessoas não precisam comparecer ao Ambulatório para remarcar. “As consultas já foram reagendadas para não causar mais transtorno à população. Nesse caso, fomos avisados previamente da paralisação e encaminhamos ofício para a Secretaria Municipal de Saúde solicitando o reagendamento”, explica Antônia Lima. O Ambulatório Integrado Dirceu Mendes Arcoverde atende uma média de 500 usuários por dia.

…………

Fonte: http://www.saude.pi.gov.br


 

[PIRACURUCA] Prefeitura abre inscrição de concurso com 33 vagas

A Prefeitura de Piracuruca abre nesta segunda-feira (03/07) as inscrições de concurso público com 33 vagas para cargos de nível médio e superior. A remuneração varia de R$ 937 a R$ 1.149, dependendo da atividade e carga horária.

As inscrições podem ser feitas até o dia 11 de agosto, através do endereço eletrônico do Instituto Machado de Assis. A taxa de inscrição é de R$ 90 para os cargos de nível superior e de R$ 54 para os de nível médio.

Para os cargos de nível superior as vagas são de: assistente social (2), biomédico (1), farmacêutico bioquímico (1), enfermeiro (3), fonoaudiólogo (2), médico (3), nutricionista (2), psicólogo (2), terapeuta ocupacional (1), cirurgião dentista (1), dentista bucomaxilofacial (1), dentista periodentista (1), dentista protesista (1), médico veterinário (1), bibliotecário (1), educador físico (1) professor ensino fundamental (3), agente de trânsito (2) e auxiliar de consultório dentário (3).

A seleção para os cargos será realizada em duas fases para todos os cargos: aplicação de prova objetiva e avaliação de títulos. Para o cargo de Guarda Municipal, o candidato será submetido ao teste físico.

As provas serão aplicadas na cidade de Piracuruca no dia 3 de setembro e terá duração de três horas. O resultado final será publicado no Diário Oficial do Município e no site da banca examinadora. O concurso tem validade de dois anos, podendo ser prorrogado por igual período uma vez.

………….
Fonte: http://g1.globo.com/pi/piaui/


 

[S.R.NONATO] Confirmadas atrações da primeira edição da Ópera da Serra da Capivara

A produção da Ópera da Serra da Capivara confirmou as atrações da primeira edição do evento que ocorrerá nos dias 23,24 e 25 de julho, na Praça do Abrigo, em São Raimundo Nonato (PI), e nos dias 27, 28 e 29 de julho, no anfiteatro da Pedra Furada, na Serra da Capivara.

No dia 23, o espetáculo da Ópera na Cidade será aberto pela cantora e compositora curitibana Raissa Fayet, que tem as populações indígenas e as reservas naturais como tema central e musical do seu trabalho. Ela traz no currículo a participação em diversos festivais em áreas de preservação, tendo como último trabalho a participação em um evento na Chapa dos Veadeiros, em Goiás.

Outra grande apresentação do dia 23 será a peça teatral “Nos tempos de Gungunhana”, com Klemente Tsamba. A peça é baseada em narração de contos contados e cantados com a graça e o ritmo tradicional de Moçambique.

No dia 24 será a vez do Grupo Harén de Teatro, de Teresina, dá show com a peça teatral Um Bico para Velhos Palhaços, que aborda como tema a competição acirrada entre as pessoas e também as condições e parcas oportunidades de trabalho para idosos na sociedade contemporânea. Uma proposta de reflexão às gerações futuras.

No último dia, 25 de julho, a população prestigiará a peça teatral História de Lenços e Ventos, da Escola de Teatro Gomes Campos, de Teresina. A história foi escrita pelo artista plástico, educador, diretor, autor e ator de teatro Ilo Krugli, e traz toda a magia e complexidade do universo infantil, recriando momentos de surpresa, medo, coragem, amor e solidariedade.

A primeira noite da Ópera na Pedra Furada será dia 27 de julho com o cantor Lenine, recifense, carioca, brasileiro, com mais de trinta anos de carreira. O cantor traz em suas composições influências de manifestações culturais do Brasil e os inúmeros gêneros musicais. Depois de Lenine, é a vez do Trio Que Chora, formado pelas instrumentistas Marta Ozzetti (flauta), Rosana Bergamasco (violão sete cordas) e Cássia Maria (percussão e voz) se apresentar. Além da flauta, do violão de sete cordas e do pandeiro, o Trio utiliza em suas apresentações uma variedade de instrumentos de percussão e também cantam músicas tradicionais da MPB.

No dia 28 o público terá oportunidade conferir a Bossa na Pedra, com Veikko Von Furstenrencht que toca samba, bossa e confecciona vários instrumentos do samba como cavaquinho, tãntã, cuíca, surdo de corte, treme-terra e maracanã, repique de mão, ganzá e pandeiro. Em seguida, terá a apresentação do grupo Quartchêto, que viaja com refinamento e bom humor por xotes, vanerões, chamamés, chacareras, milongas, rancheiras e bugios. São estas composições próprias do grupo, em shows vibrantes, que tem conquistado o Brasil. O Público confere também o show do grupo Casuarina, formado por amigos que levam o samba made in Brazil a várias partes do planeta.

O último dia do evento, dia 29 de julho, será marcado pela apresentação de Chico Terto, que traz o espetáculo “Para Além das Estrelas”. Baseado em trilha sonora original, o espetáculo apoia-se na geografia natural do local. Por meio de vários elementos de palco, sons, música e luz, faz uma recriação do testemunho das experiências culturais das Américas. O evento será encerrado com a apresentação de Nicolas Krassik que reunindo jazz, choro, samba, forró (e até influência do rock); fará um show vibrante com técnica e emoção, feito para ouvir e dançar.

……….
Fonte: http://portalr10.com


 

[GERAL] FGTS: Caixa antecipa saque do último lote de contas inativas

A Caixa Econômica Federal decidiu antecipar em uma semana o saque das contas inativas do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) para os trabalhadores nascidos no mês de dezembro. A data prevista era 14 de julho, mas o dinheiro estará disponível a partir de sábado (08/07), quando mais de duas mil agências do banco abrirão as portas.

Mais de 2,5 milhões de brasileiros têm direito ao saque a partir do mês de julho. O valor total disponível para saque nesse mês ultrapassa R$ 3,5 bilhões e equivale a aproximadamente 8% do total disponível. Trata-se do último grupo que terá direito ao resgate. Quem não fizer o saque até o dia 31 de julho, terá o recurso devolvido aos saldo das contas que mantêm no fundo.

Até o dia 28 de junho, a Caixa registrou o pagamento de mais de R$ 38,2 bilhões relativos às contas inativas do FGTS. O número de trabalhadores nascidos até novembro e que já sacaram alcançou 22,6 milhões de pessoas. O valor equivale a 95,38 % do total inicialmente previsto (R$ 40 bilhões) e aproximadamente 81% dos trabalhadores (27,7 milhões), nascidos entre janeiro e novembro, beneficiados pela MP 763.

Atendimento especial

A Caixa abrirá cerca de 2 mil agências no sábado (08/07) em todo país entre 9h e 15h. As agências selecionadas terão atendimento exclusivo para realizar pagamento de contas vinculadas FGTS, solucionar dúvidas, promover acertos de cadastro dos trabalhadores e emitir senha do Cartão Cidadão. A relação das agências está no site do banco.

Além disso, está prevista a abertura antecipada (2 horas antes) de todas as agências no dia 10 de julho para pagamento exclusivo de contas inativas do FGTS. Nas regiões em que os bancos abrem às 9h, as agências abrirão às 8h e terão o horário de atendimento prorrogado em 1h.

Como receber

Valores até R$ 1,5 mil podem ser sacados no autoatendimento, somente com a senha do cartão Cidadão. Para valores até R$ 3 mil, o saque pode ser realizado com o Cartão do Cidadão e senha no autoatendimento, lotéricas e correspondentes. Acima de R$ 3.000,00, os saques devem ser feitos nas agências Caixa.

Para facilidade no atendimento, os trabalhadores devem sempre ter em mãos o documento de identificação e Carteira de Trabalho, ou outro documento que comprove a rescisão de seu contrato. Para valores acima R$ 10 mil é obrigatória a apresentação de tais documentos.

Informações

A Caixa criou um serviço exclusivo em seu site para facilitar o atendimento ao trabalhador que tem direito ao pagamento de conta inativa. Na página, o trabalhador pode visualizar se possui contas contempladas pela MP 763/16, o valor que tem a receber, a data do saque e os canais disponíveis para realização do pagamento.

Outra opção de atendimento aos trabalhadores é o Serviço de Atendimento ao Cliente pelo 0800 726 2017. No telesserviço será possível saber se a conta vinculada está apta para recebimento do valor disponível para saque, além de informações sobre os canais de pagamento.

Para realizar a consulta do saldo no 0800 ou no site, o trabalhador deve informar seu número de CPF ou PIS/Pasep (NIS). Nesses canais, o trabalhador pode, inclusive, indicar que deseja receber o crédito em uma de suas contas na Caixa. Já foram realizados mais de 31 milhões de atendimentos pelo 0800 e cerca de 1,6 milhões de atendimentos realizados por operadores no telesserviço.

Quem pode sacar

De acordo com a MP 763/16, o trabalhador que pediu demissão ou foi demitido por justa causa até 31 de dezembro de 2015 pode sacar o saldo da conta vinculada, estando ou não fora do regime do FGTS.

As demais regras de saque das contas ativas não sofreram modificação, ou seja, o saque de contrato de trabalho vigente pode ocorrer nos casos de demissão sem justa causa, moradia própria ou aposentadoria, por exemplo.

…….
Fonte: http://agenciabrasil.ebc.com.br


 

[GERAL] Produtor pode solicitar recursos do Plano Safra a partir de hoje

O agricultor brasileiro poderá contar, a partir de desta segunda-feira (03/07), com recursos para financiar a próxima safra agrícola. São R$ 190,25 bilhões destinados pelo governo federal a operações de custeio, comercialização e investimento, por meio do Plano Agrícola e Pecuário (Plano Safra) 2017/2018.

O Plano Safra 2017/2018 reduziu em 1 ponto percentual ao ano as taxas de juros das linhas de custeio e de investimento e de 2 pontos percentuais ao ano, as dos programas voltados à armazenagem e à inovação tecnológica na agricultura.

No crédito de custeio e de investimento, os juros caíram de 8,5% ao ano e 9,5% ao ano para 7,5% e 8,5%, à exceção do Programa de Construção de Armazéns (PCA) e do Programa de Incentivo à Inovação Tecnológica na Produção Agropecuária (Inovagro), nos quais a taxa será 6,5% ao ano.

O volume de crédito para custeio e comercialização é de R$ 150,25 bilhões, sendo R$ 116,25 bilhões com juros controlados e R$ 34 bilhões com juros livres. O montante para investimento é de R$ 38,15 bilhões, com aumento de 12% em relação à safra anterior.

…..
Fonte: www.cidadeverde.com


 

[PIAUÍ] Sescoop-PI realiza concurso com 40 vagas e salário de mais de 2 mil

O Sescoop/PI – Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado do Piauí- vai incrementar o quadro de funcionários e está com inscrições abertas para teste seletivo. Os interessados podem se inscrever até o dia 26 de julho. Serão 40 vagas para cadastro de reserva para os cargos de Analista de Cooperativismo e Monitoramento, Analista de Operações, Analista Contador e Técnico de Operações e salários de até R$ 2.401,37.

O certame será coordenado pela Crescer Concursos e o edital está disponível no site www.crescerconcursos.com.br, onde o interessado pode realizar a inscrição, que custa R$ 60 para os cargos de nível superior e R$ 40 para nível médio. De acordo com o regulamento, serão disponibilizadas 40 vagas, sendo 10 para cada cargo. As provas serão realizadas no dia 13 de agosto em locais a serem definidos.

Para o cargo de Analista de Cooperativismo e Monitoramento, os requisitos são formação acadêmica: Graduação completa em curso de nível superior (Bacharelado), cursado em Instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC). O salário é de R$ 2.401,37.

Os requisitos para o cargo de Analista de Operações são: Ensino Superior completo em Gestão de Cooperativas; Tecnologia em Cooperativismo; Agronomia; Contabilidade; Economia; Pedagogia; ou Administração (Diploma, declarações ou certificados de conclusão de curso, reconhecido pelo MEC). Outras Graduações serão aceitas, desde que tenha concluído pós-graduação lato-sensu reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC) na área de gestão de cooperativas, gestão estratégica ou gerenciamento de projetos. O salário é de R$ 2.401,37.

Para o cargo de Analista Contador, os requisitos são Ensino Superior completo em Ciências Contábeis com registro no CRC ativo. (Diploma, declarações ou certificados de conclusão de curso, reconhecido pelo MEC). O salário é de R$ 2.401,37. Já para o cargo de Técnico de Operações, a exigência é Ensino Médio Completo. O salário é de R$ 1.142,90.

VEJA EDITAL

Fonte: Portal MN


 

[PICOS] Centenas de bikers encaram 92 km do Picos Pro Race e Daniel Zoia é o campeão

O mineiro Daniel Zoia da equipe Audax Bike/FSA/Marzocchi foi o campeão da geral do Picos Pro Race, a maior maratona de mountain bike do Norte e Nordeste do Brasil, que movimentou mais de 450 ciclistas no último domingo, na região de Picos, Sul do Estado do Piauí.

Zoia, da categoria Elite, seguia colado por mais dois ciclistas até o km 60 da prova, mas a partir daí, quando os treechos de longas e difícieis subidas começaram a despontar, o mineiro mostrou a que veio e disparou, deixando para trás piauiense, paraibano, pernambucano e o segundo colocado da prova, o cearense Gilberto Silva (equipe Bicipeças Cycle Tem), tamém da Elite.

Zoia ganhou um prêmio de R$ 2.000,00 pela colocação geral e mais o prêmio em dinheiro por ser o campeão da sua categoria. O evento movimento o sábado e o domingo no Picos Plaza Shopping, tendo apresentações de bandas de música e muita agitação na cidade, o que deixou a todos satisfeitos, uma vez que o evento movimento também a economia da região.

O mineiro fez o tempo total de 3h39min33s, uma larga vantagem em relação a Giberto Silva, que completou em 2º geral com o tempo de 3h46min21s. O terceiro colocado foi o paraibano Sharlys Silva, da Wetek bikesystem. O quarto colocado foi o piauiense de Teresina Francisco Édio Neves, Equipe Audax, com o tempo de 3h58min30s.

“É a segunda vez que eu venho para o Picos Pro Race, é uma prova que realmente exige bastante do nível físico e técnico dos atletas, altimetria de 1.400 de acumulado.

É um percurso bastante duro, principalmente pelo calor intenso, trechos de areia, mas a parte mais dura para mim foi o Km 65, em uma subida que definiu a prova. Depois dela, até o final, vim mantendo um ritmo e consegui a vitória para a prova”, disse Zoia.

Gilberto Silva disse que a prova é sempre um desafio. “É uma prova muito dura, muito obstáculo, fiz uma largada consciente, tentei levar a prova até o final e correr aqui é sempre muito bom”, afirma o atleta.

O paraibano Sharlys Silva, que corre provas de maratona no Nordeste, ficou com a terceira colocação. Ele conseguiu manter-se no primeiro lugar até o Km 65, mas os imprevistos com a bike não o deixaram na dianteira. “Você vai se aperfeiçoando nesse tipo de prova, é sempre bom testar seus limites”.

Este ano o Picos Pro Race teve um número recorde de inscritos em provas no PIauí, com 450 atletas vindos de dez Estados.

A prova contou com o auxílio das prefeituras das cidades por onde passou como Santana do Piauí e Bocaina, que ofereceram mesas de frutas e até um chuveirão, em Satana do Piauí, para recepcionar os atletas que enfrentaram a alta temperatura e as trilhas técnicas de uma das competições mais bem conceituadas do país.

“Estou muito satisfeito com o bom resultado da prova, não aconteceu nenhum incidente grave e que venham mais provas”, disse o organizador do evento, Daniel Freitas.

Entre as mulheres, a campeã geral foi a pernambucana Alexsandra Noronha, seguida da cearense de Fortaleza, Venilda Eli, esta que recentemente venceu o Desafio das Opalas, prova realizada pela Federação de Ciclismo do Piauí – FCP, no município de Pedro II. Alexsandra elogiou a estrutura do PPR.

“Foi uma prova de alto nível, estão todos de parabéns. A minha vitória foi um somatório de prática e resistência. Tive que aumentar o ritmo com 30 ou 40 Km para poder alcançar a primeira colocação”, disse a atleta estreante na competição, na categoria Elite, pela equipe Casco de Pedra. Na categoria Master Feminino, a grande vencedora foi a também pernambucana Joziane de Moura, da equipe Camarote Radical.

Ela diz que teve boa resistência à prova até o Km 70, mas, depois disso, sentiu o calor e as dificuldades das subidas do percurso, que foi elaborado para deixar a competição ainda mais técnico, como é característico do evento. “Larguei com força e como eram 92 Km, nos 22 quilômetros finais já fiquei sem forças. No ano passado, também competi e fiquei em quarto lugar. Este ano consegui liderar quase toda a prova”, disse com satisfação a atleta.

O Picos Pro Race 2017 valeu como a 6ª etapa do Piauiense de Mountain Bike e ranking nacional da classe XCM1. Realização: Naativa. O resultado oficial pode ser consultado no site www.xcrono.com.br

…………
Fonte: www.cidadeverde.com


 

[ALEGRETE] Prefeito Márcio Alencar cria e a Câmara aprova o Programa Imposto Ecológico

Foi votado e aprovado por unanimidade na Câmara Municipal de Vereadores de Alegrete do Piauí, um Projeto de Lei inovador e audacioso, intitulado “Programa Imposto Ecológico” de autoria do Poder Executivo.

