Carnaval do litoral com segurança, abastecimento de água e prevenção contra DSTs

Além de muitas atrações, com vários ritmos e tons, que você pode conferir clicando AQUI, o litoral piauiense está se preparando para ter um dos carnavais mais tranquilos e alegres dos últimos anos.

O Governo do Estado, através da Secretaria de Segurança, do Comando Geral da Polícia Militar, da Agespisa e da Secretaria de saúde (Coordenadoria da Juventude do Estado do Piauí – Cojuv), está trabalhando para garantir segurança, abastecimento de água e prevenção com DSTs nas folias de Momo. Confira:

♥ SEGURANÇA

A Secretaria de Segurança e o Comando Geral da Polícia Militar se instalam desde esta nesta sexta-feira (24/02) no litoral piauiense de onde comandam o policiamento do Carnaval 2017. Desde a semana passada, dez viaturas, policiais do Batalhão das Rondas Ostensivas de Naturezas Especiais (BPRONE) e dos comandos especializados foram deslocadas para ajudar na atuação policial na região de Parnaíba, Luís Correia, Ilha Grande e Cajueiro da Praia.

Já está no litoral, o comandante geral da PM, coronel Carlos Augusto, a CIPtran, Bope, Canil e policiamento aéreo (Gtap) farão o policiamento nos acessos às praias da Pedra do Sal a Barra Grande, com instalação de vários pontos de bloqueios a fim de levar tranquilidade aos foliões.

O secretário de Segurança, Fábio Abreu, reiterou que o policiamento ostensivo contará com o reforço do motopatrulhamento e da cavalaria da Polícia Militar para que tenha facilidade de reconhecimento de alguma ação criminosa e atuação no combate.

“Esse policiamento estará trabalhando de maneira intensa no Litoral do Piauí e vai agir nas regiões periféricas no sentido de identificar e evitar ações dos criminosos. Mas é necessário e recomendável que esses jovens tomem esses cuidados, em especial quem for ingerir bebida alcoólica que estejam sempre na companhia de alguém responsável para evitar transtornos”, ratificou.

Ele ainda deu dicas de segurança durante a folia do Rei Momo. “As pessoas vão brincar o carnaval e acabam se deslocando para locais escuros, proporcionando ocasiões para os criminosos. Nós orientamos que esses foliões procurem andar em grupos e que se responsabilizem um para com o outro. Evitem andar com objetos de valores. Caso aconteça algum problema, seja tolerante e evite confusões desnecessárias”, disse.

♥ ABASTECIMENTO DE ÁGUA

Com o objetivo de garantir a regularidade dos sistemas de abastecimento de água e de esgotamento sanitário nas cidades litorâneas (Parnaíba, Luís Correia, Cajueiro da Praia e Ilha Grande), bem como em Floriano, Água Branca e José de Freitas e Barras, a Agespisa executou um plano de ações por meio da Operação Carnaval. Uma das principais medidas foi realizada em Parnaíba, com a manutenção preventiva nas subestações elétricas do sistema de captação de água bruta do Rio Igaraçu, um dos mananciais da Agespisa no litoral.

Segundo o engenheiro Moacyr Gayoso, superintendente operacional da Agespisa, outra medida da Operação Carnaval foi a limpeza da rede coletora de esgoto e da estação coletora, situadas na orla de Luís Correia. Além disso, a empresa instalou um grupo gerador no Poço de Visita (PV), que faz parte do sistema de esgoto da praia – Bar do 70.

Em Parnaíba, o conjunto de bombas de água tratada da Estação de Tratamento I foi recuperado. Esse sistema é responsável por bombear água para Luís Correia e praia do Coqueiro. Outra ação importante da Agespisa foi a aquisição de um conjunto reserva para a captação no sistema de bateria de poços de Cajueiro da Praia, onde está localizada uma das praias mais movimentadas do litoral piauiense, Barra Grande, povoado Barrinha.

A produção de água da Agespisa em Parnaíba é de 43,2 milhões de litros por dia.

Além disso, um plantão especial estará disponível para atendimento dos clientes e turistas. As solicitações e reclamações podem ser feitas pelo telefone 0800 086 8888, que funciona durante 24 horas, de segunda a segunda, inclusive nos feriados. A ligação é gratuita também de telefones celulares.

♥ PREVENÇÃO COM DSTs

A Coordenadoria da Juventude do Estado do Piauí (Cojuv) estará desenvolvendo ações do projeto Previne Aê Juventudes neste Carnaval nos municípios de Água Branca, Teresina, Miguel Alves, Luís Correia e Cajueiro da Praia. A ideia é fazer contatos com a juventude e, na oportunidade, falar sobre a importância de estar protegido e que proteger o outro contra doenças sexualmente transmissíveis (DSTs).

A primeira ação ocorre hoje (24/02) em Água Branca, nos blocos da cidade e nas festas de rua. No dia 25, será em Teresina, nos blocos Capote da Madrugada e Sanatório Geral. No dia 26, em Miguel Alves, no Carnaval de rua. E nos dias 27, 28 de fevereiro e 1º de março, haverá ações nas cidades de Parnaíba, Luís Correia, Cajueiro da Praia e na praia de Barrinha.

O projeto Previne Aê Juventudes foi criado e é coordenado pela Cojuv e tem como objetivo alertar os jovens sobre a importância da prevenção por meio do diálogo. Faz parte da campanha a conscientização sobre o uso e abuso de drogas lícitas e ilícitas, o assédio sexual a jovens mulheres, a imprudência no trânsito, o suicídio e as doenças sexualmente transmissíveis (DSTs).

……………………..
Fontes:
cidadeverde.com e CCom

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pin It on Pinterest