ATIVIDADES/ ACTIVITIES


English_BGN

 

 

Barra Grande é uma Área de Proteção Ambiental (APA) do Delta do Parnaíba, que visa proteger os ecossistemas costeiros, localizados nos estados do Maranhão, Piauí e Ceará.

Além da prática de esportes, a região possui uma trilha de ecoturismo, que é constituída de um conjunto de atividades realizadas pela comunidade e por condutores locais, de forma autossustentável, apoiada pelo IBAMA e de incentivo à educação ambiental.

Veja agora algumas atividades das quais você pode desfrutar:

CAMINHADAS

Barra Grande News Praia 4Fazer caminhadas pela praia é um programa imperdível nesse paraíso do litoral do Piauí, sobretudo de manhãzinha. Na maré baixa surge uma ponta de areia que adentra mais de 1 km no mar: perfeito para caminhar.

Mas, se você quiser, também tem a opção de andar pelas ruas de areia do vilarejo. Além de se exercitar, pode-se conhecer melhor a arquitetura local.

 

 


BANHO DE MAR

Barra Grande News Praia 10Muitos consideram que Barra Grande tem um dos melhores banhos de mar do Nordeste: as águas cristalinas de um bonito azul, muitas vezes mornas, e o mar calmo, com pequenas ondas, são extremamente convidativos para um bom banho. Não tem quem não saia energizado despois de alguns mergulhos.

Quando a maré começa a subir, surgem dezenas de piscinas naturais e algumas ilhas: simplesmente sensacional!

 


KITESURF

Barra Grande News Kite 2Ponto alto do vilarejo, a prática de Kitesurf é a maior pedida. Você pode levar o seu kite ou alugar um por lá.

Além disso, nas escolas de kite, pode-se aprender a velejar do zero ou aprimorar seus conhecimentos sobre o esporte, aperfeiçoando manobras. Detalhe: os cursos podem ser em português, inglês, francês, italiano ou espanhol.

É possível, também, fazer downwind, ou seja: viajar velejando de kite para cidades próximas.

 

Serviço: Kite Escola Paraiso
Rua José Soares Veras, 52 – 0
Site: www.kiteschoolbarragrande.com
Email: j.bosconeto@hotmail.com
Telefones: +55 86 3369.8053, +55 86 3322.3117 e +55 86 9962.9762


STAND UP PADDLE

stand upCom um mar tranquilo, de pé, em cima de um pranchão, remando, você já está praticando o stand up paddle, também conhecido como SUP.

Para os praticantes, o SUP vai muito além de uma prática esportiva: ele é um estilo de vida a ser seguido.

Em Barra Grande, você pode alugar pranchas de stand up paddle direto na praia. Lá também tem instrutores para quem é iniciante.

 


NOITADA – A rua principal, Pontal da Barra, é onde acontece o agito de noite e lá todo mundo se encontra, como citado em COMIDA/FOOD.

Muitos restaurantes têm música ao vivo para alegrar a noite e tornar a sua noite ainda mais agradável. E tem para todos os gostos: nos palcos, tanto artistas locais quanto estrangeiros que decidiram largar tudo e morar em Barra Grande.


PASSEIOS ESPECIAIS:

ROTA DO FRALDÃO (ou TRILHA DO CAVALO MARINHO)

passeio fraldão barra grande2 jornalista Ribamar AragãoÉ um tour idealizado pelos filhos de pescadores: vai pelo rio Camboa, um braço do rio Carumupim, com um barquinho movido a remo.

No trajeto é possível observar espécies do mangue: animais, moluscos e crustáceos, dentre eles o caranguejo Uça, e garças brancas e azuis, dentre outras aves e animais. Os guias sabem explicar bem sobre o local, inclusive a respeito dos diversos tipos de mangues e da variedade de caranguejos. Quando a água está clara, dá até para se ver peixes em alguns pontos.