O ‘Programa Imposto Ecológico’, foi apresentado aos vereadores pelo professor Edson Ribeiro e tem como objetivo fomentar medidas que preservem, protejam e recuperem o meio ambiente, ofertando em contrapartida benefício tributário ao contribuinte. Assim, será concedido benefício tributário, consistente na redução do Imposto Predial e Territorial Urbano – IPTU, às pessoas físicas e jurídicas proprietárias de imóveis residenciais e comerciais que adotem medidas que estimulem a proteção, preservação e recuperação do meio ambiente, bem como a defesa e prevenção epidemiológica.

Para a obtenção dos benefícios previstos no ‘Imposto Ecológico’, no caso do IPTU deverão ser adotadas as seguintes medidas: Sistema de captação e reuso da água da chuva; Erradicação de focos potenciais de disseminação de vetores epidemiológicos; Participação ativa e continuada no Programa de Coleta Seletiva Municipal.

“O projeto visa a proteção do meio ambiente onde na medida que o cidadão cuida do meio ambiente, garante desconto no seu IPTU, de acordo com ações realizadas a favor do meio ambiente contempladas no referido Projeto” garante o prefeito Márcio Alencar.

A primeira dama, Andréa Maria, destacou durante a sessão ao Cidades Na Net os benefícios que o projeto traz para o povo alegretense. “Umas das ações do projeto é a coleta seletiva de lixo. Onde estará retirando aos poucos das ruas os famosos lixeiros, passando o lixo a ser recolhido na porta da casa dos cidadãos alegretenses, onde eles farão a separação dos resíduos domiciliares seco e úmido”, disse.

O projeto foi aprovado e segue para sanção, nos próximos dias, uma equipe comandada pela primeira dama dará inicio com a campanha de conscientização da campanha de lixo por todos os bairros da cidade.

…….
Fonte: http://cidadesnanet.com


 

[PARNAÍBA] MP exige que empresários deixem o Porto das Barcas

O Promotor de Justiça Antenor Filgueiras Lôbo Neto conduziu três vistorias ao local e constatou prostituição, inclusive de crianças e adolescentes, uso indiscriminado de drogas ilícitas e outras irregularidades e solicitou saída da Associação Comercial.

Menos de uma semana depois de o governador anunciar emergência sobre a situação do Porto das Barcas, a primeira Promotoria de Justiça de Parnaíba ajuizou ação civil pública com o objetivo de promover a anulação de termo de cessão de uso celebrado entre o Estado do Piauí e a Associação Comercial de Parnaíba, que concedeu à entidade privada o uso do Complexo Arquitetônico Porto das Barcas.

O Ministério Público chama a atenção para o estado de abandona em que se encontra o local, que é um dos principais pontos turísticos da cidade, detendo inestimável valor histórico e cultural.

O Promotor de Justiça Antenor Filgueiras Lôbo Neto conduziu três vistorias no Porto das Barcas, constatando que a situação é, de fato, caótica. “Os problemas são muitos e diversificados, a exemplo da falta de segurança pública, em razão da desativação do Posto Avançado da Polícia Militar no local, a prostituição, inclusive de crianças e adolescentes, o uso indiscriminado de todo o tipo de drogas ilícitas, o medo consciente por parte dos comerciantes que trabalham nas lojas do referido complexo, além de rachaduras nas estruturas dos prédios que compõem o referido complexo, bem como o comprometimento dos telhados, de toda parte hidráulica e de toda parte elétrica”, relata o representante do Ministério Público.

Ao questionar a Secretaria de Estado da Cultura, o Promotor de Justiça recebeu a informação de que o uso do complexo estava cedido à Associação Comercial de Parnaíba. Contudo, a própria Procuradoria Geral do Estado opinou pela nulidade do termo de cessão, em parecer datado de maio deste ano.

“Essa inércia e descaso com a preservação, fiscalização e constante restauração da área do Complexo do Porto das Barcas, naturalmente traduz abuso de poder por omissão, desvio de finalidade e afronta o princípio constitucional da legalidade que rege toda a atividade da Administração Pública”, observa Antenor Filgueiras.

Além da anulação do termo de cessão, o Promotor de Justiça requereu determinação do Poder Judiciário para que se materialize decretação de estado de emergência por parte do Chefe do Executivo Estadual, no tocante ao grau de complexidade e de abandono de toda a estrutura física do Complexo Arquitetônico do Porto das Barcas.

O Ministério Público ainda requer a contratação de empresa especializada e reconhecida nacionalmente para a recuperação e a revitalização das estruturas; a imediata reabertura do Posto de Policiamento Avançado da Polícia Militar; e o recadastramento de todos os comerciantes que atuam nos pontos comerciais.

Fonte: MP + http://clubesat.com


30/06/2017

[TERESINA] Médicos suspendem mutirão de cirurgias em protesto contra corte de ponto

O Sindicato dos Médicos do Piauí (Simepi) decidiu suspender o mutirão de cirurgias eletivas do Hospital Getúlio Vargas (HGV), que tem ocorrido regularmente aos sábados. Em entrevista ao Cidade Verde Notícias, o presidente da entidade, Samuel Rêgo, explicou que a medida é um protesto em razão do corte do ponto de profissionais da rede estadual. A categoria pretende suspender atendimentos eletivos nas próximas terça, quarta e quinta-feira.

Samuel Rêgo denunciou corte do salário de médicos que trabalharam e criticou a forma como o ponto eletrônico está sendo implantado. O médico disse que várias reuniões foram feitas para discutir a questão, que desandou depois da saída de Francisco Costa do comando da Secretaria de Saúde.

“Você imagina no meio da cirurgia um médico sair para bater o ponto. (..) É diferente de estar atendendo papel. Médico atende é gente, é ser humano”, disse na Rádio Cidade Verde o presidente do Simepi, afirmando que o sistema é falho cortou o salário até de profissionais que estavam de férias.

O sindicalista culpou o secretário de administração, Franzé Silva, pelo problema. “Eu queria só perguntar para ele se amanhã, que não vai ter mutirão, se é ele, seu Franzé, que vai lá fazer cirurgia. Quem faz cirurgia é médico. Você tem que respeitar essa categoria”, acrescentou o presidente do Simepi. “Dessa forma que eles estão fazendo a produtividade vai cair, a qualidade da saúde vai cair”.

Rêgo explicou que os médicos não pedem uma regalia, mas que sejam observadas as peculiaridades da categoria, como a imprevisibilidade da duração de cirurgias, por exemplo. O presidente do sindicato acrescentou que a rede privada não faz uso do ponto eletrônico e disse que a melhor forma de o Estado controlar a frequência dos profissionais é através da sua produtividade.

Resposta ao vivo

Franzé Silva participou, por telefone, do Cidade Verde Notícias logo após a entrevista do presidente do Simepi. O secretário explicou a situação e debateu o assunto ao vivo com Samuel Rêgo.

Segundo o gestor, houve um grupo de profissionais que ignorou o ponto eletrônico. “Se o servidor resolveu ignorar o sistema, não houve por parte da direção do hospital nenhuma orientação para a Secretaria de Administração em relação a esses fatos”, disse o secretário, afirmando que casos específicos, como a denúncia de servidores de férias que tiveram o salário cortado, serão analisados.

“Esse processo de implantação do ponto eletrônico tem sido feito em todas as áreas do serviço público do Piauí. É uma determinação do governador Wellington Dias, é uma forma de a gente fazer o controle da despesa pública e acima tudo de ter a certeza que o servidor vai estar no seu local de trabalho, no horário determinado pelo seu contrato, para atender a população”, disse Franzé Silva. O gestor disse que a implantação na área da saúde ficou por último por conta das peculiaridades do trabalho da categoria.

Franzé Silva admitiu que existem situações específicas, como médicos que fazem cirurgias sem ter hora para sair. Contudo, garantiu que é necessário fazer o controle do comparecimento dos profissionais de saúde nos seus locais de trabalho. “Não iremos permitir, depois dessa gestão, de tanto trabalho com o recadastramento, que é o esse processo de integração, que a população do Piauí venha a pagar servidor que não trabalha”, acrescentou.

Samuel Rêgo questionou Franzé Silva e pediu para verificar os dados do corte de ponto na Secretaria de Administração. “O fato é que foi cortado o vencimento de quem estava batendo o ponto, secretário!”, disse o sindicalista. Franzé rebateu e prometeu mostrar os relatórios, que comprovariam a existência de faltas normais dos médicos por não baterem o ponto, como casos de profissionais da área de saúde com o mês inteiro sem o registro da biometria no local de trabalho.

……………
Fonte: http://cidadeverde.com/


 

[PIAUÍ] Estado retoma duplicação da BR 343 e restauração de ponte em Parnaíba

Em agenda, nesta sexta-feira (30/06), com o diretor-geral do Departamento de Estradas de Rodagem (DER), Castro Neto, o governador Wellington Dias firmou ordem de serviço para retomada imediata das obras da BR 343, no trecho saída de Teresina para Altos. Na ocasião também foi autorizada a retomada da reforma da ponte Simplício Dias, em Parnaíba.

De acordo com o Governo do Estado, as obras da BR-343 estavam paralisadas por problemas com a construtora. “Rescindimos o contrato com a construtora e agora daremos ordem de serviço à segunda colocada do processo licitatório”, explicou o diretor do DER. A obra está orçada em aproximadamente R$ 34 milhões e a previsão de conclusão estabelecida pelo DER é para o mês de julho do ano que vem.

A outra ordem de serviço autorizada foi para a ponte Simplício Dias, que liga Parnaíba ao município de Ilha Grande. A reforma da estrutura está orçada em cerca de R$ 4,9 milhões e deve ser concluída ainda este ano.

“São duas obras prioritárias do DER e da gestão do governador Wellington Dias que trarão grandes benefícios a nossa população”, assegurou Castro Neto. Na audiência com o governador também foi aprovada a pavimentação asfáltica de vias urbanas de Parnaíba.

……..
Fonte: http://www.pi.gov.br/


 

[PIAUÍ] Seduc aplica Avaliação Institucional em escolas da rede

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) procura aprimorar a qualidade da educação oferecida no Estado. Pensando nisso, a Coordenação de Avaliação Educacional e Currículo (Caec) está aplicando a primeira Avaliação Institucional de 2017 em todas as escolas da Rede Pública Estadual de Ensino.

A Avaliação Institucional é uma das formas da gestão conhecer o que pensam os diferentes segmentos, seus anseios, fragilidades e pontos fortes. Com as análises que os resultados da aplicação da avaliação institucional permitem, o gestor tem condições de promover e estimular a melhoria do desempenho de toda a equipe escolar, estabelecendo a sintonia do trabalho e entre as pessoas.

Dividida em seis dimensões: clima escolar; prática pedagógica e avaliação; ensino e aprendizagem da leitura e da escrita; gestão escolar democrática; formação e condições de trabalho dos profissionais da escola e acesso e permanência dos alunos na escola, a avaliação será usada para que seus resultados possam servir de base para diagnosticar obstáculos na aprendizagem, para a tomada de decisões em equipe e para saber como prosseguir no processo de aprendizagem.

“Queremos, também, estimular um processo reflexivo e de autocrítica de todos os profissionais envolvidos e, se necessário, redirecionar o planejamento porque essa análise nos dará conhecimento de quais são as prioridades e urgências”, explica Cosme de Carvalho, coordenador do Caec.

O resultado da avaliação deve sair na primeira quinzena de agosto e, a partir dos indicadores, as escolas, junto com a gestão regional e a Seduc, darão os encaminhamentos que se fizerem necessários.

……..
Fonte: http://www.pi.gov.br/


[GERAL] Governo diz que recurso para emitir passaportes virá de convênios internacionais

Os R$ 102,4 milhões que o governo vai direcionar para a emissão de passaportes virão de recursos previstos para convênios com organismos internacionais. A informação é do Ministério do Planejamento.

Na terça-feira (27), a Polícia Federal suspendeu a emissão de novos passaportes para quem tentou fazer a solicitação depois das 22h. Em nota, a Polícia Federal informou que a suspensão ocorreu por “insuficiência de orçamento destinado às atividades de controle migratório e emissão de documentos de viagem”. De acordo com a PF, o setor atingiu o limite de gastos previstos na Lei Orçamentária da União.

Um dia após, na quarta-feira (28), o governo federal informou o envio ao Congresso Nacional de projeto de lei propondo abertura de crédito suplementar acima de R$ 102 milhões para o Ministério da Justiça regularizar os pagamentos para emissão de passaportes.

A previsão inicial é que o recurso fosse remanejado do Ministério da Educação. De acordo com o Ministério do Planejamento, a Comissão Mista de Orçamento do Congresso Nacional pediu a substituição da fonte dos recursos, que agora virão da dotação de convênios com organismos internacionais.

………….
Fonte: http://agenciabrasil.ebc.com.br/


 

[GERAL] Bandeira tarifária nas contas de energia de julho será amarela

A bandeira tarifária que será aplicada nas contas de energia em julho será amarela, o que significa um acréscimo de R$ 2 a cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos. Segundo a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), o fator que determinou o acionamento da bandeira amarela foi o aumento do custo de geração de energia elétrica.

O sistema de bandeiras tarifárias foi criado em 2015 como forma de recompor os gastos extras com a utilização de energia de usinas termelétricas, que é mais cara do que a de hidrelétricas. A cor da bandeira é impressa na conta de luz (vermelha, amarela ou verde) e indica o custo da energia em função das condições de geração.

Quando chove menos, por exemplo, os reservatórios das hidrelétricas ficam mais vazios e é preciso acionar mais termelétricas para garantir o suprimento de energia no país. Nesse caso, a bandeira fica amarela ou vermelha, de acordo com o custo de operação das termelétricas acionadas.

Neste ano, as contas de luz já tiveram bandeira vermelha, nos meses de abril e maio, e em junho a bandeira ficou verde. A Aneel já disse que deverá revisar no ano que vem a metodologia que define o acionamento das bandeiras tarifárias, para evitar mudanças bruscas de um mês para o outro.

Segundo a Aneel, o sistema de bandeiras tarifárias sinaliza o custo real da energia gerada, possibilitando aos consumidores o uso consciente da energia elétrica.

………….
Fonte: http://agenciabrasil.ebc.com.br/


 

[PIAUÍ] Ministro do TST cancela fechamento de 144 bancos postais no estado

Uma decisão do ministro vice-presidente do Tribunal Superior do Trabalho (TST), Emmanoel Pereira, suspendeu os efeitos da decisão que determinava o fechamento de 114 agências postais no Piauí. Uma ação judicial da 4ª Vara do Trabalho de Teresina determinava que as agências do Correios, que atuam como banco postal, deveriam ter condições de segurança para funcionarem como a instalação de portas giratórias de segurança individual, detectores de metal, blindagem, circuito interno de filmagem e a contratação de vigilância armada durante o expediente de funcionamento. Em função disso, os Correios anunciaram o fechamento, alegando que não tem condições de cumprir essas exigências.

O ministro Emmanoel Pereira concedeu efeito suspensivo à decisão que determinava as condições de segurança para o funcionamento das agências. “Há possibilidade de que possa causar dano irreparável ou de difícil reparação”, considerou o ministro na decisão, concedendo efeito suspensivo até a decisão final do processo.

Ele mandou oficiar com urgência a presidente do Tribunal Regional do Trabalho do Piauí e a juíza titular da 4ª Vara do Trabalho de Teresina sobre o interior teor da decisão. A decisão da 4ª Vara do Trabalho de Teresina, em ação civil pública ajuizada pelo Ministério Público do Trabalho, tinha como argumento proteger empregados e clientes de assaltos ocorridos com frequência, após a empresa ter inaugurado o Banco Postal. Mas as agências postais terminam fazendo o papel dos bancos para atender a população, principalmente, nos municípios onde houve assalto às agências bancárias e caixas eletrônicos, que, depois das ocorrências ficam vários meses sem funcionar.

O deputado federal Júlio César (PSD) esteve reunido com o ministro para tratar do assunto. “Os ministros se sensibilizaram com a situação, entenderam a necessidade dos bancos postais e de seus serviços bancários para a população principalmente a mais carente que precisa sacar seus benefícios sociais”, disse o parlamentar.

……….
Fonte: http://clubesat.com
Foto: Ascom


 

[PIAUÍ] IFPI abre inscrições para editais de apoio à iniciação científica

A Pró-reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (PROPI) do Instituto Federal do Piauí (IFPI) lançou seis editais destinados a ofertas de bolsas de iniciação científica.

Servidores e alunos (de cursos superiores e técnicos) podem concorrer à oferta de bolsas.

Confira os editais:

PIBIC – 344 bolsas, no valor mensal de R$ 400,00 (quatrocentos reais), para alunos de cursos superiores.

PIBIC IT – 25 bolsas, no valor mensal de R$ 400,00 (quatrocentos reais), para alunos de cursos superiores.

PIBIC-Jr. – 185 bolsas, no valor deR$ 300,00(trezentos reais), destinadas a alunos de cursos técnicos.

PIBIC-Jr. –IT – 25 bolsas, no valor mensal de R$ 300,00 (trezentos reais), para alunos de cursos técnicos.

PIBIC CNPq -10 bolsas, no valor mensal de R$ 400,00 (quatrocentos reais), destinadas a alunos de cursos de graduação.

PIBITI-CNPq – 5 bolsas, no valor mensal de R$ 400,00 (quatrocentos reais), destinadas a alunos de cursos de graduação.

Em todos esses editais, os alunos serão orientados por um servidor do Instituto Federal do Piauí. Os quatro primeiros editais possuem recursos do próprio IFPI. Nos dois últimos, os recursos são provenientes de parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Os interessados devem observar os critérios de inscrição específicos de cada edital. A PROPI também informa que as mudanças na estrutura dos editais e nos critérios de avaliação são resultantes do fato de as inscrições serem feitas no SUAP.

……….
Fonte: http://libra.ifpi.edu.br/


 

[UNIÃO] Uespi oferece vagas em Curso de Extensão – Conversação em Língua Espanhola

A Universidade Estadual do Piauí (Uespi), através do Núcleo de Educação à Distância (NEAD/EAD), oferece 51 vagas para Curso de Extensão – Conversação em Língua Espanhola, disponibilizados à comunidade.

