BARRA GRANDE


English_BGN

 

 

Com o menor trecho do litoral brasileiro (apenas 66 quilômetros de extensão), o Piauí tem praias de uma beleza sem fim. Dentre elas, destaca-se Barra Grande, no povoado do município de Cajueiro da Praia, localizado a 400 quilômetros da capital, Teresina.

O mar tem um azul indescritível, águas limpas e mornas. São poucas ondas e há um bom trecho raso em direção ao mar: a água chega à altura do quadril. O encantamento é instantâneo!

 

  

Na maré baixa, quando o mar regressa pra bem longe da praia, é possível caminhar na areia molhadinha por cerca de 3 quilômetros, mar adentro, e mergulhar nas piscinas naturais que vão se formando no local.

Sem dúvida, além dos adultos, Barra Grande é uma praia perfeita para crianças! Elas vão amar!

Pouco depois das 17h, começa um intenso movimento em direção à praia: é a hora do pôr do sol, um espetáculo de tirar o fôlego… Muitos ficam sentados à beira-mar apreciando o grande show que a natureza propicia…

No mês de agosto, é ainda mais bonito: o sol se põe “dentro do mar”, o céu adquire tons vermelho alaranjado onde as pipas coloridas se destacam… Simplesmente indescritível!

 

 

 

Barra Grande News Kite 7   

Junte, agora, os ventos constantes com um mar calmo: você tem aí as condições  perfeitas que fazem dessa praia um dos melhores lugares do mundo para a prática kitesurf.  Velejadores de várias nacionalidades se encontram em Barra Grande para a prática do esporte. O povoado já foi chamado de “meca do kitesurfe” e, definitivamente, teve seu nome cravado no mapa mundial desse esporte.

De  agosto a dezembro, a praia fica apinhada de kitesurfistas que vêm da Europa, sobretudo de países como Alemanha, França e Itália.

O local tem um formato de lua, o que contribui para segurança no esporte: como o vento sopra ao longo da costa (e não da terra para o mar), os iniciantes arriscam-se na prática do esporte sem medo, pois, na pior das hipóteses, o vento sempre vai levá-los para a costa e não mar adentro.

Não é à toa que muitos aproveitam Barra Grande para aprender esse esporte. E não faltam escolas para isso!

 

  Barra Grande News Kite 9

E quem fica na praia, só observando, delicia-se com o vaivém das pipas coloridas no céu e as piruetas no ar dos esportistas, que “voam”, ao mesmo tempo em que deslizam sobre as águas com uma prancha presa aos pés. Já imaginou?

   Barra Grande News Igreja

Barra Grande é mesmo um daqueles lugares especiais: um cenário paradisíaco onde a natureza é privilegiada e a intervenção do homem vem sendo feita de maneira bem charmosa. A arquitetura prima pelo uso de madeira e matérias-primas locais. No centro do povoado, há uma pracinha com uma igrejinha. O lugar é ideal para conhecer a rotina dos moradores, que se encontram lá durante a noite.

A rua principal é de areia e você pode caminhar livremente, inclusive à noite: a iluminação é bucólica e a tranquilidade reina soberana.

Assim é esse paraíso, mas com uma variedade de bares descolados, bons restaurantes e pousadas charmosas: tudo com arquitetura rústica, porém sofisticada. Pacato, simples, mas onde se respira uma brisa cosmopolita, sobretudo trazida por pessoas oriundas de diferentes partes do planeta: muitos forasteiros procuraram o local para relaxar e se divertir, mas, apaixonaram-se e decidiram ficar.


Clique aqui e veja o mais completo Guia de Barra Grande com Lojas, Bares, Restaurantes, Sorveterias, Pousadas, Beleza & Saúde, Escolas de Kite, Mercantís e muitos outros serviços.

 

 

 

Pin It on Pinterest