 

 

ROTA DO FRALDÃO   passeio fraldão barra grande8 (1) jornalista Ribamar Aragão

Optando pelo passeio, os pescadores pegam você no hotel com uma carrocinha e seguem até o delta do Rio São Miguel. Inicia-se, então, o passeio de barco. A emoção está só começando…

À certa altura, todos podem sair do barco e “descer o rio” flutuando por cerca de meia hora, sem esforço, com o fraldão (um colete salva-vidas que é usado como se fosse uma fralda), apreciando a natureza local… O deslizar nas águas dos igarapés é uma experiência marcante, ideal para relaxar, descansar, divertir-se e renovar energias em meio à natureza típica dos manguezais, onde reina a paz com observação da natureza preservada, de maneira descontraída. O rio é bem raso e a temperatura é uma delícia… Adultos e crianças vão adorar!

40072827Depois, volta-se para o barco para ir até a ilha onde os cavalos-marinhos são encontrados em abundância. O guia leva um aquário, onde os cavalos-marinhos são colocados para que os viajantes possam observar com calma. Depois o bichinho é devolvido para a natureza, são e salvo. Esses delicados, desajeitados e coloridos bichinhos vivem em torno de uma ilha com vegetação de mangue.

O passeio só pode ser feito se agendado com antecedência, para que tenha a presença de um dos condutores da cooperativa da região, que foram capacitados para o manejo da atividade sem explorar ou interferir na fauna aquática.

Serviço: O agendamento é feito pela BARRATUR – Associação de Condutores de Turismo de Barra Grande
E-mail: markinhos-bg@hotmail.com


TRILHA DAS OSTRAS

Caminhada na praia durante a maré baixa com acesso ao Ponto da Camboa do Rio Camurupim. É feita por condutores /cultivadores locais, com explanação sobre a ilha e cultivo de ostra: há demonstração de como é retirada.

É uma experiência e tanto! No local teve o naufrágio de uma grande embarcação chamada ¨Itamar¨, hoje toda recoberta por vegetação do mangue. As ostras cultivadas são da espécie ¨Crassostrea rhizophorae¨ e ¨Crassostrea Barasilin¨.

O passeio finaliza com a degustação de ostras in natura. Quem gosta, tem que aproveitar: as ostras frescas têm ótimo preço. Dá até para adquirir uma quantidade e pedir que os responsáveis levem na pousada onde você estiver.

O passeio só pode ser feito se for agendado com antecedência, para que tenha a presença de um dos condutores da cooperativa da região, que foram capacitados para o manejo da atividade sem explorar ou interferir na fauna aquática.

Serviço: O agendamento é feito pela BARRATUR – Associação de Condutores de Turismo de Barra Grande
E-mail: markinhos-bg@hotmail.com


ILHA DAS GARÇAS

O passeio para conhecer a Ilha das Garças, uma pequena ilha fluvial do Rio Camurupim, localizada dentro da Área de Preservação Ambiental do Delta do Parnaíba, é realizado em uma canoa típica da região, movida a remos: o que é ideal para melhor apreciação da avifauna da região.

Pode-se ver lá vários tipos de garça: garça-azul, garça-branca-grande, garça-branca-pequena e garça real. Todas possuem hábitos diurnos e solitárias. Na época da reprodução, elas vivem em bandos e se recolhem nas copas de árvores altas no cair da tarde e à noite. Um espetáculo!

Além das garças, podem-se observar também outras aves como: Siricóia, Socó e Tomatião, dentre outros.  Ao final do passeio, há uma surpresa da comunidade local.

Serviço: O agendamento é feito pela BARRATUR – Associação de Condutores de Turismo de Barra Grande
E-mail: markinhos-bg@hotmail.com


PROJETO PEIXE-BOI

Peixe-boiDesde 1996, o município de Cajueiro da Praia abriga um projeto que é um exemplo para o mundo em termos de preservação da espécie.

O Projeto Peixe-Boi Marinho é executado pelo Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama) em cogestão com a Fundação Mamíferos Aquáticos e patrocínio oficial da Petrobras, parceria com a prefeitura e apoio da comunidade local. Só lembrando: o Peixe-Boi está na lista dos mais ameaçados de extinção no mundo.