As matrículas começam hoje (30/06) e seguem até o dia 04 do mês de julho, deste ano de 2017. Podem ser feitas no polo da Universidade Aberta do Brasil (UAB), Bairro São Sebastião, em União.

Poderão participar Professores de Escola Pública (Ensino médio) e alunos de ensino médio.

Os documentos necessários para efetuar as matrículas são RG, CPF, contracheque ou declaração para professor do ensino médio e histórico escolar para alunos (ensino médio).

O curso terá início no dia 08 de julho de 2017 e será concluído em 29 de julho de 2017 e será ofertado na plataforma, havendo dois encontros presenciais.

A organização informa, ainda, os critérios de desempate para adquirir uma vaga no Curso de Extensão. São eles: maior tempo de experiência (para professores) e histórico de notas (para alunos).

……..
Fonte: http://www.cliqueuniao.com.br/


[PIAUÍ] Estado é o 4º em investigação da PF por crime de desvio de recursos

O delegado da Polícia Federal, Reinaldo Camelo Carvalho, chefe da Delegacia de Repressão à Corrupção e Crimes Financeiros, informou que o Piauí é o quarto Estado com maior número de abertura de inquéritos para investigar desvio de recursos públicos.

São 603 inquéritos em andamentos. O Piauí só perde para os Estados do Maranhão, Bahia e Minas Gerais. No total no País, são 9.240 inquéritos que apuram desvio de recursos públicos.

Segundo o delegado, as áreas mais afetadas são as da Saúde e Educação e justifica: “A corrupção atua aonde tem mais dinheiro e é mais fácil desviar e o dano é maior”. As fraudes ocorrem principalmente em prefeituras e órgãos estaduais.

Ao participar de evento do Tribunal de Contas do Estado (TCE) em Floriano, o delegado Reinaldo Carvalho, não revelou valores da corrupção no Piauí alegando que são dados sigilosos da PF.

O delegado participou da palestra de combate a corrupção e lavagem de dinheiro de abertura do 33º Seminário de Formação de Controladores Sociais e Ouvidoria Itinerante do TCE em Floriano.

Participaram do evento, o presidente do TCE, Olavo Rebelo, conselheiro Delano Câmara, diretor da escola de gestão e controle e o prefeito de Floriano, Joel Rodrigues.

Lava Jato

O delegado citou a operação Lava Jato, a maior investigação de corrupção e lavagem de dinheiro que o Brasil já teve, como uma ação eficaz de combate aos desvios. O delegado lembrou ainda que as mesmas empresas enroladas hoje na Lava Jato são as mesmas que apareceram na CPI do Orçamento em 1993, que apurou desvio de recursos públicos por meio do orçamento da União.

“A corrupção é um mal que afeta principalmente os cidadão mais pobres, causando danos. Os ricos sabem se virar, agora os pobres precisam de saúde, educação, saneamento básico e os desvios impedem que se tenha acessos esses benefícios porque a corrupção inviabiliza o oferta desses serviços”, ressaltou o delegado.

Segundo o delegado, quatro mil inquéritos são abertos por mês no País para apurar desvio de recursos.

“A população tem que se conscientizar e denunciar o que elas consideram que são indícios de corrupção no serviço público”.

Reinaldo Carvalho elogiou a iniciativa do TCE de levar aos municípios o  trabalho de qualificação de gestores e capacitação de controladores sociais.

……….
Fonte: www.cidadeverde.com


 

[PIAUÍ] TCE quer rede de combate à corrupção e de defesa da boa gestão nos municípios do estado

O presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE-PI), conselheiro Olavo Rebelo, defendeu na abertura do XXXIII Seminário de Formação de Controladores Sociais e Ouvidoria Itinerante, em Floriano, a criação de uma rede informal de entidades e pessoas para promover a boa gestão e combater desvios de recursos públicos, fraudes em licitações e outros crimes de corrupção.

“Em toda cidade há pessoas de bem e instituições que defendem a boa aplicação dos recursos públicos e o desenvolvimento de seu município. São essas pessoas que queremos envolver num trabalho de fiscalização e defesa da boa gestão, para que a administração pública funcione mais em prol da sociedade”, afirmou. Ele disse que essa rede deve envolver vereadores, imprensa, conselheiros municipais e outros segmentos sociais. “É uma corrente formada por cidadãos que se preocupam com o bem estar da população e com o combate à corrupção”, explicou.

A abertura do Seminário ocorreu no auditório do Campus Amilcar Ferreira Sobral, da Universidade Federal do Piauí (UFPI), em Floriano, com a presença de várias autoridades e representantes de instituições e entidades da sociedade civil. O prefeito Joel Rodrigues (PP), disse que o TCE-PI tem feito um destacado trabalho de prevenção, por meio da orientação aos gestores. “O TCE-PI tem a função de punir o mau gestor, mas tem demonstrado uma preocupação com a orientação e qualificação do gestor. É disso que precisamos, porque muitos gestores não têm equipes qualificadas.

……….
Fonte: www.cidadeverde.com


 

[PIAUÍ]: Programa de Trainee seleciona 14 vagas para o Piauí

Foi iniciada na última semana as etapas para a seleção de 14 profissionais trainees para o Grupo Alfa, que emprega aproximadamente 1 mil funcionários. Em Picos e Floriano, o grupo atua como revendedor da Ambev. Além dessas dos dois municípios, há vagas também para a capital.

Os interessados pelas vagas em Teresina podem se candidatar até o dia 30 de junho. As vagas são distribuídas pelos setores comercial, financeiro, administrativo e de logística. Das 14 vagas, 10 são para Teresina, 2 para Floriano e 2 para Picos. Em Picos, as etapas serão realizadas nos dia 07 e 08 de julho. Em Floriano, nos dias 10 e 11 de julho. Para mais informações ligue: 86 3303-1597.

……….
Fonte: www.cidadeverde.com


 

[PIAUÍ] Eletrobras cortará o fornecimento de energia de inadimplentes no Médio Parnaíba

As ações de recuperação de créditos da Eletrobras Distribuição Piauí estão concentradas na regional Centro-Sul do Estado durante esta semana. As suspensões de energia elétrica por inadimplência iniciaram pela Unidade de Atendimento ao Consumidor (UAC) de Água Branca, onde a dívida ativa chega a R$ 4,7 milhões de um total de R$ 193 milhões em todo o Piauí.

Durante as ações, 15 equipes devem realizar ações de cobrança nos 15 Municípios da UAC Água Branca, até sexta-feira (30/06). “Todas as ordens de serviço são geradas, automaticamente, pelo sistema, que detecta apenas quem está com, pelo menos, 45 dias de atraso com a Eletrobras”, ressalta o Líder de Serviços Comerciais-Floriano, Jairo Costa.

Para facilitar que o consumidor fique em dia com a Distribuidora, a Eletrobras Piauí está oferecendo 100% de desconto de juros de mora e multa nos pagamentos à vista. A negociação de débitos pode ser realizada nas agências de atendimento ou pelo telefone 0800 086 0800.

Além das ações de corte, a Eletrobras Piauí realiza fiscalizações para coibir a autor religação, para isso, conta com o auxílio dos policiais do Grupo de Repressão ao Crime Organizado (Greco).

Fazem parte da região do Médio Parnaíba os municípios de Água Branca, Regeneração, Amarante, São Pedro do Piauí, Miguel Leão, São Gonçalo do Piauí, Lagoinha do Piauí, Barro Duro, Angical, Passagem Franca, Agricolândia, Jardim do Mulato, Hugo Napoleão, Olho D’Água do Piauí e Santo Antônio dos Milagres.

……….
Fonte: Eletrobras + http://www.agorapiaui.com

 


29/06/2017

[PIAUÍ] Governador decreta racionamento de água em 27 cidades do Piauí

O governador Wellington Dias (PT), assinou decreto que estabelece racionamento de água em 27 municípios do Piauí por prazo indeterminado. A medida ocorre por conta da estiagem prolongada no semiário, que provocou a escassez nos reservatórios que abastecem a região, e prevê bônus ou sobretaxa para quem consumir foras metas estabelecidas. Também fica proibido o uso de água da rede pública para lavar carros e calçadas.

A maior cidade alvo do racionamento é São Raimundo Nonato, que conta com cerca de 34 mil habitantes e abriga o parque nacional Serra da Capivara. Os reservatórios nos municípios do decreto estão com capacidade inferior a 10%.

O decreto impõe racionamento para residências, indústrias e comércios, “inclusive podendo ser adotadas outras medidas de contingenciamento tais como rodízios e/ou suspensão temporárias, com o  objetivo de compatibilizar a demanda e a oferta de forma a reduzir os riscos de descontinuidade no fornecimento de água”.

O fornecimento de água deverá ser garantido para hospitais, postos de saúde e escolas “desde que hajam reservatórios adequados nas dependências dos estabelecimentos para o seu recebimento”.

Com a medida, o governador autoriza ainda que os órgãos do Estado estabeleçam medidas de restrição ao uso de água tratada para finalidades não essenciais e até criar bônus para os que consumirem menos que o limite máximo, ou cobrar taxas de quem extrapolar o teto proposto.

Por último, o decreto proíbe “o uso de água da rede pública para lavar carros ou calçadas, regar jardins, flores, hortas ou outros simulares”. Não há definição de punições em caso de descumprimento.

Veja a lista dos municípios onde ocorrerá o racionamento:


……….
Fonte: www.cidadeverde.com


 

[PIAUÍ] Estrada que liga São Lourenço e Dom Inocêncio terá obra retomada

A Secretária da Infraestrutura do Estado (Seinfra), Janaínna Marques, esteve em audiência com o governador Wellington Dias com o objetivo de tratar sobre futuros projetos e obras que estão sendo desenvolvidos pela Seinfra.

Dentre os vários assuntos abordados na audiência, está a retomada da obra de pavimentação da estrada que liga o município de Dom Inocêncio a São Lourenço do Piauí. A obra vem sendo realizada por etapas, uma vez que devido aos períodos chuvosos na região, a construtora responsável pelas atividades é obrigada a parar as atividades.

De acordo com a secretária Janaínna Marques, na oportunidade, foi alinhado com o chefe do executivo a retomada de diversas outras obras. “Tratamos aqui hoje sobre as várias ações que vem sendo desenvolvidas pela Seinfra no estado do Piauí, como a construção do Centro Esportivo de Oeiras, praças, calçamentos e estradas vicinais que estamos desenvolvendo no estado com o objetivo de melhorar a qualidade de vida dos piauienses”, afirmou a gestora.

A secretária falou ainda sobre a retomada da obra de pavimentação, que liga as cidades de São Lourenço a Dom Inocêncio. “É com muito empenho que estamos trabalhando para concluir essa obra que é uma reivindicação antiga da população da região, assim como um grande desejo meu, e do governador Wellington Dias, que essa obra seja concluída. A estrada possui cerca de 80 quilômetros, e já foram realizados 25 quilômetros de terraplangem e 18 quilômetros de pavimentação em TSD”.

A pavimentação consiste na terraplanagem, técnica construtiva que visa aplainar e aterrar terrenos, pavimentação em TSD e construção de cinco pontes. A expectativa é que a conclusão da obra aconteça até o final deste ano.

……….
Fonte: www.cidadeverde.com


 

[FLORIANO] TCE-PI reúne gestores e controladores sociais em seminário

Uma das necessidades essenciais de uma comunidade é o acesso à água de qualidade! É por isso, que no último final de semana, o prefeito de Buriti dos Lopes, Junior Percy, acompanhado do vice-prefeito, Jarbas Fortes, participaram de uma reunião com os moradores da comunidade São Domingos, localizada na zona rural do município, onde foram tratados assuntos de relevância para os moradores, entre eles, abastecimento de água.

Durante a reunião, Júnior Percy ouviu membros da associação de moradores e conversou com algumas pessoas. A presidente da associação falou das dificuldades que a comunidade enfrenta e pediu ajuda ao gestor.

Segundo ela, um dos maiores problemas é a falta de água. O gestor lamentou o problema e garantiu que vai lutar para solucionar o problema. Em parceria com a Funasa, a Prefeitura de Buriti dos Lopes deverá investir quase meio milhão de reais na comunidade.

O prefeito falou que será implantado uma Estação de Tratamento de Água – ETA – e também serão instaladas duas bombas para capitação da água do rio. Serão mais de 5 km de rede de distribuição de água.

O gestor reforçou seu compromisso com os moradores e disse que vai exigir celeridade, para que os populares sejam beneficiados o mais breve possível. “Essa situação é delicada e por isso estamos agindo com compromisso e dedicação para garantir que essas pessoas sejam assistidas com o serviço de água tratada, que é essencial para a saúde e bem-estar dos moradores dessa região”, disse Percy.

……….
Fonte: Ascom + www.cidadeverde.com


 

[FLORIANO] XXXIII Seminário de Formação de Controladores Sociais e Ouvidoria Itinerante

Prefeitos, presidentes de Câmaras Municipais e vereadores de Floriano, Guadalupe, Jerumenha, Baixa Grande do Ribeiro e outros municípios participaram da abertura do XXXIII Seminário de Formação de Controladores Sociais e Ouvidoria Itinerante, na noite desta quarta-feira (28), em Floriano (240 quilômetros ao sul de Teresina). Representantes do Ministério Público, Defensoria Pública, de entidades sindicais e da sociedade civil, conselheiros municipais e cidadãos em geral também estiveram presentes.

No total, 396 pessoas lotaram o auditório do Campus Amilcar Ferreira Sobral, da Universidade Federal do Piauí (UFPI), em Floriano. O evento é realizado pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE-PI), por meio da Escola de Gestão e Controle (EGC), com a finalidade de qualificar os gestores e capacitar os representantes da sociedade civil para o exercício do controle social da gestão pública. A abertura foi feita pelo presidente do TCE-PI, conselheiro Olavo Rebelo, pelo diretor da EGC, conselheiro-substituto Delano Câmara e pelo prefeito de Floriano, Joel Rodrigues.

A palestra de abertura foi feita pelo delegado da Polícia Federal Reinaldo Camelo de Carvalho, chefe da Delegacia de Repressão à Corrupção e a Crimes Financeiros (Delecor) no Piauí, sobre “Corrupção e Lavagem de Dinheiro”. O procurador José Araújo Pinheiro Júnior, do Ministério Público de Contas, falou sobre “Julgamento das Contas do Prefeito: Câmaras Municipais ou Tribunais de Contas?”; e o auditor de Controle Externo Alex Sertão, diretor da Dfap (Diretoria de Fiscalização de Atos da Administração Pública) do TCE-PI, discorreu sobre “Regime Próprio de Previdência Social”, seguido de debate entre os participantes.

O Seminário prossegue nesta quinta e sexta-feira, com minicursos sobre Responsabilidade Civil na Administração Pública Municipal, IEGM (Índice de Efetividade da Gestão Municipal), licitações e contratos, Regime Próprio de Previdência Social, mudanças na lei da terceirização, prestações de contas, dentre outros assuntos diretamente relacionados à gestão municipal. Os minicursos estão sendo realizados na Faculdade de Ensino Superior de Floriano (Faesf).

O Seminário e os minicursos são realizados com apoio da Prefeitura de Floriano e outras entidades parceiras, e faz parte das iniciativas do TCE-PI para melhorar a eficiência dos serviços municipais a partir da qualificação técnica dos gestores e do estímulo do cidadão à fiscalização e controle da gestão pública. Este ano, o evento já foi realizado em Parnaíba, Picos, Corrente e Piripiri.

……………
Fonte: www.cidadeverde.com


 

[PIAUÍ] Seduc convoca 400 profissionais aprovados em concurso. Confira lista!

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) convoca 400 aprovados no Concurso Público Edital nº 0003/2014 e que teve validade prorrogada para o final de 2018.

Durante a atual gestão, a Seduc convocou 1.140 concursados, restando ainda cerca de mil aprovados esperando o chamamento.

Pelo calendário divulgado no dia 20 de janeiro, em reunião com representantes do Sindicato dos Trabalhadores em Educação (SINTE), ainda será convocado o mesmo número de aprovados nos meses de janeiro e junho de 2018, concluindo a convocação de todos os aprovados no referido concurso.

“Estaremos, assim, cumprindo com nosso compromisso de convocar todos os aprovados no Concurso Público. A grande maioria são professores de matérias como português, matemática, química e física em todas as regiões do Piauí, trabalhando para que as escolas tenham seus quadros profissionais completos e possam ofertar uma educação de qualidade”, revela a secretária da Educação, Rejane Dias.

Os 400 candidatos, entre professores e nutricionistas, deverão comparecer às Gerências Regionais de Educação (GREs), conforme endereço disposto na relação dos convocados, ou na Coordenação de Cadastro/UGP da Seduc, situada na Av. Pedro Freitas S/N, blocos D e E – Centro Administrativo, do dia 03 a 07 de julho de 2017, das 8h às 12h, munidos dos documentos originais e cópias, abaixo:

  1. Cópia da carteira de identidade, CPF e PIS/PASEP constando a data de cadastramento;
    2. Cópia de certidão de nascimento/casamento;
    3. Cópia de comprovante de residência com endereço atual;
    4. Cópia do título de eleitor/ quitação eleitoral;
    5. Cópia do comprovante de reservista (homem);
    6. Cópia do Diploma e Histórico da Licenciatura para a qual foi aprovado(a).

Após a análise da documentação, os aprovados devem ser empossados nos cargos.

CLIQUE AQUI e confira a relação dos convocados para professor

CLIQUE AQUI e confira a relação dos convocados para nutricionista

…………
Fonte: CCOM PI


 

[PARNAÍBA] Segurança deflagra Operação Penitentes no litoral

A Secretaria de Segurança Pública, por meio da Polícia Civil do Piauí, realizou, nesta quinta-feira (29/06), duas operações policiais na cidade de Parnaíba para cumprimento de Mandados de Prisão e de Busca e Apreensão naquele município.

