[LITORAL] Governo adota medidas para temporada de férias

O aumento do fluxo de turistas no litoral piauiense durante o período de férias exige reforço no funcionamento dos sistemas de água e esgoto. Atento a isso, o Governo adotou uma série de providências para garantir o abastecimento regular e a eficiência da rede de esgoto da região.

Como ocorre todos os anos, uma das principais medidas é a instalação de grupos geradores de energia elétrica para permitir o funcionamento do sistema mesmo em caso de falta de energia elétrica. Neste ano, os grupos geradores foram instalados em Luís Correia e no sistema de bateria de poços em Barra Grande.

O plano de ação prevê outras medidas importantes também para as cidades de Parnaíba, Cajueiro da Praia e Ilha Grande, como o serviço de montagem de conjunto de captação de água bruta no Rio Igaraçu e recuperação dos conjuntos de recalque de água tratada da ETA I, que bombeiam água para Luís Correia e praias Peito de Moça e Coqueiro.

Bombas para Barrinha

Como medida preventiva, foi encaminhado dois conjuntos de bombas de reserva para o sistema de captação dos poços do povoado Barrinha, em Cajueiro da Praia, segundo o engenheiro Moacyr Gayoso, superintendente operacional da Agespisa. Os poços de Barrinha abastecem uma das praias mais movimentadas de todo o litoral piauiense, a Praia de Barra Grande.

A manutenção da rede de esgoto é outra preocupação. Para evitar extravasamentos, a empresa fez limpeza na rede e na estação coletora situadas na orla de Luís Correia.

Produção em Parnaíba

A empresa está produzindo 43,2 milhões litros de água por dia em seu complexo de produção na cidade de Parnaíba, composta por quatro estações de tratamento de água. Elas abastecem também a cidade de Luís Correia e as praias Peito de Moça e Coqueiro.

A companhia montou um plantão especial para atendimento dos usuários e turistas. As solicitações e reclamações podem ser feitas por meio do telefone 0800 086 8888, que funciona durante 24 horas. A ligação é gratuita também de telefones celulares.

Luau Acessível

E como parte da programação da temporada de férias no litoral, o Governo do Estado mais uma vez surpreende e promove o primeiro Luau Acessível nas instalações do Projeto Piauí Praia Acessível, localizado na orla de Atalaia, no município de Luís Correia. Com o objetivo de proporcionar as pessoas com deficiência mais lazer e descontração, a festa promete entrar para o calendário de eventos do Estado.

O Luau acontece nos dias 7 e 8 de julho com muita música e animação a partir das 20h. No primeiro dia, Guilherme Dantas e Anderson Rodrigues animam o público, e no segundo dia, a Banda Vale Night e João Veloso prometem esquentar cantando grandes sucessos musicais. O acesso ao evento é livre para pessoas com deficiência, entidades e familiares.

Para o secretário de Estado do Turismo, Flávio Nogueira Júnior, o evento será um sucesso e destaca a estrutura do local, realizada pela Setur. “Com a mesma felicidade que entregamos as instalações do projeto, estamos realizando o evento. O local é adaptado, possui uma estrutura com banheiros acessíveis, um masculino e um feminino, um espaço administrativo e outro que serve para guardar os pertences tanto para as pessoas com deficiência como para acompanhantes, só estava mesmo faltando uma festa”, ressalta Nogueira Júnior.

O secretário da Seid, Mauro Eduardo, ressalta que a intenção é proporcionar um lazer acessível a todas as pessoas com deficiência.”Queremos proporcionar um momento de descontração. Muitas pessoas com deficiência, não tinham condições de ir ao litoral por falta de espaço adequado e agora que temos, buscamos dar mais um passo. O Luau além de unir todos eles, é um momento de elevar a autoestima e de elevar também nosso Estado”, finaliza o gestor.

……….
Fonte: http://www.pi.gov.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pin It on Pinterest