 

DSC01298Os pesquisadores do projeto realizam, principalmente, o monitoramento dos animais a partir de um observatório fixo nas águas do Rio Timonha, situado na divisa dos estados do Piauí e Ceará. É o único no planeta em mar aberto! Outro marco: Cajueiro da Praia é o primeiro município brasileiro a conceder o título de patrimônio natural ao peixe-boi-marinho e, em 2005, conseguiu registrar o nascimento de um filhote da espécie. Não à toa, o mamífero é o símbolo do lugar.

Sem predadores naturais e com abundância do capim agulha (base da alimentação), o peixe-boi encontra no litoral piauiense um ambiente ideal para procriar e viver. Bom demais!

Na sede do Centro de Mamíferos Marinhos de Cajueiro da Praia, há uma instalação seguindo as diretrizes da arquitetura regional e sustentável. O projeto conta ainda com um pequeno museu e funcionários interessados em dividir as experiências com os turistas.

Três vezes por semana, uma equipe de biólogos vai até a plataforma fixada em alto-mar, onde os peixes-boi podem ser observados em seu habitat natural. Como o Projeto abre espaço no barco para turista, é possível realizar um passeio no horário mais propício para observar os peixe-bois: entre 6h e 9h da manhã.

Em Cajueiro da Praia, também é possível encontrar golfinhos, cavalo-marinho e tartarugas-marinhas.

Serviço:

De Barra Grande à Cajueiro da Praia é possível ir de carro, van ou moto-taxi. Chegando na sede do município, siga até a praça da Igreja Principal. A sede do projeto fica em direção à praia do Cajueiro, na encosta.


CAJUEIRO REI

Cajueiro ReiConsiderado o maior cajueiro do mundo (sim, ele desbancou o cajueiro de Natal-RN!), o Cajueiro Rei, localizado no município de Cajueiro da Praia, é uma gigante obra de ação da natureza, chamada de multiplicação por alporquia: um fenômeno natural que ocorre quando os galhos tocam o chão, são recobertos pela terra úmida e passam a ganhar raízes próprias. Importante ressaltar que, quando um galho brota, o tronco é reforçado, continua se ramificando e recomeça o processo. Assim, ao tempo em que aumenta a captação de luz solar, água e nutrientes do solo, o cajueiro vai se expandindo, mas mantendo-se uma árvore única.

Curiosidade: estima-se que o Cajueiro Rei tenha mais de 200 anos de idade e ocupe uma área de aproximadamente 8.810 m². Além da idade e tamanho, o Cajueiro se destaca por ser uma árvore nascida de uma única castanha.

Serviço:

De Barra Grande à Cajueiro da Praia é possível ir de carro, van ou moto-taxi. Em Cajueiro da Praia, siga até a praça da Igreja. Vire à direita e siga em frente até a placa indicativa da praia do Itam (estrada de piçarra à esquerda). O Cajueiro Rei fica do seu lado esquerdo na estrada de piçarra.

Também é possível chegar a pé a partir da praia principal de Cajueiro da Praia. Siga pela Trilha do Barbaço, contornando pela praia, se estiver na maré baixa. Chegando no Itam, entre em direção ao povoado, o cajueiro estará próximo à estrada a sua direita. Se a maré estiver alta, siga o trajeto indicado para o carro.

IMPORTANTE: Existe a opção de fazer uma trilha incluindo vários pontos turísticos de Cajueiro da Praia.

Contato:
+ 55 86 98153-6622 (Gabi) e + 55 86 98175-4032
E-mail: gabriela.ufpi@hotmail.com

trilha_ces_cajueiro_da_praia_banner


Clique aqui e veja o mais completo Guia de Barra Grande com Lojas, Bares, Restaurantes, Sorveterias, Pousadas, Beleza & Saúde, Escolas de Kite, Mercantís e muitos outros serviços.

 

 

 

Pin It on Pinterest