A primeira operação, denominada Penitentes, deflagrada pelo GRECO – Grupo de Repressão ao Crime Organizado e Diretoria de Inteligência, visou o cumprimento de dois Mandados de Prisão, três de Busca e Apreensão e uma Condução Coercitiva, relacionados ao combate dos Crimes de Corrupção Ativa e Passiva, praticados por Agentes Penitenciários lotados na Penitenciária Mista de Parnaíba, que atuavam como facilitadores para entrada de aparelhos celulares e drogas no presídio. A ação contou com o apoio da Secretaria de Justiça do Piauí durante a fase de investigação.

Em outra ação, policiais civis deram cumprimento a treze Mandados de Busca e Apreensão, em continuidade ao trabalho de combate ao tráfico de drogas na região visando o período de férias no mês de julho.

A operação foi coordenada pela Delegacia Regional de Parnaíba, por meio da Delegacia de Homicídios/Tráficoc de Drogas/Latrocínio e Núcleo de Inteligência de Parnaíba, com apoio da Delegacia de Crimes contra o Patrimônio de Parnaíba – DEPATRI, Delegacia da Mulher, Delegacias de Luís Correia, Buriti do Lopes e Cocal.

Cerca de 60 policiais civis estão envolvidos nas operações deflagradas nesta quinta-feira.

……….
Fonte: http://portaldocatita.blogspot.com.br


 

[SIMÕES] Município adere ao programa Piauí Digital

O município de Simões aderiu ao Sistema Integrador Estadual (SIGFÁCIL),  ou seja o  Piauí Digital, processo de modernização implementado pelo Governo do Estado, através da Junta Comercial do Piauí, que visa agilizar o processo de abertura de empresas.

O objetivo é integrar todos os processos dos órgãos e entidades responsáveis pelo registro, inscrição, alteração e baixa das empresas, através de entrada única de dados e de documentos acessados via internet.

A consultora de SEBRAE, Thereza Sotero, ministrou palestra de apresentação do programa no município. O Piauí Digital permite a abertura, renovação e regularização de empresas por meio da internet.

Na ocasião, o prefeito José Wilson de Carvalho (Zé Wlisses) assinou adesão o Termo de Adesão do município de Simões ao Sistema Integrador Estadual (SIGFÁCIL), que viabiliza a integração à Rede Nacional para Simplificação do Registro e Legalização de Empresas e Negócios (Redesim).

O prefeito falou sobre o Piauí Digital que em breve estará disponível no município. “O Piauí  Digital vai desburocratizar o processo de abertura de empresa e alvará para funcionamento, onde o SIGFÁCIL, que é um sistema de unificação de dados, vai facilitar o processo.  Com isso, o empreendedor deixará de percorrer diversos órgãos nos âmbitos federal, estadual e municipal para obter o registro e o licenciamento da empresa”, explicou o gestor.

……….

Fonte: http://www.simoesonline.com.br/


 

[CORRENTE] Município vai sediar o 1° Encontro das Cidades do Extremo Sul do Piauí

O Portal Fort Notícias organiza, no próximo dia 18 de Julho, na Câmara Municipal de Corrente, o 1° Encontro das Cidades do Extremo Sul do Piauí com as políticas públicas.

Estarão em debate assuntos de grande relevância social, como: Saúde, BR-135, política regional, reforma tributária e o papel das Câmaras Municipais no desenvolvimento dos municípios.

O evento vai contar com a participação de prefeitos, vice-prefeitos vereadores, lideranças políticas da região e cidadãos da sociedade sul piauiense.

A realização é uma parceria da Prefeitura de Corrente, Câmara Municipal de Corrente, SEBRAE-Bom Jesus e Associação dos Municípios do Extremo Sul do Piauí (AMES).

O prefeito de Corrente, Gládson Murilo fará a abertura do evento, seguido dos palestrantes Marcos Elvas, prefeito de Bom Jesus, Valmir Falcão, Economista e advogado, Léo Matos, prefeito de Gilbués, Raimundo Augusto (Gutão), presidente da Câmara de Corrente e Adalberto Mascarenhas (Betin), prefeito de Riacho Frio.

Se, por um lado, estes municípios passaram a ser protagonistas no desenvolvimento da região, por outro, tiveram de enfrentar dificuldades crescentes. São inúmeros os problemas que impactam a qualidade de vida nesta região.

O fato de a sociedade reivindicar cada vez mais o direito à cidadania, o debate tornou-se fundamental para as agendas administrativas e também para os cidadãos. E foi por este viés que os leitores do Fort Notícias provocaram esta discussão.

O aumento da população nestes municípios acarreta novos e complexos desafios para os gestores públicos.

Tais problemas demandam a criação de um novo modelo de gestão pública. Para isso, é necessário a formulação de políticas públicas que proporcionem uma melhor qualidade de vida para todos.

Nesse contexto, a opinião de cada cidadão neste evento, tornar-se-á importante quando traduzida em políticas públicas inovadoras, que possam servir de inspiração para os gestores públicos do Extremo Sul do Piauí.

……….
Fonte: http://fortnoticias.com.br/


 

[URUÇUÍ] Município ganhará unidade do Sesc/Senac

O prefeito Dr. Wagner Coelho visitou na manhã de hoje (29/06), o presidente do Sesc Senac, Valdeci Cavalcante, para saber do andamento da construção de um prédio do SESC, em Uruçuí.

A PMU cedeu o prédio ao órgão para que fizesse suas instalações no município. Cavalcante informou que o projeto da obra está concluído e que deve começar a ser construída no próximo ano.

……….
Fonte: http://portalr10.com


 

[MASSAPÊ DO PIAUÍ] IX Festival Desportivo de Férias promete movimentar a cidade

A Prefeitura de Massapê do Piauí, através da Secretaria Municipal de Esportes, promove no mês de julho, um dos maiores eventos esportivos do município, o Festival Desportivo de Férias, que este ano chega a sua 9ª edição.

O evento acontece anualmente na localidade Angical, nas margens do Rio Boa Esperança, distante cerca de 6 km da cidade, uma onde arena é montada para a realização dos Torneios de Futebol de Areia. O Festival se destaca por proporcionar entretenimento à população local e aos visitantes. Além das competições esportivas, banho de bica, barracas com comidas e bebidas e os paredões de som são outros atrativos.

Segundo informou o secretário de Esportes, Roberto Carvalho, os jogos dos Torneios acontecerão aos finais de semana, nos dias 16, 23 e 30 de julho, mas a Arena permanecerá iluminada para treinos e amistosos, e as barracas em funcionamento, se tornando uma opção de lazer durante todo o período do evento.

Inscrições

A Secretaria Municipal de Esportes já abriu o período de inscrições para a participação dos Torneios nas modalidades masculino adulto e sub-15, e feminino. Serão distribuídos R$ 3,3 mil em prêmios, além de troféus e medalhas.

Interessados deverão procurar a Secretaria, localizado na Avenida Pedro Martins, até o dia 03 de julho, no horário de 8 às 13 horas. Para efetuar a inscrição, os times deverão apresentar documentação que comprova o domicílio eleitoral no município de Massapê do Piauí. No caso do atleta menor de idade, será exigida a documentação do pai ou responsável com autorização devidamente assinada.

No dia 3 de julho, às 19h, depois de encerradas as inscrições, haverá uma reunião com os representantes das equipes inscritas para o sorteio dos jogos e definição da tabela oficial.

………
Fonte: http://cidadesnanet.com


 

[CARIDADE DO PIAUÍ] Município recebe FNE Itinerante do Banco do Nordeste

Apresentar aos empreendedores e à sociedade em geral as linhas de crédito oferecidas pelo Banco do Nordeste, através do Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE). Esse foi o objetivo de uma reunião realizada na noite desta quarta-feira, 28, no Espaço Cidadão, na cidade de Caridade do Piauí.

O evento foi conduzido pelo gerente da agência regional de Paulistana do Banco do Nordeste, Earle Marques, e contou com a participação do gestor de Atendimento Empresarial do Sebrae de Picos, Elimar Coelho, do secretário municipal de Administração, Willamy Santos, o presidente da Câmara, Wellington Santos, dentre outras autoridades.

Promovido pelo Banco do Nordeste em parceria com a Prefeitura Municipal, o evento FNE Itinerante serviu para divulgar a atuação do Banco como indutor do desenvolvimento regional, bem como realizar atendimento negocial a microempreendedores individuais e micro e pequenos empresários.

Na abertura, representando o Governo Municipal, o secretário de Administração, Willamy Santos, manifestou total apoio à realização do FNE Intinerante e colocou o município à disposição para contribuir com ação de desenvolvimento. Em sua fala, o gestor salientou a importância da participação do Banco do Nordeste como agente subsidiário de incentivos que possam fomentar a economia local.

Elimar Coelho, do Sebrae, reforçou a importância da formalização dos negócios, principalmente através do MEI – Micro Empreendedor Individual, enfatizando que é uma forma simples e praticamente sem custo das pessoas tocarem seus negócios de forma legal e organizada, além de contar com o apoio dos Bancos para conseguir investimento na melhoria de seus negócios, uma vez que, com o MEI, o comerciante tem acesso a toda a documentação exigida.

Os gerentes do Banco do Nordeste apresentaram as linhas de crédito e as formas de acesso. Provido de recursos federais, o FNE financia investimentos de longo prazo e, complementarmente, capital de giro ou custeio. Além dos setores agropecuário, industrial e agroindustrial, também são contemplados com financiamentos os setores de turismo, comércio, serviços, cultural e infraestrutura.

Earle reafirmou que as portas da do Banco do Nordeste estão abertas para receber as pessoas que necessitam de suporte financeiro para tocar os seus negócios, tanto para o pequeno produtor, como para as grandes empresas, desde que se encontrem legalmente preparada e que se enquadrem nas exigências do Banco. Williams informou que, com os recursos oriundos do FNE, o Banco tem a possibilidade de oferecer empréstimos com taxa de juros mais baixas e uma forma simplificada de dar subsídio principalmente para as pequenas empresas.

Ao termino da reunião os palestrantes agradeceram a participação de todos, o apoio da Prefeitura Municipal e tiraram dúvidas de forma individual.

………………….
Fonte: http://cidadesnanet.com


 

[São Raimundo Nonato] Prefeitura firma parceria com a UESPI

Prefeita de São Raimundo Nonato (PI) assinou convênio com a UESPI para estágio de alunos de pedagogia nas escolas municipais. O PIID – Programa Institucional de Iniciação à Docência – disponibilizará 30 vagas para estudantes de pedagogia da UESPI Campus de São Raimundo Nonato estagiarem na rede municipal de ensino.

O convênio conta também com um coordenador para acompanhar, orientar e avaliar a prática. Essa iniciativa é de muita valia para a Universidade, os alunos e o município, afinal os futuros professores terão a oportunidade associar a teoria à prática o que resulta numa melhor formação.

O município só tem a ganhar pois esses profissionais serão os futuros professores e trabalhadores da educação do município, seja na rede pública ou privada. Esperamos melhorar os indicadores educacionais do município com a participação da Universidade em nossas escolas. Estaremos unindo a experiência veteranos com o frescor e a motivação dos formandos, acrescentou a Secretária Municipal de Educação, Nailer Castro.

Vimos a necessidade de melhorar, então buscamos parceiras para que a gente possa chegar naquele nível que queremos. A nossa gestão é grata a UESPI por estar assinando este convênio com a prefeitura, sabemos que os benefícios para São Raimundo Nonato serão bem maiores, o que for para melhorar a educação estarei pronta para ajudar”, disse a prefeita Carmelita Castro.

O estágio terá início em agosto e terá duração de quatro meses.

…………
Fonte: http://saoraimundononato.pi.gov.br


28/06/2017

[PIAUÍ] Deputado tenta impedir fechamento de bancos postais no estado

O deputado Dr. Hélio Oliveira (PR) aprovou requerimento na Assembleia Legislativa em que pede à Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT) que tome as devidas providências para manter abertos os bancos postais de 114 municípios piauienses.

O parlamentar lembrou que, nesta semana, o Tribunal Regional Federal (TRF) determinou que os bancos postais do estado sejam fechados porque não dispõem de porta giratória – item de segurança previsto na legislação que não foi atendido pelos Correios.

Em sua fala na tribuna da Assembleia, Dr. Hélio disse que o possível impacto do fechamento desses correspondentes bancários pode trazer muitos transtornos para a população que precisa desse serviço e lembrou que muitas cidades do interior do Piauí têm apenas o banco postal dos Correios para atender a população.

“Nós queremos evitar que o fechamento desses correspondentes bancários se confirme. Muitas pessoas recebem seus proventos, benefícios sociais, pensões e muitos funcionários das prefeituras recebem o pagamento nesses bancos postais. Se houver o fechamento vai gerar um transtorno muito grande e um custo para a população. Há situações em que algumas pessoas vão ter que se deslocar até 200 km para fazer essas operações bancárias”, explica o deputado.

……………..
Fonte: www.cidadeverde.com


 

[GERAL] WhatsApp pode ser usado para intimações judiciais

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) aprovou por unanimidade a utilização do aplicativo WhatsApp como ferramenta para intimações em todo o Judiciário. A decisão foi tomada durante o julgamento virtual do Procedimento de Controle Administrativo (PCA) 0003251-94.2016.2.00.0000, ao contestar a decisão da Corregedoria do Tribunal de Justiça de Goiás (TJGO), que proibira a utilização do aplicativo no âmbito do juizado Civil e Criminal da Comarca de Piracanjuba (GO).

O uso da ferramenta de comunicação de atos processuais pelo WhatsApp foi iniciado em 2015 e rendeu ao magistrado requerente do PCA, Gabriel Consigliero Lessa, juiz da comarca de Piracanjuba, destaque no Prêmio Innovare, daquele ano.

O uso do aplicativo de mensagens como forma de agilizar e desburocratizar procedimentos judiciais se baseou na Portaria n. 01/2015, elaborada pelo Juizado Especial Cível e Criminal de Piracanjuba em conjunto com a Ordem dos Advogados do Brasil daquela cidade.

Não obrigatório

O texto da portaria dispõe sobre o uso facultativo do aplicativo, somente às partes que voluntariamente aderirem aos seus termos. A norma também prevê a utilização da ferramenta apenas para a realização de intimações. Além de facultativa, a portaria exige a confirmação do recebimento da mensagem no mesmo dia do envio; caso contrário, a intimação da parte deve ocorrer pela via convencional.

Para o magistrado, autor da prática de uso do WhatsApp para expedição de mandados de intimação, o recurso tecnológico se caracterizou como um aliado do Poder Judiciário, evitando a morosidade no processo judicial. “Com a aplicação da Portaria observou-se, de imediato, redução dos custos e do período de trâmite processual”, disse Gabriel Consigliero Lessa.

Em seu relatório, a conselheira Daldice Santana, relatora do processo, apontou que a prática reforça o microssistema dos Juizados Especiais, orientados pelos critérios da oralidade, simplicidade e informalidade.  “O projeto inovador apresentado pelo magistrado requerente encontra-se absolutamente alinhado com os princípios que regem a atuação no âmbito dos juizados especiais, de modo que, sob qualquer ótica que se perquira, ele não apresenta vícios”, afirmou a conselheira Daldice, em seu voto.

Para proibir a utilização do WhatsApp, a Corregedoria-geral de Justiça de Goiás justificou a falta de regulamentação legal para permitir que um aplicativo controlado por empresa estrangeira (Facebook) seja utilizado como meio de atos judiciais; redução da força de trabalho do tribunal e ausência de sanções processuais nos casos em que a intimação não for atendida.

Segundo a conselheira relatora, diferentemente do alegado pelo Tribunal, a portaria preocupou-se em detalhar toda a dinâmica para o uso do aplicativo, estabelecendo regras e também penalidades para o caso de descumprimento “e não extrapolou os limites regulamentares, pois apenas previu o uso de uma ferramenta de comunicação de atos processuais, entre tantas outras possíveis”.

………….
Fonte: http://www.cnj.jus.br


[PIAUÍ] Dia 3 de julho encerra o recadastramento biométrico em 40 municípios do Piauí

Os eleitores de 40 municípios piauienses, localizados no norte do estado e no médio Parnaíba, deverão comparecer até o dia 3 de julho próximo ao cartório eleitoral ou ao posto de atendimento para realizarem o recadastramento biométrico.

O eleitor que não comparecer terá o título eleitoral cancelado.

Para realizar o recadastramento biométrico o eleitor deve levar o título eleitoral e os originais e cópias de documento de identidade com foto e do comprovante de endereço.

Veja abaixo a relação dos municípios:

– Agricolândia

– Água Branca

– Angical do Piauí

– Arraial

– Barra D’Alcântara

– Barro Duro

– Beneditinos

– Boqueirão do Piauí

– Campo Largo do Piauí

– Capitão de Campos

– Cocal

– Cocal de Telha

– Cocal dos Alves

– Curralinhos

– Demerval Lobão

– Francinópolis

– Francisco Ayres

– Hugo Napoleão

– Jardim do Mulato

– Joaquim Pires

– Lagoa do Piauí

– Lagoinha do Piauí

– Matias Olímpio

– Miguel Leão

– Monsenhor Gil

– Murici dos Portelas

– Nossa Senhora dos Remédios

– Olho D’água do Piauí

– Passagem Franca do Piauí

– Porto

– Prata do Piauí

– Santa Cruz dos Milagres

– Santo Antônio dos Milagres

– São Félix do Piauí

– São Gonçalo do Piauí

– São João do Arraial

– São Miguel da Baixa Grande

– São Pedro do Piauí

– Tanque do Piauí

– Várzea Grande

……..
Fonte: http://www.tre-pi.jus.br


 

[PIAUÍ] Conta de água terá aumento a partir de agosto

A partir de 1º de agosto, as contas de água e esgoto no Piauí ficarão mais caras. A informação é da Agência Municipal de Regulação de Serviços Públicos de Teresina (Arsete).

Na capital, Teresina, a tarifa será reajustada em 2,96%. Já para as cidades do interior atendidas pela Agespisa, o reajuste será de 4,57%. Esse percentual, segundo o órgão, é referente à variação do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (IPCA) dos últimos 12 meses.

Na Capital:

Com o aumento, a tarifa residencial para consumo de até 10 mil litros de água por mês passará dos atuais R$ 26,51 para R$ 27,29. A tarifa social, que beneficia famílias carentes, passará de R$ 11,63 para R$ 11,97.

No interior:

Com o aumento, a tarifa residencial para consumo de até 10 mil litros de água por mês passará dos atuais R$ 25,73 para R$ 26,91. A tarifa social passará de R$ 11,30 para R$ 11,82. Atualmente, a Agespisa atende 155 cidades no interior do estado. Para as demais faixas de consumo e as ligações comerciais, industriais e públicas, a majoração obedece à tabela abaixo:

 

……………
Fonte: www.cidadeverde.com


 

[PARNAÍBA] Governo do Piauí e UFPI firmam parceria para uma nova Policlínica em Parnaíba

O secretário estadual de saúde, Florentino Neto, juntamente com o reitor da Universidade Federal do Piauí – UFPI, Dr. Arimateia Dantas e o diretor do campus da UFPI de Parnaíba, Alex Marinho, firmaram uma parceria entre o Governo do Estado do Piauí e a Universidade Federal para a implantação de uma policlínica para Parnaíba (PI).

A UFPI cederá as instalações físicas, onde atualmente funciona o curso de Medicina, e a Saúde entra com aporte financeiro para a readequação da estrutura e aquisição de equipamentos.

A policlínica possibilitará além de atendimento a população, ao usuário do SUS, em várias especialidades médicas, servirá também como campo de estágio para o curso de medicina da UFPI.

Essa integração cada vez maior dos nossos serviços de saúde na cidade de Parnaíba, integrando os serviços da futura policlínica, com os serviços prestados do HEDA, e a UFPI, só reforça a importância do município como polo de saúde.

………………….
Fonte: Ccom + cidadeverde.com


 

[PIAUÍ] Encontro vai definir ação de emergência para BR 135, anuncia Ciro

Um encontro da bancada federal do Piauí no ministério do Planejamento, nesta quinta-feira (29/06), vai procurar definir medidas emergenciais para a situação da BR 135. Foi o que anunciou hoje o senador Ciro Nogueira (PP-PI), presidente nacional do PP, em entrevista ao Acorda Piauí, na rádio Cidade Verde.

Ciro disse que a situação da BR 135, que sozinha concentra quase um terço das mortes em rodovias no Piauí, tornou-se um clamor, além de passar a ser um assunto nacional. Por isso, o senador já levou o problema ao próprio presidente da República, Michel Temer, para viabilizar uma saída de emergência.

Na entrevista, Ciro também falou sobre a necessidade de um pacto federativo que atenue a situação de penúria de estados e municípios. Acha que, diante da dificuldade de aprovação desse novo pacto, a redefinição nas relações entre os entes federados poderia ser discutida num governo para implantação no seguinte.

O senador comentou ainda a situação nacional, com a denúncia contra o presidente Temer. Avalia que, se a denúncia for realmente fatiada, a PGR estará adotando não uma estratégia jurídica, mas política, que terá como efeito a paralisação do país.

……………………..
Fonte: www.cidadeverde.com


 

[TERESINA] Com projeto de novo aeroporto, Firmino revogará decreto de desapropriação de imóveis

A Prefeitura de Teresina junto ao governo federal está montando uma estratégia para a construção de um novo aeroporto na capital piauiense. Com esse projeto, o prefeito Firmino Filho deseja revogar o decreto de desapropriação dos 346 imóveis, assinado há três anos, no entorno do aeroporto Petrônio Portella.

O prefeito esteve em Brasília, nesta terça-feira (28/06), numa reunião no Ministério dos Transportes e informou que está sendo pensado um modelo diferenciado dos outros aeroportos do país para que haja uma Parceria Público Privada que permita a construção em outro local. A ideia é que a obra receba uma contrapartida do Governo Federal e também da Prefeitura de Teresina, para a realização do que é chamado de “operação urbana”.

Para Firmino, esse projeto vai ajudar na revogação do decreto e as pessoas poderão continuar nos seus imóveis das avenidas Centenário e da Barão de Campo Maior, no bairro Aeroporto, na zona Norte da cidade. Sendo assim, não será necessário a União pagar as indenizações, que de acordo com o prefeito, seria de mais de R$ 100 milhões.

O gestor destacou que o decreto pode ser revogado assim que o projeto do novo aeroporto for incluído no Plano de Parcerias e Investimentos (PPI) do governo federal, o que pode acontecer até o próximo mês de julho.

Ele disse ainda que com essa decisão, os prédios edificados no Centro e na zona Norte, que fazem parte do perímetro do atual, poderão ser maiores que quatro andares, o que devido a altura do cone de aproximação aeroportuária não é permitido atualmente, e os andares superiores poderão ser transformados em títulos de vendas.

“Aqueles espaços que hoje não podem ser construídos por conta da altura do cone de aproximação, eles poderão ser cedidos, para que no futuro, sem desejar venha a financiar a construção desse novo aeroporto. Vamos emitir títulos sobre direito de construção dessas novas áreas que poderão ser realizadas por conta da retirada do aeroporto da atual localização e construído em uma nova”, afirmou Firmino.

Essa é uma “promessa mais factível”, conforme Firmino, para resolver a problemática do aeroporto da capital, porque ela vai depender de uma operação imobiliária que vai produzir fontes de financiamento para o novo aeroporto.

“No meio dessa crise toda não existe recursos por meio da União e essa engenharia poderá permitir que o setor privado possa construir um novo aeroporto gradativamente”, argumenta o tucano.

O novo aeroporto está avaliado em mais de R$ 1 bilhão e a ideia é que a empresa que aceitar construir o novo aeroporto fique com o sitio aeroportuário atual, na zona norte, onde poderá explorar da forma que quiser. A área está avaliada em mais de R$ 350 milhões, mais de um terço do valor da nova obra e é uma forma que a Prefeitura encontrou para atrair as empresas para participarem da licitação.

As declarações do prefeito Firmino Filho foram dadas durante participação, nesta quarta-feira(28), da inauguração da sede da Guarda Municipal, no bairro Memorare, na zona Norte.

……………………..
Fonte: www.cidadeverde.com


 

[PIAUÍ] Estado realiza missão internacional voltada para o setor apícola

O SENAI-PI realiza, entre os dias 3 e 7 de julho, nos municípios piauienses de Teresina, Picos, Santo Antonio de Lisboa, e Simplício Mendes uma Missão Técnica com a participação de Thierry Durosselle, perito internacional da ECTI Associação Independente (uma associação de franceses, especialistas em diversos setores industriais composta por voluntários que realizam missões técnicas em todo o mundo, em parceria com instituições internacionais). Nesta ação serão contempladas cinco empresas do segmento da apicultura da região.

As atividades a serem realizadas têm como finalidade fortalecer o setor apícola no Estado do Piauí, com ações de diagnóstico para realização de capacitação e consultoria em tecnologias, inovação, educação, gestão e qualidade de vida do trabalhador deste setor, abrangendo desde a produção até a venda e exportação.

A Missão, que envolve ainda consultores externos e colaboradores do SENAI do Piauí, iniciará no dia 3 em Teresina, com uma reunião de boas vindas, às 9h, no 5º andar do prédio da FIEPI, entre o presidente do Conselho Nacional do SESI, João Henrique Sousa, o diretor regional do SENAI e superintendente do SESI, Mardônio Neiva, o perito francês Thierry Durosselle e técnicos do SENAI.

Logo após, a comitiva visitará o Laboratório de Qualidade de Controle em Alimentos (Laqual), do CTA – Centro de Tecnologia em Alimentos do SENAI-PI.

As atividades prosseguem no dia seguinte na cidade de Picos, às 7h, com um Café da Manhã, a ser realizado no Picos Hotel, reunindo empresários do setor apícola; o presidente do Conselho Nacional do SESI; João Henrique Sousa; o diretor regional do SENAI e superintendente do SESI, Mardônio Neiva; o perito Francês, Thierry Durosselle; técnicos do SENAI Piauí e do Departamento Nacional.

Entre os objetivos da Missão estão: Elaborar plano para aumento da produtividade do setor para as empresas selecionadas; Aprimorar os serviços do SENAI para auxiliar na garantia da qualidade dos produtos apícolas, e elaborar plano de incremento à exportação e venda destes produtos do Piauí para as empresas selecionadas. Entre os dias 5 e 7 as empresas envolvidas receberão visitas de trabalho da comitiva.

……………………..
Fonte: www.cidadeverde.com


 

[SUL DO ESTADO] Empresas da região aderem ao movimento SOS BR-135

Os Grupos SOS BR-135, que vão interditar a rodovia neste sábado, estão conseguindo mobilizar vários seguimentos da sociedade sul piauiense.

Várias empresas das cidades onde acontecerão os protestos já aderiram ao movimento.  A classe empresarial vê como necessária as reivindicações dos manifestantes.

Segundo Suelen Fernandes da Art Plus Comunicação Visual – Bom Jesus, “a sociedade tem que cobrar das autoridades soluções urgentes”.

Para Norma Alice Lemos, proprietária da Corrente Gás, na cidade de Corrente, é legítimo o movimento.

“O povo da região está unido nesta luta. Já Perdemos muitos amigos. São muitas as famílias que choram a perda de seus familiares” explicou a empresária.

Nara Reis, uma das coordenadoras do grupo em Bom Jesus, disse que essa é uma questão de interesse de todos. “Chega de mortes!”, alertou.

O bloqueio da rodovia acontece neste dia 1º de julho, a partir das 6h. Vários pontos da BR serão interditados: Cristalândia; seguindo por Corrente, Gilbués, Redenção do Gurgueia, Bom Jesus até Cristino Castro.

…………………
Fonte: http://fortnoticias.com.br


 

[URUÇUI] Sala da Cidadania emite Carteiras de Trabalho e Identidade

Foto: CCOM-PMU

A Sala da Cidadania de Uruçuí está aberta a população oferecendo serviços de emissão de documentos como: Carteira de Identidade, Reservista e Carteira de Trabalho, além dar entrada no seguro desemprego.

Segundo o coordenador da sala, Ailan, são emitidas diariamente cerca de 120 carteiras de trabalho. “As senhas são entregues por ordem de chegada e todos os meses estão sendo disponibilizadas 200 cédulas para tirar a carteira de identidade”, explicou.

O prefeito de Uruçuí, Dr. Wagner Coelho, firmou convênios e promoveu treinamento para os funcionários do Espaço da Cidadania, melhor atenderem a população da cidade. “Nessa nova gestação o povo de Uruçuí não vai precisar deslocar-se para outras cidades para tirar seus documentos”, destacou o gestor

……………
Fonte: http://portalr10.com


 

[VALENÇA] Curso Sobre Prevenção as Drogas será nesta quinta-feira

A Coordenadoria Estadual de Enfrentamento ás Drogas do Estado do Piauí realizará, dias 29 e 30 de junho, em Valença, o Curso Sobre Noções Básicas de Prevenção as Drogas, visando promover orientação, formação e capacitação para educadores de escolas públicas, conselheiros tutelares, agente de saúde incluindo ainda profissionais das redes públicas de saúde, assistência social e psicológica, e outros profissionais que possam atuar com interface na prevenção e cuidado dos problemas relacionados ao uso de drogas.

A iniciativa é do vereador Rayonardo Mendes em parceria com a prefeitura municipal. O curso é totalmente gratuito, com carga horária de 16h/a com direito a certificado e será realizado no auditório do IFPI em Valença com inicio previsto para as 8h da manhã.

As aulas serão ministradas por representantes da Federação Norte e Nordeste de Comunidades Terapêuticas, Ordem dos Advogados do Brasil, Polícia Federal, Policia Rodoviária Federal, Secretaria de Assistência Social, Secretária da Saúde do Estado do Piauí, Secretaria de Segurança do Estado do Piauí, Delegacia Especializada de Prevenção e Repressão a Entorpecentes, Universidade Estadual do Piauí.

Municípios da região valenciana manifestaram interesses em participar do evento por sua importância social.

………….
Fonte: http://portalv1.com.br


27/06/2017

[S.M.TAPUIO] Prefeitura realiza abertura da VIII Conferência da Assistência Social

Foto: Filipe Germano

A Prefeitura de São Miguel do Tapuio, no Piauí, realizou na noite de hoje, 27 de junho, a abertura da VIII Conferência Municipal de Assistência Social com o tema “Garantia de Direitos no Fortalecimento do SUAS”. O evento deu início às 19h e foi sediado no Auditório do Programa Bolsa Família.

A programação deu início com as apresentações culturais da Banda do Projeto Cidadão Afinado, Canto Coral do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos e Dança de Carimbo com idosos do Centro de Apoio à Pessoa Idosa – CAPI, grupos coordenados pela Secretaria Municipal de Promoção, Assistência Social e Trabalho.

A conferência que é realizada por meio do Conselho Municipal de Assistência Social discutirá 4 eixos: EIXO 1 – A proteção social não-contributiva e o princípio da equidade como paradigma para a gestão dos direitos socioassistenciais. EIXO 2: Gestão democrática e controle social: o lugar da sociedade civil no SUAS. EIXO 3: Acesso às seguranças socioassistenciais e a articulação entre serviços, benefícios e transferência de renda como garantias de direitos socioassistenciais. EIXO 4: A legislação como instrumento para uma gestão de compromissos e corresponsabilidades dos entes federativos para a garantia dos direitos socioassistenciais.

A programação, que terá continuidade amanhã (28), a partir das 08h, no mesmo espaço, contará com: Leitura e aprovação do regimento interno; Exposição: Garantia de Direitos no Fortalecimento do SUAS, que terá como conferencista a Assistente Social Iraneide Cristina A. Viana.

A plenária final da VIII Conferência está marcada para as 15h onde serão realizadas as apresentações e deliberação das propostas das oficinas e eleição dos delegados para participarem da Conferência Estadual.

Várias autoridades municipais participaram da solenidade de abertura, entre elas o prefeito Lincoln Matos, primeira dama Dona Maria do Carmo, presidente da câmara Djaci Nogueira, vereador Clodomar Mineiro, vereadora Antonia Ribeiro, vereadora Neide Alves, vereador Regivaldo Siriano, secretário de obras Miguel Nogueira, chefe de ganinete Sandra Regia, secretário de cultua Wilson Soares, secretário de administração Ronaldo Alves, secretário de saúde Erasmo, entre várias outras.

……………….
Fonte: http://www.saomiguelagora.com.br


 

[PIAUÍ] Caixa Econômica libera empréstimo de R$ 600 milhões para o Governo do Estado

Foto: Richard Casa

Em Brasília (DF), o governador do Piauí Wellington Dias (PT) conseguiu junto a Caixa Econômica Federal a liberação de um empréstimo no valor de R$ 600 milhões do banco para o Governo do Estado. O anúncio foi feito durante reunião na tarde desta terça-feira (27/06) entre o governador, o senador piauiense Ciro Nogueira (PP) e o presidente da Caixa, Gilberto Occhi. O dinheiro do empréstimo deverá ser usado para realização de obras no Estado.

Dentre essas obras estão à construção de obras estruturantes, como pontes e estradas, que já estão em andamento e necessitam de recursos para conclusão. Além desse empréstimo, o Governo espera ainda conseguir um novo crédito de R$ 315 milhões, que somado aos R$ 600 milhões, totaliza R$ 915 milhões.

O governador agradeceu o empenho da bancada federal piauiense e do senador Ciro Nogueira, além do presidente da Caixa Gilberto Occhi.

…………….
Fonte: http://portalr10.com


 

[SUL DO PIAUÍ] Grupos SOS BR-135 vão bloquear a rodovia neste sábado

Manifestantes de várias cidades do Extremo Sul do Piauí vão parar o tráfego de veículos e caminhões na rodovia BR-135, neste 1º de julho.

Iniciando por Cristalândia, na divisa com o estado da Bahia, o grupo SOS BR-135, vai interditar também em: Corrente, Gilbués, Redenção do Gurgueia, Bom Jesus e Cristino Castro, simultaneamente. Em cada uma destas cidades foi criado um grupo com esta denominação.

Os manifestantes vão estar sinalizados com camisetas do evento, levando faixas, cartazes, apitos e carros de som. Eles reivindicam o alargamento da pista, a construção de acostamento, a melhoria da sinalização vertical e horizontal e a diminuição do desnível das camadas de asfalto, que em alguns pontos chega a 30cm de altura.

O protesto está sendo divulgado pelos principais veículos de comunicação da região e poderá tomar dimensão estadual e nacional no dia da sua realização. Portais, rádios e canais de televisão do Piauí já confirmaram a divulgação. A Rádio Nacional de Brasília vai fazer flashes ao vivo em sua programação.

Somente este ano, segundo dados da Polícia Rodoviária Federal, já aconteceram 47 acidentes, com 35 mortes e 35 feridos graves no trecho na rodovia BR-135 entre as cidades de Cristalândia e Cristino Castro.

Hoje (27/06), aconteceu mais um acidente na BR, próximo à localidade Cajazeiras município de Santa Luz-PI, aumentando ainda mais as estatísticas.

………..
Fonte: http://fortnoticias.com.br


 

[TERESINA] Exposição fotográfica internacional mostra belezas da Serra da Capivara

Foto: André Pessoa

O Governo do Piauí, através da Coordenadoria de Comunicação Social (CCOM), em parceria com o Instituto Ecológico Caatinga (IEC), ProBrasil, Teresina Shopping, Fundação Museu do Homem Americano e vários outros apoiadores apresentam ao público piauiense e visitantes uma versão da exposição em cartaz na Alemanha “Seriam os Piauienses da Serra da Capivara os Homens Mais Antigos das Américas?”.

A solenidade de abertura da exposição será no próximo dia 1º de julho e ficará aberta ao público, no Teresina Shopping, em Teresina (PI), no período de 2 de julho a 10 de agosto, com entrada gratuita.

A exposição mostra os trabalhos de pesquisa da Fundação Museu do Homem Americano, através da coordenação das arqueólogas Niéde Guidon, Anne-Marie Pessis e Gabriela Martin, que lideram uma equipe multidisciplinar de alto nível em pleno sertão nordestino. São destaques nas imagens parte do acervo cientifico da entidade, mas também o mundo fascinante das paisagens e homens que representam a tradição local.

A mostra começou na Embaixada do Brasil em Berlim, capital da Alemanha, e tem calendário de atividades na Europa até o dia 8 de abril de 2018, onde será encerrada na cidade de Bonn, sede da DFG, a maior agência alemã de pesquisa científica. As fotos da exposição mostram, de uma maneira impressionante, a importância do patrimônio cultural da região da Serra da Capivara para a arqueologia, biodiversidade e cultura do Brasil e muito além.

Sobre a repercussão da exposição na Europa, André Pessoa afirma que foi positiva. “Fui avisado que muitas escolas levaram seus alunos para ver. Estou satisfeito em saber que o público europeu valoriza e gosta de conhecer esses lugares que são patrimônios da humanidade. Acho que o turismo no Piauí tem um grande potencial. A ideia de trazer a exposição para Teresina é uma clara demonstração de que o povo piauiense, que abriga e protege esse patrimônio, merece ver a beleza de suas paisagens e as descobertas científicas”, destaca.

André Pessoa é fotojornalista especializado em reportagens ambientais com trabalhos publicados em livros, emissoras de televisão, jornais e revistas no Brasil e exterior. Já esteve documentando a natureza, a cultura e a história de países como o Egito, Grécia, Polônia, Costa Rica, Alemanha, África do Sul, Turquia, México, República Tcheca, Jordânia, Cuba, entre outros.

………….
Fonte: http://www.pi.gov.br


 

[TERESINA] Praça Pedro II recebe Encontro de Bois

Foto: CCOM PI

A Praça Pedro II, em Teresina (PI), vai sediar uma grande ciranda da cultura popular, nesta quarta-feira (28/06), a partir das 18h, com o I Encontro de Bois: Encanto de Tradição – Terreiro de Brincantes. O evento vai reunir os Bumba Meu Boi “Brilho da Noite”, “Mimo de São Jorge”, de Timon-MA, e “Imperador da Ilha”, de Teresina.

“A ideia é transformar a praça em um terreiro de bois, num espaço de celebração da cultura popular. O teresinense precisa se aproximar mais dessa manifestação. Esse é um projeto piloto e esperamos que nos próximos anos mais bois participem”, destaca um dos realizadores do evento, Jone Macedo.

Jone afirma que o boi piauiense se detém na ópera popular, na história, enquanto o boi maranhense é mais orquestrado e focado no ritmo e na coreografia. “O boi traz uma história politizada, de opressão e passa uma mensagem ao público. É preciso conhecer essa tradição popular e criar espaços para que ela se mantenha viva”, afirma Macedo.

Além da apresentação dos bois, a praça recebe, ainda, o show com “Marinaldo do Forró e Trio”. O I Encontro de Bois tem apoio do Governo do Estado, por meio das secretarias de Estado da Cultura e do Turismo, e do Complexo Cultural Club dos Diários/Theatro 4 de Setembro.

………….
Fonte: http://www.pi.gov.br


 

[FRANCISCO MACEDO] Município investe na perfuração de poços e combate à seca

O prefeito de Francisco Macedo (PI), Nonato Alencar, acompanhou na manhã desta terça-feira (27/06), o início da execução de um projeto de combate à seca, que prevê a perfuração de seis poços tubulares no município.

Os trabalhos de perfuração foram iniciados na sede do município, no bairro Campina, antigo conjunto habitacional Cohab. O objetivo, segundo o gestor municipal, é reforçar o sistema de abastecimento de água na zona urbana e garantir autonomia ao referido bairro.

Atualmente, a cidade é abastecida por apenas um poço tubular, que foi perfurado há cerca de 20 anos, na primeira gestão de Nonato Alencar. A tão sonhada adutora do Sudeste, que deveria captar água da barragem de Estreito e distribuir para onze cidades da região, dentre estas, Francisco Macedo, nunca foi concluída. Sem a adutora, a Barragem do Estreito, situada entre os municípios de Francisco Macedo e Padre Marcos, está praticamente inutilizada, enquanto a sofre com a escassez de água.

………..
Fonte: http://www.piauiemfoco.com.br 


 

[MASSAPÊ DO PIAUÍ] Defensoria Pública da União realiza atendimentos ao público

A Defensoria Pública da União, representada pelo defensor público Rômulo Plácido Sales está realizando uma semana de atendimentos ao público no município de Massapê do Piauí, que começou dia 26 e prossegue até o dia 30/06. Os atendimentos estão sendo realizado na câmara municipal no horário das 9 às 12hs e das 14h30 às 17hs.

Em entrevista ao programa “A voz do social”, na rádio Sintonia FM, acompanhado pelo site portalpontonet, o defensor esclareceu que os trabalhos estão sendo realizado de forma itinerante com palestras, visitas e atendimentos individuais, direcionado aos mais diversos assuntos em defesa da população. A defensoria atua principalmente aqueles que mais precisa e muitas vezes não tem a condições de pagar por serviços advocatícios.

Segundo ele, a defensoria está sediada em Teresina e realiza esse trabalho de ir até as comunidades sobretudo aquelas menores com índice de IDH mais baixo, com esse trabalho e conscientização de direitos e também de encaminhamentos desses direitos sobretudo na área previdenciária, que são aposentadorias, pensão por morte, auxilio doença, e também os benefícios da LOAS, que são os benefícios para idosos e deficientes físicos que não têm condições de sustentar suas famílias.

Outra área bastante procurada é a saúde pública, aquelas pessoas que têm dificuldades em conseguir cirurgias pelo SUS, bem como pessoas que fazem uso de medicamentos continuo e têm dificuldades para comprar com o pouco que ganham e necessitam dos remédios para sobreviver. “Essas pessoas que têm suas demandas, podem nos procurar que estamos prontos para ajudar”, finalizou Rômulo Plácido Sales.

……….
Fonte: http://www.portalpontonet.com.br


 

[TERESINA] Secretaria de Planejamento apresenta projeto de Turismo Rural

Foto CCOM-PI

Com o objetivo de fomento a economia no meio rural a partir da visão territorial, valorizando uma tendência contemporânea, de aproveitamento da estrutura rural existente e incorporando-as em atividades turísticas, foi realizada, na manhã desta terça (27/06), na Secretaria de Planejamento, em Teresina (PI), a apresentação do Projeto Turismo Rural no Território Entre Rios “Construindo Roteiros Rurais”.

O projeto-piloto é realizado na Região da Grande Cacimba Velha, onde já foram realizadas duas feiras de Turismo Rural. A próxima acontece no dia 2 de julho, domingo, de 8h às 17h, na praça da Cacimba Velha.

O Turismo Rural é de grande importância para o crescimento econômico, social e rural estimulando a atração de investimentos, a dinamização das atividades econômica, criando um ciclo virtuoso da cadeia produtiva, com fomento à produção, inovação e comercialização.

Em sua explanação, o secretário Antonio Neto destacou a importância de investir na zona Rural “Vamos estimular os pequenos produtores, que já produzem algum aspecto econômico e que possa transformar isso em valor agregado, gerando renda e emprego, ao mesmo tempo, incentivar o associativismo, vamos capacitar os produtores e organizar através de feiras que vamos organizar em várias comunidades e a partir daí estruturar este arranjo produtivo”, explica Antonio Neto.

Participaram da reunião parceiros em potencial para o projeto, como Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), Fundação de Amparo à Pesquisa do Piauí (Fapepi), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), Federação das Indústrias do Estado do Piauí (FIEPI), Superintendência de Desenvolvimento Rural (SDR), Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural (EMATER), Prefeitura Municipal de Teresina, Banco do Nordeste (BNB), Banco do Brasil (BB), Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (MAPA), Fazenda da Paz, entre outros.

O superintendente do Banco do Nordeste, Laercio Soares Leite, assegura que o banco tem como missão apoiar projetos como este que vem promover o desenvolvimento do Estado, fazendo com que o homem do campo tenha uma melhor qualidade de vida e um bem-estar. E o banco tem todas as ferramentas para isso”, diz ele.

O Banco do Brasil também será parceiro do projeto. “Esse é o grande diferencial do projeto, estamos fazendo, de uma forma planejada e organizada, com diversos agentes, a coordenação da Secretaria do Planejamento e esses agentes, cada um com a sua expertise, vão proporcionar mais ainda um incremento dessa atividade que, com certeza, gerará renda, trabalho e melhoria da qualidade de vida do nosso homem do campo”, diz o superintendente do BB, Pio Gomes.

O superintendente do Sebrae, Mário Lacerda, explica que a participação do Sebrae será um trabalho de planejamento de consultoria “Capacitação, definição de roteiros turísticos, preparação dos estabelecimentos, que vão receber os turistas. Também está sendo desenvolvida uma feira da agricultura familiar, ponto de partida desse turismo e que tem uma complexidade significativa no sentido de que vai capacitar a produção, articular a comercialização, aumentar a renda dessas pessoas e a partir daí fomentar esse turismo rural”.

Ao final da reunião ficou definido um grupo de trabalho com a participação de dez instituições que voltará a se reunir no próximo dia quatro de julho para dar encaminhamento ao plano de trabalho.

………..
Fonte: http://www.pi.gov.br


 

[PIAUÍ] Barragens do Piauí terão Marco Regulatório para disciplinar uso de água

Foto: Rosa Melo

O Governo do Piauí, através da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEMAR), em parceria com a Agência Nacional de Águas (ANA), vai delimitar a utilização de água de suas barragens, especialmente as localizadas em regiões que passam por períodos críticos devido à estiagem dos últimos anos. Técnicos da ANA estiveram nesta segunda (26/06), na sede da SEMAR, em Teresina, explicando como será esse processo.

“O Marco Regulatório é uma legislação específica para o sistema hídrico, como no caso dos açudes, onde se definem as regras gerais de uso ao longo dos anos, prevendo os níveis dos reservatórios e o que é permitido em função da quantidade de água estocada naquela barragem, evitando conflito entre os usuários. Essa definição se dará em conjunto: SEMAR, ANA e usuários de água, representados pelas comissões de barragens”, explica o Analista de Infraestrutura da Agência Nacional de Águas, Cristiano Zinato.

As barragens do Piauí que inicialmente vão passar pelo processo dos Marcos Regulatórios são o Açude Piaus, que abastece as cidades de São Julião, Fronteiras, Pio IX, Vila Nova e Campo Grande do Piauí; Açude Ingazeiras, que atende a população dos municípios de Paulistana e Acauã; e Açude Bocaina, responsável por levar água aos habitantes de Bocaina, Sussuapara e Picos.

“Faremos nesta semana reuniões públicas nas cidades onde se localizam esses reservatórios para definir o uso da água e propor a criação do Marco Regulatório de cada um deles. Isso é importante, sobretudo, num momento em que o Governo do Estado está decidindo, através dos órgãos ligados à gestão hídrica, como SEMAR, Agespisa, Defesa Civil, DNOCS e Codevasf, medidas de racionamento. O Marco Regulatório nos dá uma segurança maior nas decisões sobre o uso dos recursos hídricos do estado, fazendo o acompanhamento, monitoramento e reavaliação periódica das condições das nossas barragens”, afirma o superintende de Recursos Hídricos da SEMAR, Romildo Mafra.

………….
Fonte: http://www.pi.gov.br


26/06/2017

[GERAL] MEC divulga lista de Segunda Chamada para o Prouni

O Ministério da Educação divulgou nesta segunda-feira (26/06), a segunda chamada de pré-selecionados para o Programa Universidade para Todos (Prouni).

Confira AQUI a lista dos candidatos pré-selecionados na 2ª chamada.

Cada faculdade tem o seu prazo para os alunos comprovarem a sua documentação. Elas também podem definir os documentos a serem apresentados, além dos exigidos pelo MEC.

…………
Fonte: http://siteprouni.mec.gov.br/


 

[PIAUÍ] Divulgada 3ª Chamada do Vestibular EaD

O Centro de Educação Aberta e a Distância da Universidade Federal do Piauí e a Coordenação UAB na UFPI, divulgou hoje (26/06) a lista de 3ª chamada dos candidatos aprovados no PSE/Vestibular EAD – Edital nº 18/2016-EAD/UFPI e convocou a todos para, no período de 26 a 29 de junho de 2017, efetivarem a MATRÍCULA INSTITUCIONAL e respectiva MATRÍCULA CURRICULAR/disciplinas/período 2017.1/curso, junto ao Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas – SIGAA/UFPI/UAB, no Polo de Apoio Presencial para o qual cada candidato foi classificado.

A não efetivação das Matrículas, implicará na desistência do candidato à vaga, por conseguinte a disponibilização dela para o candidato classificado na ordem seguinte.

Veja AQUI a documentação exigida para a efetivação da Matrícula Institucional, conforme preconizado no Edital (ver item 19, subitem 19.1, incisos e alíneas).

O início das aulas do período letivo 2017.1 será a partir de 30 de junho de 2017.

Acesse AQUI a lista de convocados para a 3ª Chamada

…………….
Fonte: http://www.cead.ufpi.br/


 

[PIAUÍ] Uapi abre 3 mil vagas para curso de Administração em 60 municípios

As inscrições para o primeiro vestibular da Universidade Aberta do Piauí (Uapi) da UESPI foram abertas nesta segunda-feira (26/06). São oferecidas 3 mil vagas para o curso de bacharelado em Administração para 60 municípios do Piauí.

Os interessados podem fazer as inscrições, exclusivamente via internet, no endereço eletrônico http://nucepe.uespi.br, no período de 9h do dia 26 de junho de 2017 às 13h do dia 07 de junho 2017.

O valor da inscrição é 30 reais, mas são isentos da taxa os candidatos que cursaram o ensino médio em escola pública ou bolsistas de escolas privadas, que comprovarem insuficiência de recursos financeiros amparados pela lei ordinária nº 5622, de 28.12.2006, que estiverem inscritos no Cadastro Único para Programa Social do Governo (CadÚnico).

Segundo o Núcleo de Educação a Distância da Universidade Estadual do Piauí (Nead/Uespi), instituição responsável pelo projeto e funcionamento pedagógico da Uapi, os cursos oferecidos serão na modalidade presencial com mediação tecnológica.

As aulas serão ministradas a partir de um estúdio de televisão em Teresina e transmitidas via satélite para todos os polos.

Além da Uespi e da Seduc, integram o programa Uapi, a Fundação de Amparo à Pesquisa do Piauí (Fapepi) e a Coordenadoria de Educação por meio de Mediação Tecnológica.

Confira AQUI o edital.

……….
Fonte: http://www.povomatiense.com.br/


 

[TERESINA] A Praia de Verão do Teresina Shopping está de volta

Durante anos os teresinenses tiveram a oportunidade de vivenciar a Praia de Verão, que unia lazer, cultura e gastronomia, em um espaço acessível e de forma gratuita. Para comemorar os 20 anos, o Teresina Shopping traz de volta o projeto e promete surpreender o público com uma mega estrutura, diversas opções de lazer, atividades para todos os públicos e atrações musicais de destaque, além de uma variada praça de alimentação.

A Praia de Verão inicia suas atividades no dia 30 de junho e segue até 30 de julho, funcionando das 17h às 22h, no estacionamento do shopping. O evento contará com pontos de alimentação, palco para atrações musicais, espaço para a prática de esportes como futebol de areia, vôlei de areia, basquete, badminton, tênis de mesa, atividades funcionais e também diversos brinquedos para a criançada.

“A volta desse projeto vai de encontro a um desejo dos teresinenses que sempre nos pediam para voltarmos com a Praia de Verão. E vimos que esse ano seria uma data oportuna, pois estamos comemorando 20 anos do Teresina Shopping e acaba sendo um presente para todos”, ressaltou o gerente de marketing do centro de compras, Dino César.

Esportes e qualidade de vida
A prática esportiva é fundamental para a saúde física e mental das pessoas. Pensando nisso, a Praia de Verão contará com diversos esportes como: futebol, vôlei de areia, basquete, badminton, tênis de mesa e atividades funcionais.

A arena de futebol de areia será coordenada pela Escolinha de Futebol do Flamengo, que estará com uma programação de aulas, além do aluguel da quadra. Já a Federação Piauiense de Tênis de Mesa comandará a quadra de tênis e levará atletas para fazerem apresentações e participarem de desafios de saques com os frequentadores. Haverá também aulas e torneios surpresas.

Os apaixonados por badminton poderão usufruir de um espaço só para eles, que será gerenciado pela Federação Piauiense de Badminton. Monitores darão aulas para crianças a partir de seis anos, além dos adultos.

No espaço destinado para as quadras de basquete haverá aulas a partir das 17h e no período da noite o público poderá participar de arremessos e jogos. No mês de julho está previsto também um torneio com diversas modalidades.

Lazer para crianças
O público infantil terá um espaço todo especial, o Coisa de Artista realizará atividades voltadas para o desenvolvimento da criatividade e lado lúdico. No local acontecerão oficinas de pintura em gesso em peças de diferentes tamanhos e com temas como princesas, super-heróis e cofres.

Os pequenos também poderão se divertir no Eurobungy, onde eles poderão saltar em um equipamento composto por estruturas metálicas, elásticos especiais e cintos de segurança que ficam presos ao corpo.

Outra grande atração desse espaço será o Happy Ball em que os clientes poderão entrar em grandes bolhas de plástico e flutuar, roda e girar sobre a água. Já no Pinball, um fliperama gingante, as crianças escorregam pelos obstáculos, além de desfrutar de tobogãs, pula-pula e João Bobo. Todas essas atividades são acompanhadas por monitores.

E a pintura de rosto e brincadeiras divertidas também estarão presentes no espaço reservado para a criançada.

Gastronomia variada
Com o objetivo de ressaltar as belezas das praias piauienses os pontos de alimentação, dispostos na extensão da praia, levarão nomes das praias do Estado como: Atalaia, Barrinha, Macapá, Barra Grande, Coqueiro, Cajueiro da Praia, Pedra do Sal e Carnaubinha.

No local serão oito pontos de alimentação com a venda de comidas típicas, bebidas, sorvetes, paletas, açaís, fondue de frutas com chocolate, entre outras opções que irão agradar o paladar de todos os frequentadores.

Música todos os dias
A Praia de Verão será animada todos os dias com atrações locais, que se apresentarão no palco do evento, sempre das 19h às 21h30 e nas segundas-feiras haverá atrações especiais para agitar a galera como Waldo e Felipe, Validuaté, Pepê Júnior, Entre Amigos, além das atrações de abertura e encerramento do evento que será animado por Xenhenhem e Top Gun.

Programação completa

30/06 – Xenhenhem – Forró
01/07 – Marlon Morais – MPB
02/07 – Sambatom – Samba
03/07 – Waldo e Felipe – Sertanejo
04/07 –Brigitte Acústico – MPB/POP
05/07 – Ivan Silva – Forró
06/07 Janela Lateral – MPB
07/07 – Junior Moraes – MPB
08/07 – Fátima Lima – MPB
09/07 – Sorriso Aberto – Samba
10/07 – Validuaté – Pop Rock
11/07 – Roraima – MPB/Pop
12/07 – Tairo Silva – Forró
13/07 – Lucas e Rômulo – Sertanejo
14/07 – Flávio Moura – MPB
15/07 – Logicamente Acústico – MPB/Pop/Rock
16/07 – Piauí Samba – Samba
17/07 – Pepê Júnior – Axé/Forró
18/07 – Carla Caroline – MPB/Pop
19/07 –Flávia Freitas – Forró
20/07 – Carlos Henrique – Sertanejo
21/07 – George Hendrix – MPB/Pop
22/07 – Marcelo Ferreira – MPB
23/07 – Batukada – Samba
24/07 – Entre Amigos – Sertanejo
25/07 – Sandro Moura – MPB/Pop
26/07 – Camille Rio Lima – Forró
27/07 – Assis Ferreira – MPB
28/07 – Anderson Veloso – MPB
29/07 – Jean Nogueira – Samba
30/07 – Top Gun – Pop internacional

…………………..
Fonte: Assessoria de Imprensa do Teresina Shopping 


 

[ALAGOINHA DO PIAUÍ] Sítio com pinturas rupestres é descoberto na zona rural

Diversas pinturas rupestres foram encontradas por arqueólogos do Instituto de Arqueologia do Cariri (IAC) na antiga propriedade do ex-vereador de Alagoinha do Piauí, Adão Neném, na localidade Rancho Nenéia, zona rural de Alagoinha do Piauí (PI).

O grupo de arqueólogos cearenses esteve visitando a localidade na última semana para análises de registros de arte rupestres existentes naquele território.

Segundo informações, as pinturas rupestres já eram conhecidas pela maioria dos moradores daquela região, mas poucos tinham conhecimento da importância histórica das gravuras.

………………
Fonte: https://www.portalenoticias.com.br/


 

[AMARANTE] Seleção Brasileira Master joga com Seleção Master local

Com o objetivo de valorizar a memória do futebol brasileiro e incentivar o esporte local, a Prefeitura de Amarante, por meio da Secretaria de Esportes, realiza, no dia 2 de julho, às 16h, um jogo entre a Seleção Brasileira Master e a Seleção Master de Amarante.

O jogo acontecerá no Estádio Municipal Abmael Resende com a presença de atletas renomados do futebol brasileiro, como Viola, Zenon e Marcelo Ramos.

Segundo o prefeito de Amarante, Diego Teixeira, esta é uma grande oportunidade para estimular o desenvolvimento do esporte no município.

“Nós estamos trazendo esse evento para nossa cidade a fim de promover atividades de lazer aos cidadãos, bem como fomentar o crescimento do futebol e demais esportes aqui em Amarante”, frisa Diego Teixeira.

………
Fonte: https://www.portalenoticias.com.br 


 

[Gilbués] Expogil será realizada de 6 a 9 de julho

A Prefeitura de Gilbués (PI) realiza, de 6 a 9 de julho, a VI Expogil – Exposição Agropecuária de Gilbués. O evento já faz parte do calendário das feiras agropecuárias do Estado do Piauí.

O município, conhecido nacionalmente por suas terras áridas, vai mostrar a força do homem do campo diante das adversidades naturais, através da criação do gado de corte, da caprinocultura, ovinocultura e a agricultura familiar.

A Feria vai reunir os melhores rebanhos da região, com foco para os animais de pequeno porte como: caprinos das raças Anglonubiana e Boer e os ovinos das raças Santa Inês e Dopper.

A bovinocultura vai contar com gado de elite das raças Nelore, Sinepol, Girolanda e Holandês.

Segundo o Secretário de Agricultura do Município, Fabriciano Corado esta é a primeira vez que a prefeitura apoia o evento. “Gilbués conta com um grande potencial produtivo; temos terras agricultáveis e um povo trabalhador” disse o secretário.

O evento vai oferecer aos produtores várias palestras em diferentes segmentos, proferidas por profissionais da Secretaria de Desenvolvimento Rural do Piauí.

Na ocasião, serão entregue pela secretaria de Agricultura do Estado, 20 kits de irrigação aos pequenos produtores da agricultura familiar.

O Banco do Brasil agência de Gilbués, estará presente com um estande realizando financiamentos aos produtores da agricultura familiar.

A novidade é a reativação da Carteira Agrícola que estava suspensa a alguns anos na agência e deixava de atender a microrregião que reúne cinco municípios; Gilbués, Barreiras do Piauí, Monte Alegre, Santa Filomena e São Gonçalo do Gurguéia.

A Expogil é uma realização da Prefeitura de Gilbués e Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Gilbués e conta com o apoio da Secretaria de Desenvolvimento Rural do Piauí, Emater e Secretaria de Meio Ambiente do Piauí.

A expectativa é que o evento movimente a economia local com o comércio de animais, atraindo visitantes e gerando empregos na cidade. As noites da Expogil serão animadas ao som do forró de Lucas do Acordeon e o artista da terra, Magayver Guerra.

…………
Fonte: http://fortnoticias.com.brb


24/06/2017

[S.R.NONATO] Delegação da União Europeia é recebida no município

No último sábado (24/06), a prefeita Carmelita Castro, de São Raimundo Nonato (PI), recebeu subchefes da Delegação da União Europeia e de um grupo de Embaixadas dos Estados-Membros da UE no Brasil, acompanhados da vice-governadora Margarete Coelho, onde na oportunidade visitaram os sítios arqueológicos situados no Parque Nacional da Serra da Capivara. Na comitiva, estão diplomatas da Alemanha, Bélgica, Eslovênia, França, Irlanda, Itália, Portugal, Reino Unido e República Tcheca.

O objetivo da visita é contribuir para o estabelecimento de vínculos de conhecimento e cooperação entre os diplomatas europeus e as autoridades piauienses.

Na região, a missão teve como roteiro visitas aos sítios e um encontro com a professora, pesquisadora e diretora- presidente da Fundação Museu do Homem Americano (FUMDHAM), Niède Guidon e o arqueólogo francês Eric Boëda, que participa das escavações a cada ano.

A viagem permitiu aos diplomatas conhecerem pontos de turismo do Parque como: o desfiladeiro da Capivara, o boqueirão da Pedra Furada, o Sítio do Mocó, em especial parte da Trilha Hombu, e o Museu do Homem Americano.

Além disso, a comitiva visitou projetos de cooperação como o da Comunidade Lagoas das Cascas, que conta com financiamento da União Europeia. O projeto contempla ações de armazenamento/gestão de água na comunidade Lagoas das Cascas, no município de São Raimundo Nonato. A comunidade local tem experiência de primeira água (para o abastecimento de membros das famílias e de seus animais) e de segunda água (para uma pequena horticultura irrigada).

O objetivo da visita é promover intercâmbio de informações sobre possíveis áreas de interesse comum entre a União Europeia e o Piauí, estado que já conta com importantes investimentos europeus no setor de energias renováveis. Além deste setor, a União Europeia considera que o Piauí tem um potencial importante na preservação da biodiversidade, do desenvolvimento socioeconômico e do turismo sustentáveis.

………………
Fonte: http://saoraimundononato.pi.gov.br


 

[TERESINA] Protesto impede saída de dezenas de ônibus na rodoviária Lucídio Portela

Os ônibus intermunicipais estão parados no Terminal Rodoviário Lucídio Portela, na zona Sul de Teresina, devido à paralisação dos funcionários das empresas que prestam esse serviço.

Os ônibus estão chegando dos municípios, trazendo os passageiros até Teresina, e aqui ficam retidos. A manifestação deve ser mantida até o meio-dia de hoje.  No Terminal, aproximadamente 30 ônibus já estão parados.

A manifestação é por conta do atraso salarial constante, condições de trabalho e também pelo transporte clandestino de passageiro. Atualmente, cerca de 20 emprestas prestam o serviço de transporte de passageiro intermunicipal no Piauí.

A informação é de que, além do rodoviário terminal, outros pontos de embarque e desembarque de passageiros estão com os ônibus parados, como nos pontos da BR-316 e da Ladeira do Uruguai.

“Nós deflagramos não uma greve, mas essa manifestação para chamar a atenção dos empresários já que hoje é dia 22 e algumas empresas ainda não pagaram os seus funcionários. Os salários estão constantemente em atraso. Além disso, eles alegam não ter dinheiro porque muitos empresas clandestinas estão tirando os passageiros”, disse o presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Transportes Rodoviários no Estado do Piauí (Sintetro), Fernando Feijão.

O presidente do Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado do Piauí,  Gleisson Barras, disse ao Cidadeverde.com que a crise econômica em que vive o País e a falta de incentivo do Estado do Piauí faz com que muitas empresas não cumpram  todas as solicitações dos funcionários e do acordo coletivo firmado ainda no ano passado.

Para ele,a falta de incentivo por parte do poder público complica as operações no Piauí, pois o transporte clandestino piora ainda mais a situação financeira, complicando ainda mais a falta de repasse. A fiscalização ainda é “muito tímida”,lamenta o presidente.

“A situação financeira de muitas empresas está complicada; é o sistema todo que está por isso o atraso de salários e dos benefícios. Também a ausência do Estado em garantir operações às empresas prejudica, como a tarifa defasada e a falta de incentivo”, comentou.

Gleisson Barros ressaltou que as empresas estão às vesperas de uma mesa de negociação com os trabalhadores para discutir esses pontos levatados durante a manifestação.

…………………
FONTE: Cidade Verde


 

[PICOS] DNIT aciona Polícia após vandalismo em radar e furto de placas

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) precisou acionar a Polícia após um radar ter sido alvo de vandalismo no km 296,5 da BR 316 em Picos. O trecho conhecido como “Ladeira de Fátima” é conhecido pelas autoridades pelos frequentes acidentes envolvendo principalmente caminhões de carga no local. Para tentar evitar novos acidentes o DNIT optou por instalar um radar para controlar a velocidade dos motoritas, mas o equipamento não durou uma semana sequer e foi quebrado por vândalos.

Além da quebra do radar, o órgão denunciou também o furto de placas de trânsito instaladas as margens da rodovia. Segundo Elvo Marton, engenheiro supervisor da unidade de Picos, somente no último mês foram roubadas pelo menos 10 placas. Segundo ele, elas são usadas para diversos fins e até para decorar ambientes. “Certa vez nós flagramos uma placa decorando um bar. Paramos no local advertimos o proprietário e recolhemos a placa. Isso é patrimônio público que eles usam até pra fazer chapas de metal. É absurdo e a Polícia vai intervir”, defende o engenheiro.

Elvo acrescenta que o DNIT não recurso para instalar novos radares a qualquer momento e que uma nova licitação foi realizada para que o radar do local seja substituído.

“A gente tem todo um trabalho, uma preocupação para executar qualquer obra, olha placa por placa, conta e quando a gente acaba de botar já começam a desaparecer placas. Isso não pode acontecer”, avalia.

Segundo o engenheiro no km 239 da mesma rodovia foi instalado um radar também por conta do alto índice de acidentes, desde então nenhum acidente voltou a ser registrado no local, daí a importância de preservar o equipamento instalado no local. O supervisor completa explicando que acredita que bandidos envolvidos em saque de cargas de caminhões que tombam no local podem estar envolvidos no crime.

“Aproveitamos para fazer o alerta a comunidade para evitar a prática. Se persistir a Polícia vai acabar agindo. Advertimos também a todos que façam denúncias caso flagrem pessoas saqueando cargas, ou furtando placas na rodovia”, finaliza.

……………
FONTE: Picos 40 Graus


 

[URUÇUÍ] Cojuv e Semjuv de realizam ação pela paz na juventude

A Coordenadoria da Juventude do Estado do Piauí (Cojuv), por meio das gerências de Políticas de Educação e Saúde e de Políticas para o Meio Rural, trabalha em parceria com a Secretaria Municipal de Juventude de Uruçuí no projeto Juventudes pela Vida até esta sexta-feira (23/06).

Na programação, estão oficinas de dança, grafite e capoeira. Além de palestras sobre a violência contra mulheres jovens, responsabilidade no trânsito, juventude e cultura da paz, juventude do campo e participação social.

A meta é percorrer três escolas da cidade – Arica Leal, Cícero Coelho e Maria Pires – que juntas têm cerca de 2.500 estudantes. As atividades iniciaram nessa quarta (21) e encerram nesta sexta-feria (23), à noite, com a cerimônia de encerramento, no Memorial das Boas Ações Juvenis da cidade.

O evento tem ainda a parceria do Centro de Referência para Mulheres Vítimas de Violência Francisca Trindade, a Escola Estadual de Trânsito e a Casa de Hip-Hop QI (Questão Ideológica).

,,,,,,,,,,,,,,,,
FINTE: Portal R10


 

[OEIRAS] Secretaria de Indústria e comércio abre vagas para curso de Condutor Turístico

A Secretaria Municipal de Indústria e Comércio (Semic), em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), está abrindo 30 vagas para o curso de Condutor Turístico em Oeiras.

A capacitação é voltada para profissionais que operam no setor turístico local ou que tenham interesse no mercado. Ministrado pela instrutora do Sebrae, Karla Expedita Maia Lemos, o curso tem o objetivo de qualificar pessoas com informações sobre a cidade para atuarem como condutores de visitantes.

As inscrições podem ser feitas a partir desta quinta-feira, 22, na sede da Semic, das 8h às 13h. O curso acontecerá de 07 a 09 de julho, no auditório da CDL.

……………….
FONTE: Cidades em Foco


 

[PICOS] Homem é preso transportando madeira com documento falso em Picos

A Polícia Rodoviária Federal apreendeu uma carreta que transportava ilegalmente 40m3 de madeira serrada, na BR 316, em Picos, na noite desta quarta-feira (21/06).

Os policiais abordaram o. E.V.S. conduzindo a Scania/R 440 A6x2 placas OEL 8244 e OEN5198, transportando a madeira serrada.  Após consulta ao DOF (documento de origem florestal ), os policiais rodoviários constataram que o documento era falso.

De acordo com a PRF, a carga vinha do Pará e seria entregue no Sergipe. O condutor do veículo foi encaminhado para a Delegacia de Polícia Civil de Picos e autuado pelos crimes de transporte ilegal de produto florestal e uso de documento falso.  O veículo e a carga ficaram no posto PRF Picos à disposição do IBAMA.

,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,
FONTE: Cidade Verde


 

[REGIÃO NORTE] Governador visita municípios da região Norte do estado

O governador Welington Dias, visitará nesta quinta-feira (22/06), os municípios piauienses de Luzilandia, Esperantina e Batalha, onde na ocasião inaugurará várias obras e assinará ordens de serviços para outras.

De acordo com a assessoria de W Dias, o chefe do executivo estadual desembarca as 08h15min na cidade de Luzilândia e, logo em seguida, segue para o município de Batalha onde, acompanhado do presidente da ALEPI, Deputado Estadual Themístocles Filho, bem como de lideranças locais e regionais, fará a inauguração de obra de mobilidade urbana, visitará obras de asfaltamento da BR – 222 e dará ordem de serviço para reforma do Parque Ecológico Cachoeira do Urubu.

Após visitar Batalha, o governador irá almoçar em Esperantina.

Welligthon Dias, participa ainda da inauguração de novos leitos no Hospital Estadual Dr. Júlio Hartman e na parte da tarde seguirá novamente para Luzilândia.

…………………..
FONTE: Diario do Longá


 

[JACOBINA DO PIAUÍ] Divulgada a programação da III OVINOCAPRISHOW – FEIRA DE DESENVOLVIMENTO DA OVINOCAPRINOCULTURA DE JACOBINA DO PIAUÍ

O prefeito Gerdelânio Rodrigues de Oliveira, o GD, divulgou nesta quarta-feira (21/06), a programação da III OVINOCAPRISHOW – FEIRA DE DESENVOLVIMENTO DA OVINOCAPRINOCULTURA DE JACOBINA DO PIAUÍ – PI.

Veja a programação completa:

14/07 – SEXTA-FEIRA

09:00 horas – Inicio da entrada de animais no Parque;
14:00 às 17:00 horas –
Palestra: Palma forrageira com suplementação hídrica–Engº Agrônomo Eder Jofre – Agrocuraça;
Palestra: Aspectos sanitários na ovinocaprinocultura – Dr. Francelino IFPI;
Palestra: Caprinos e ovinos, do nascimento ao abate – Dr. João Bandeira IF Sertão – PE
17:00 horas -Encerramento para entrada de animais e inicio do cadastramento dos animais para concursos;
18:00 horas – Secagem das cabras de leite do concurso;
19:00 horas – Abertura oficial da 3ª OVINOCAPRISHOW, pelo Prefeito Municipal e entidades parceiras participantes. Escolha da garota e garoto Ovinocaprishow 2017;
22:00 horas – Shows com Arreio de Ouro

15/07 – SABADO

08:00 horas – 1ª Ordenha concurso de cabra leiteira.
09:00 horas –Concurso de animais (Peso animais dente de leite por raça);
10:30 horas – Julgamento de animais (Pista – Dorper, St. Inês / Boer, Anglo)
11:00 horas – Prova do laço.
15:00 horas – 2ª Ordenha concurso de cabra leiteira.
16:00 horas – Entrega da premiação.
22:00 horas – Shows com Ranieri

16/07 – DOMINGO

12:00 horas – Almoço dos vaqueiros no Sitio Abençoado (Fz de Isieldo).
14:00 horas – Inicio da Cavalgada
17:00 horas – Missa do vaqueiro e premiação no parque de exposições.

NORMATIVO

Segue as informações e normas necessárias para sua participação na III OVINOCAPRISHOW 2017, nosdias14, 15 e 16/07/2017.

1) DATA RESERVA DE BAIAS:
A reserva de baia será realizada pela PREFEITURA MUNICIPAL – SEC. DE AGRICULTURA, fone: (89) 99420-4429 (Bertoudo) – 99455-8541 (Adelson), no período de 01/06/2017 à 12/07/2017. As reservas deverão ser confirmadas até o dia 13/07/2017, caso contrário, será vendida para outros expositores.

2) PREÇO DA BAIA:
O valor de cada baia medindo 2 x 2 m será de R$ 20,00.

3) ESCOLHA DA BAIA:
A escolha da baia será no ato da reserva da mesma, pelo expositor.

4) EXIGÊNCIAS SANITÁRIAS:
. GTA (para todos os animais);
. Nota fiscal (animais procedentes de outros estados).

5) ENTREGA DE DOCUMENTOS
Será obrigatório para a entrada dos animais nas baias.

6) HORÁRIO DE CHEGADA DOS ANIMAIS
Todos os animais deverão chegar ao local de exposição (baias), no máximo até a sexta-feira 14/07/2017 às 17:00 horas.

7) SAIDA DOS ANIMAIS
A saída de todos os animais só será permitida no dia 15/04, a partir das 17:00 horas.
……………

FONTE: Portal Cidades em Foco


 

[PIAUÍ] Mais 13 médicos cubanos desembarcam para atender no Piauí

O Piauí recebeu nesta quarta (21/06), 13 médicos cubanos para integrar o Programa Mais Médicos no interior do Estado. O primeiro grupo, com sete profissionais, desembarcou no aeroporto Petrônio Portela e o segundo, com seis médicos. Eles vieram para substituir médicos que concluíram o ciclo de três anos no programa.

Os cooperados cubanos seguem para os oito municípios, onde deverão integrar imediatamente às equipes de trabalho. “Os profissionais darão continuidade ao trabalho que já vem sendo realizado pelo Programa no Estado, onde eles trabalham dentro dos municípios a atenção primária à saúde. O Mais Médicos visa dar essa assistência para tentar evitar que as pessoas adoeçam e necessitem de atendimentos de média e alta complexidade”, relatou a coordenadora do Programa Mais Médicos no Piauí, Idvani Braga.

Os médicos que chegaram hoje irão atender nos municípios de Baixa Grande do Ribeiro, Campo Maior, José de Freitas, Júlio Borges, Matias Olímpio, Porto, Regeneração e São Luís do Piauí.

O estado conta com 352 médicos do programa, desses 243 são cubanos que trabalham em 130 municípios, distribuídos nos 11 territórios de saúde.

Os profissionais são recepcionados no aeroporto pela Coordenação Estadual, técnicos da Secretaria de Estado da Saúde e por equipes dos municípios em que os médicos cubanos irão desenvolver seus trabalhos.

……………………..
FONTE: Cidade Verde

FOTO: Junior Leal


 

[URUÇUÍ] Curso de Arbitragem de Futebol Amador tem início em junho

A Secretaria de Esportes e Lazer da Prefeitura de Uruçuí (PI) realizará, dias 30 de junho e 1° de julho, o curso de Arbitragem de Futebol Amador de campo, com os instrutores Manuleu e Florindo, da FUNDESPI.

O curso acontecerá em dois momentos com aulas teóricas que serão ministradas na Câmara Municipal de Uruçuí e com aulas práticas no estádio municipal Marrecão.

Homens e mulheres com idade mínima de 17 anos podem participar. As inscrições são gratuitas e serão realizadas no dia 30 de junho.

…………
FONTE: Portal R10


 

[URUÇUÍ] A unidade móvel do trabalhador atenderá a população em junho

Depois de quase um ano sem emitir carteiras de trabalho em Uruçuí (PI), o município irá receber no próximo dia 26 de junho, uma unidade móvel do trabalhador da Superintendência Regional do Trabalho – SRTE- PI.

O prefeito Wagner Coelho (PROS) esteve no órgão acertando o convênio da Prefeitura de Uruçuí com o superintendente  do SRTE-PI, Phelippe Salha. A expectativa é de que em 5 dias, sejam expedidas 500 carteiras de trabalho.

…………
FONTE: Prefeitura de Uruçuí


 

[CAMPO MAIOR] Papa Francisco nomeia novo bispo de Campo Maior

O papa Francisco escolheu o novo bispo de Campo Maior (PI). O reverendo padre Francisco de Assis Gabriel dos Santos deixará o interior de Pernambuco para assumir a diocese no Piauí.

O anúncio foi feito pela Nunciatura Apostólica no Brasil, nesta quarta-feira (21/06). Padre Francisco dos Santos é pároco da paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, em Garanhuns (PE).

Natural de Esperança (PB), o novo bispo tem 49 anos e foi ordenado na mesma cidade, em 2000. É formado em Filosofia pelo Instituto Teológico e Pastoral e tem bacharelado em Teologia pelo Instituto Teológico São Paulo, com diploma pelo Instituto Santo Anselmo, de Roma.

O novo bispo de Campo Maior também é jornalista, formado pela Universidade Católica de Pernambuco. A experiência o levou a produzir programas de rádio e uma publicação intitulada “Dom Helder Abrindo Caminhos” naquele estado.

Francisco dos Santos irá substituir Dom Eduardo Zielski, transferido no ano passado para a Diocese de São Raimundo Nonato, no Sul do Piauí.

O secretário-geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Dom Leonardo Steiner, enviou carta ao Padre Francisco dos Santos e destacou que a formação do religioso em Comunicação Social o ajudará na evangelização em Campo Maior.

……………………..
FONTE: Cidade Verde


 

[OEIRAS] Prefeitura itinerante de Oeiras chega ao povoado Malhada Grande

Realizado em Oeiras desde 2013, o projeto Prefeitura Itinerante chega no dia 1º de julho ao povoado Malhada Grande, na zona rural do município de Oeiras (PI). Nesta terça-feira (20/06), o prefeito José Raimundo reuniu a equipe de secretários municipais para definir os últimos detalhes das ações que serão desenvolvidas no povoado. Dentro do evento será inaugurado o Ginásio Municipal Poliesportivo, um novo espaço de lazer e integração na comunidade.

Com a inciativa, a Prefeitura Municipal objetiva desenvolver o exercício da cidadania na zona rural, oferecendo gratuitamente aos moradores do povoado e de regiões vizinhas um conjunto de serviços e atendimentos. Um grande aparato administrativo será levado ao povoado, por intermédio das secretarias municipais.

Na Prefeitura Itinerante, moradores das comunidades Malhada Grande, Mocambo, Contendas, Canto do Saco, Bananeira e Assentamento Cruz terão acesso a informações, ações e serviços, como emissão de carteira de identidade, carteirinha do Sistema Único de Saúde (SUS), cadastro no programa Identidade Jovem – ID Jovem, oficina artesanato e embelezamento, recreação infantil, atividades esportivas e culturais e exames médicos, assessoria jurídica, testes rápidos para HIV e sífilis, entre outras diligências.

…………
Fonte: Ascom


 

[CAMPO MAIOR] Prefeitura realiza segundo Concurso Escolas Sustentáveis

A Prefeitura Municipal de Campo Maior (PI), por meio da Secretaria de Meio Ambiente e em parceira com as secretaria de Educação e o SAAE, realizou o 2º Concurso Escolas Sustentáveis do município. O evento, que culminou as ações desenvolvidas na semana do meio ambiente, premiou as unidade escolares participantes com lixeiras seletivas e tem por objetivo disseminar conhecimentos ambientais sobre a importância da preservação de bens ambientais, além de sensibilizar as pessoas da necessidade de adoção de práticas sustentáveis para a garantia da vida no planeta.

Participaram do concurso as Escolas Municipais: Milton Soldani, Mano Castelo Branco, Hilson Bona, CAIC, Raio de Esperança, Vida Verde, Zenita Pires Ferreira, Águida Maria da Conceição e Patronato Nossa Senhora de Lourdes. Os eixos temáticos apresentados foram: Redução do Risco de Queimadas e Proteção de Mananciais Hídricos.

Cada Unidade de Ensino teve 20 minutos para apresentação de seu projeto, os itens avaliados pelos jurados foram: Adequação do projeto ao tema proposto, metodologia aplicada, sensibilização do público alvo e vida útil do projeto.

A Escola Zenita Pires que apresentou o projeto, Biofiltro: Reutilização de Águas Cinza, evitando o desperdício da água utilizada na cantina da escola, ficou em primeiro lugar na opinião dos jurados com 56,5 pontos. O segundo lugar foi para a escola Hilson Bona com 48 pontos, o terceiro para Águida Maria da Conceição, 44 e o quarto lugar ficou com Unidade Milton Soldani, com 43 pontos, as demais Instituições levaram prêmios de participação.

……………………..
FONTE: Cidade Verde


 

[AMARANTE] Secretária integra diretoria do Colegiado Nacional de Assistência Social

Nessa terça-feira (20/06), durante o XIX Congresso do Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social (Congemas), que acontece em Porto Seguro (BA), a secretária de assistência social do município de Amarante, Ana Tércia Carvalho, foi escolhida para fazer parte da diretoria nacional de gestoras municipais de assistência social.

O Congemas tem por finalidade desenvolver atividades que asseguram a perspectiva de Assistência Social nos municípios brasileiros em iniciativas como promover e incentivar a formação do gestor municipal para contribuir decisivamente na consolidação da Assistência Social enquanto Política Pública.

A secretária de assistência social, Ana Tércia Carvalho, agradeceu a todos os envolvidos e ressaltou o trabalho desenvolvido em Amarante. “Essa conquista é de todos nós da cidade de Amarante. O apoio do prefeito Diego Teixeira e da equipe da Secretaria Municipal de Assistência Social foram primordiais para o serviço social desenvolvido no município tornar-se referência nacional, onde o trabalho social e humanizado é extremamente importante para o desenvolvimento do nosso país”, ressalta.

“Sinto muito orgulho pelo trabalho desenvolvido em nossa Secretaria de Assistência Social. Esse reconhecimento nacional é o resultado de todo o esforço e competência da equipe”, declara o prefeito de Amarante, Diego Teixeira.

………
FONTE: Portal R10
FOTO: Ascom/Portal R10


 

[PARNAÍBA] Com risco de desabamento, Governo decreta emergência no complexo do Porto das Barcas

O governador Wellington Dias (PT) decretou situação de emergência no conjunto arquitetônico Porto das Barcas, em Parnaíba (PI), por risco de desabamento em áreas subutilizadas e outros problemas no local. O prazo para intervenções é de 180 dias.

A decisão, publicada no Diário Oficial desta terça-feira (20/06), considera o resultado de vistoria técnica feita pela Coordenação de Registro e Conservação da Secretaria de Cultura do Estado do Piauí (Secult). O relatório, segundo o decreto, “constatou graves danos à estrutura daquele Complexo Cultural, evidenciando risco de desabamento e outras consequências dessa natureza que podem causar transtornos às pessoas que ali frequentam diariamente”.

Os locais com risco de desabamento constatado pela vistoria seriam áreas subutilizadas ou totalmente sem uso.

O conjunto arquitetônico do Porto das Barcas é tombado e faz parte do patrimônio cultural piauiense. Em abril, após reunião do governador Wellington Dias com o secretário Fábio Novo, foi anunciado um projeto de reestruturação do local, com reforma de lojas e todo o sítio arquitetônico. Na época, o governador informou que buscava R$ 7,5 milhões em investimentos junto à Caixa Econômica Federal para as obras.

Com o decreto de emergência, a Secult terá 180 dias para fazer intervenções na área, podendo contratar empresas sem licitação para fazer as obras. Há previsão legal para prorrogação desse prazo por mais 180 dias.

……………………..
FONTE: Cidade Verde


 

[JOAQUIM PIRES] Escola incentiva alunos a produzirem bolos com matéria prima local

Desenvolvido por professores e alunos e com apoio da Secretaria Municipal de Educação de Joaquim Pires (PI), o projeto Mão na Massa tem como objetivo estimular os alunos a produzirem bolos e outras receitas a partir de produtos encontrados no município. O objetivo é desenvolver criatividade, trabalho em grupo, interdisciplinaridade e até formar grandes profissionais na área da gastronomia.

Ao longo do dia, os alunos realizaram várias apresentações como: paródias, teatros, valores nutricionais de cada produto, origem dos produtos e receitas em português e inglês.

No final das apresentações, o corpo de jurados avaliaram alguns critérios como: organização, criatividade, decoração, formas de apresentação, avaliação do trabalho interdisciplinar e originalidade do bolo.

“O objetivo do projeto “Mão na Massa”, é trabalhar a interdisciplinaridade com os nossos alunos. Eles fizeram atividades de acordo com as disciplinas, no qual o objetivo é melhorar aprendizagem e o trabalho em grupo. O projeto deu certo! Trabalhamos uma semana e meia. A culminância foi dia 20, no qual foi satisfatório. As atividades foram feitas por turnos, onde cada turma apresentou seu bolo. Nós trabalhamos só com produtos 100% natural, visando uma alimentação saudável, não foi utilizado nenhum produto artificial nas receitas”. Ressaltou a diretora Neide Soares.

O projeto contou com a presença de professores, diretores, alunos, fisioterapeuta, nutricionistas e funcionários públicos do município.

………
FONTE: Portal R10
FOTO: João Victor


 

[BRASILEIRA] PRF flagra sete pessoas viajando em redes penduradas em carreta

Sete pessoas foram flagradas sendo transportadas no compartimento de carga de uma carreta na BR-222, na cidade de Brasileira (PI), a 183 Km de Teresina. A Polícia Rodoviária Federal informou que os ocupantes seguiam de Ibiapina, no Ceará, para Piripiri, no Piauí, uma distância de 138 quilômetros viajando em redes penduras dentro da carreta, sem qualquer segurança. O flagrante aconteceu na noite de terça-feira (20/06).

De acordo com a PRF, o semirreboque ficou retido no posto porque além do transporte irregular, o veículo ainda estava com o licenciamento atrasado e em mau estado de conservação, já que no assoalho do veículo existiam muitos buracos. Havia ainda apenas dois pneus internos, quando deveria haver quatro. O veículo também estava sem iluminação na traseira.

A Polícia Rodoviária informou que os sete passageiros, após consultas, foram liberados para seguirem viagem de ônibus, para Piripiri.

O transporte de passageiros em cargas é proibido pelo Código de Transito Brasileiro. O motorista foi multado por cometer infração gravíssima no valor de R$ 293,47.

………………..
FONTE: G1 Piauí
FOTOS: Divulgação/PRF


 

[PICOS] III edição dos Jogos Acadêmicos de Picos (JAP) tem inicio na UESPI

  

Aconteceu, na noite desta segunda-feira (19/06), na quadra poliesportiva da Universidade Estadual do Piauí – campus professor Barros Araújo, a solenidade de abertura dos Jogos Acadêmicos de Picos (PI – o JAP. O evento, que está em sua terceira edição, é realizado pelos alunos do 5º período do curso de licenciatura em Educação Física e acontece entre os dias 19 e 23 de junho, com torneios de futsal masculino.

A mesa de honra foi composta pelo diretor da instituição Evandro Alberto de Sousa; pelo coordenador do curso de Educação Física da UESPI, Glauber Castelo Branco; pelos professores do curso de Educação Física, Nélida Amorim e Onildo Junior; pelo representante do Diretório Central dos Estudantes da UESPI, Gustavo Isaias; pelo representante do setor de esportes da Faculdade R.SÁ, Lucas Leal; pelo representante do setor de esportes da Universidade Federal do Piauí, Natanael Leal; e pelo secretário de esportes de Picos, Adonai Venâncio.

O diretor da UESPI Evandro Alberto de Sousa, destacou sua satisfação para com a realização de eventos como este e refletiu sobre a importância do esporte dentro das instituições de ensino, afirmando que a universidade está de portas abertas para esse e outros eventos. Ele aproveitou a oportunidade para parabenizar os alunos organizadores e se disse satisfeito com a iniciativa.

Após a abertura, a noite seguiu com a realização de quatro jogos. No primeiro dia do JAP, disputaram os seguintes times: 3PIRad x Boca Juniores; Ajax Literário x Administradores FC; Halter (ados) x Colóides FC; e DC Magnatas x Admitos. A vitória ficou para o 3PIRad, Halter (ados) e DC Magnatas, havendo ainda empate entre Ajax Literário e Administradores FC, dando a vitória por pênaltis para o Administradores FC. No entanto, mesmo conseguindo a vitória, o DC Magnatas acabou desclassificado por não cumprimento de regras ficando assim, o Admitos campeão.

O secretário de esportes de Picos, Adonai Venâncio, falou da iniciativa da instituição, bem como dos alunos, em promover eventos esportivos como este. Segundo ele, “é uma iniciativa muito boa e nós procuramos estar sempre apoiando todas as entidades que queiram realizar campeonatos, gincanas, entre outros. E nós fazemos isso visto o esporte ser saúde, então a nossa ideia é incentivar o mesmo e com isso, fazer com que se destaque aquele que aja melhor, tornando-se até um jogador profissional”, disse ele.

Os jogos continuam no decorrer da semana trazendo times diferentes e encerram no dia 23, apresentando o novo campeão da terceira edição do JAP.

 

……………
FONTE: UESPI de Picos

 

Pin It on Pinterest